quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO 2 BIMESTRE

ESCOLA _______________________________________________________

(Nome da Professora):

3° ano de escolaridade

Planejamento 2° Bimestre

Português

1.1 – Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.

1.2 – Conhecer os usos e funções sociais da escrita.

1.3 – Conhecer os usos da escrita na cultura escolar.

1.4 – Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.

1.4.1 – Desenvolver capacidades específicas para escrever.

Conteúdos:

● Compreensão de ações, valores, procedimentos e instrumentos que constituem o mundo letrado.

● Características dos gêneros textuais (elementos comuns em todos os mesmos gêneros).

● Formação de gêneros textuais diversos.

● Apresentação, exploração e utilização dos suportes e instrumentos escolares de escrita e suas características materiais.

● Habilidades cognitivas (conhecimento) e motoras.

Atividades:

● Trabalhar sistematicamente identificando a característica de formatação e linguagem de cada/gênero, considerando sua finalidade e o destinatário.

● O que é comum em todos os textos do mesmo gênero independentemente de sua finalidade e destinatário e as causas dessas diferenças.

● Comparação de gêneros textuais diversos para a compreensão de suas funções, suportes e características, conhecimento e classificação, pelo formato de diversos suportes da escrita, tais como: livros, jornais, folhetos.

● Identificação das finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes.

● Conhecer (para o que serve e como são usados) os objetos de escrita no cotidiano da escola.

● Nos livros e nos cadernos, como se faz a sequência do texto nas páginas (frente e verso, página da esquerda e página da direita, numeração).

● Como se dispõe o escrito na página (margens, parágrafos, espaçamento entre as partes, títulos, cabeçalhos).

● Como se sabe o nome de um livro e quem o escreveu? Qual a sua editora e a sua data de publicação?

● Como se faz para localizar, no livro didático ou no livro de histórias, uma informação desejada?

● Como se consulta o índice e o sumário?

● Traço correto das letras.

● Organização do texto no papel.

Eixo:

2 – Apropriação do Sistema de escrita.

Capacidades:

2.1 – Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas.

2.2 – Dominar convenções gráficas.

2.2.1 – Compreender a orientação e o alinhamento da escrita.

2.2.2 – Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação final da frase.

2.3 – Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.

2.4 – Conhecer o alfabeto.

2.4.2 – Conhecer e utilizar tipos de letra (de fôrma e cursiva).

2.5 – Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.

2.6 – Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

Conteúdos:

● Identificação e verificação entre alfabética e outras formas gráficas: letras e desenhos, letras e rabiscos, letras e símbolos gráficos (asteriscos, sinais matemáticos, sinas de trânsito, etc).

● Orientação e alinhamento da escrita.

● Delimitação de palavras (espaços em branco) e frases (pontuação).

● Regras de alinhamento e direção da escrita: de cima para baixo e da esquerda para a direita.

● Consciência: texto, palavra, sílaba e letras como unidade sonora.

● Identificação de fonema/grafema em conjunto de palavras.

● Composição de palavras a partir de sílabas.

● Alfabeto (identificação das letras e reconhecimento da ordem alfabética).

● Domínio das regularidades e irregularidades ortográficas.

Atividades:

● Diferenciar letras de números e de outros símbolos.

● Distinção em um texto o que é letra, número e símbolo, desenho, rabisco, sinais de pontuação, acentuação.

● Leitura em voz alta, apontando cada palavra lida, os espaços entre as palavras e os sinais de pontuação das frases.

● Trabalho com textos fatiados em parágrafos, frases, palavras.

● Identificação, ao ouvir uma palavra, do número de sílabas (consciência silábica).

Eixo:

Capacidades:

3.1 – Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.

3.2 – Saber decodificar palavras e textos escritos.

3.3 – Saber ler reconhecendo globalmente as palavras.

3.4 – Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência.

3.4.1 – Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer referências), ampliando a compreensão.

Conteúdo:

● Leitura como hábito prazeroso e necessário.

● Conhecimento e utilização de espaço de leituras.

● Relação entre grafemas (letra) e fonemas (som).

● Produção de inferência.

● Compreensão global.

● Recursos expressivos e literários (rimas, linguagem figurada e jogos de palavras).

● Inferência.

● Estabelecimento de relações entre informações intertextualizadas.

Atividades:

● Manuseio de livros e outros impressos.

● Levantar e confirmar hipótese.

● Identificar o princípio, meio e fim do texto lido.

● Identificar quem está com a palavra no texto.

● Identificar tipos de linguagem (gírias, linguagem coloquial e linguagem formal).

● O tempo onde o texto se desenrola.

● Identificar tipos de linguagem (gírias, linguagem coloquial e formal).

● Ir além do que está dito, ler nas entrelinhas.

● Utilizar conhecimento prévio.

● Identificar e compreender palavras em destaque, formatos gráficos (caixa alta, aspas, negrito, etc.) e ilustrações.

Capacidades:

4.1 – Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.

4.2 – Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.

4.3 – Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos.

4.3.1 – Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade.

Conteúdos:

● Reconhecimento da utilização da escrita na vida individuais e coletiva.

● Discussão e reconhecimento sobre finalidade/função de textos e diferentes gêneros.

● Considerações das condições de produção – para quem escrever, para que escrever, onde o texto vai circular.

● Exploração das características físicas e estruturais de gêneros mais comuns: aviso, cartão, bilhete, carta, convite, propaganda, etc.

Atividades:

● Leitura em voz alta de histórias, notícias, propaganda, avisos, bilhetes para os pais.

● Criação de situações em que os alunos possam observar o valor, o uso e a função da escrita na sociedade.

● Produção coletiva.

● Recriação de histórias lidas.

● Construção de textos: convites, cartazes, reportagens, relatórios, etc.

Eixo:

5 – Desenvolvimento da oralidade.

Capacidades:

5.1 – Participar das interações cotidianas em sala de aula.

5.2 – Respeitar a diversidade das formas de expressão oral.

5.3 – Planejar a fala em situações formais.

5.3.1 – Realizar com pertinência a tarefas cujo desenvolvimento depende de escrita atenta e compreensão.

Conteúdo:

● Formas de participação adequadas para os espaços sociais públicos.

● Participação em sala de aula.

● Regras de convivência.

● Respeito mútuo.

● Ouvir com atenção e compreensão.

Atividades:

● Elaborar, junto com os colegas, regras de convivência e interações orais (falar um de cada vez, esperar a vez de falar, etc.).

● Criar com a turma, o hábito de ouvir quem fala com atenção.

● Incentivar os alunos a dar respostas.

● Ler textos diversos (gincana, hora cívica, etc.).

Fontes Bibliográficas

● Livro didático

● Matriz curricular

● Caderno do Ceale

● Guia do Alfabetizador

Matemática

Eixos: 1 – Espaço e forma

Capacidades:

1.6 – Identificar, descrever e comparar padrões (blocos lógicos) usando uma grande variedade de atributos como tamanho, forma, espessura e cor.

1.7 – Identificar triângulos e quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, losango), observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).

1.8 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras planas (triângulo, quadrilátero e pentágono), de acordo com o número de lados.

Conteúdos:

● Dimensionamento de espaços – relação de tamanho e forma.

● Formas geométricas presentes no cotidiano (escola, objetos, natureza, etc.).

● Construção e representação de formas geométricas.

● Figuras planas: quadrado, triângulo e retângulo.

● Triângulos e quadriláteros no Trangran.

● Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas espaciais e planas.

● Composição e análise de figuras em malhas quadriculadas e sua relação com a medida de perímetro.

● Caracterização dos elementos das figuras espaciais: superfícies, bases, construções.

● Número de faces, vértices e arestas.

Atividades:

● Livro didático – Porta Aberta – Unidade 3

● Atividades complementares.

Eixo: 2 – Grandezas e medidas

Capacidades:

2.2 – Conhecer e utilizar em situações-problema, modelos concretos e pictóricos, as unidades usuais de medida: tempo, sistema monetário, comprimento, massa, capacidade e temperatura.

2.3 – Usar horários, calendários e calcular o tempo decorrido em intervalos de hora para solucionar problemas do cotidiano.

2.4 – Estimar e medir o decorrer do tempo usando “antes ou depois”, “ontem, hoje ou amanhã”, “manhã, tarde ou noite”, “hora ou meia hora”.

Conteúdo:

● Medidas de capacidades: litro, meio litro e mililitro.

● Medidas de massa: quilograma, grama, tonelada.

● Uso de balanças.

● Medidas de tempo: segundos, minutos, horas, dia ou noite, manhã, tarde ou noite, hora ou meia hora.

● Instrumentos de medidas de tempo: rotina, relógio.

● Tempo: horas.

Atividades:

● Livro didático – Unidade 1-4

● Atividades complementares

Eixos: 3 – Números e operações – Álgebra e funções.

Capacidades:

3.4 – Reconhecer números naturais e decimais em diversas situações (jornais, filmes, comércio, etc.).

3.5 – Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.

Conteúdos:

● Números no dia-a-dia.

● Sistema de numeração decimal.

● Registro, leitura e escrita numérica de quantidades até 1000.

● Contar até 100 ou mais de 2 em 2, de 3 em 3, de 5 em 5, de 10 em 10, de 25 em 25, de 50 em 50 e de 100 em 100.

● Agrupamentos e desagrupamentos até 100.

● Valor posicional dos números.

● Composição e decomposição de números por parcelas, fatores, ordens e classes.

● Agrupamento na base 10.

● Número par e ímpar.

● Números ordinais: função, leitura e representação.

● Representação escrita por extenso dos numerais.

● Séries numéricas em ordem crescente e decrescente.

Atividades:

● Livro didático – Porta Aberta – Unidades 4 – 5.

● Atividades complementares.

Eixo: 4 – Tratamento da informação

Capacidades:

4.4 – Transformar listas e tabelas em gráficos pictóricos, de barra ou colunas e vice-versa.

4.5 – Reconhecer possíveis formas de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias pessoais, envolvendo probabilidade.

Conteúdos:

● Construção de gráficos pictóricos, de barra ou de colunas.

● Situações problemas simples, envolvendo ideias de possibilidades e probabilidades.

Atividades:

● Livro didático – Unidade I

● Atividades complementares.

Geografia

Eixo 1 – Eu e o espaço de vivência e convivência.

Capacidades:

1.4 – Reconhecer os limites do próprio corpo no espaço de convivência com o grupo social e com a família.

1.5 – Reconhecer a linguagem cartográfica como fonte de informação e representação do espaço geográfico.

Conteúdos:

● Direitos e deveres para a convivência no espaço social.

● Mapeamento e desenho do corpo considerando as características físicas comuns e do ambiente social, considerando a distribuição dos objetos no espaço geográfico, e dos caminhos e espaços de vivência e convivência.

Atividades:

● Reconhecimento que o aluno deve ter dos limites do corpo.

● Elaboração e leitura de gráficos, tabelas, escalas, mapas de trajetos e suas legendas entre outros.

● Livro didático – Porta Aberta

● Atividades complementares

Eixo: 2 – A escola, suas representações e sua importância na vida das pessoas.

Capacidades:

2.5 – Reconhecer o entorno da escola e a paisagem.

2.6 – Reconhecer o conceito de distância entre dois ou mais lugares.

2.7 – Reconhecer a linguagem cartográfica como instrumento de representação dos espaços da escola.

Conteúdos:

● O entrono da escola: paisagem, meio ambiente.

● Trajetos: de casa para a escola, da escola para casa.

● Croqui, planta, tabelas e gráficos de representação do espaço e dos ambientes.

Atividades:

● Livro didático – Porta Aberta – Unidades 2 e 3.

Eixo: 3 – O ambiente em que vivemos: casa, rua, bairro, município: suas representações para a vida em sociedade.

Capacidades:

3.3 – Compreender a rua como local de trânsito das pessoas da comunidade e de veículos.

3.4 – Reconhecer o bairro, percebendo-se como integrante das relações sociais que se formam entre os indivíduos da comunidade.

Conteúdos:

● Sinalização e trânsito em minha rua.

● Minha rua no bairro.

● O bairro onde moro.

● O transporte que atende o meu bairro.

● O trânsito em meu bairro.

Atividades:

● Livro didático de história – Unidades 4 e 5.

● Atividades complementares

Eixo: 4 – A natureza e sua dinâmica: paisagem natural e meio ambiente.

Capacidades:

4.1 – Identificar as características do ambiente e da paisagem em outros lugares, fazendo comparações.

4.2 – Reconhecer a linguagem cartográfica como representação do espaço natural.

Conteúdos:

● Espaço rural e espaço urbano: diferenças de paisagens.

● Paisagem do município, sua localização no estado e no país.

● Meio ambiente em meu município.

● Elaboração de mapas e tabelas para representar paisagem e a sua relação com o meio.

Atividades:

● Atividades complementares

● Livro didático – Porta Aberta – História – Unidade 3

Eixo: 5 – Linguagem cartográfica e escalas.

Capacidades:

5.1 – Compreender o conceito de escala, a partir da representação de plantas e mapas em tamanho reduzido.

5.2 – Construir e compreender itinerários.

5.3 – Comparar dados e informações.

Conteúdos:

● Representar lugares através da linguagem cartográfica.

● Construir caminho de um lugar para o outro.

● Analisar dados, comparando informações, buscando soluções.

Atividades:

● Noção de proporção (escalas).

● Saber construir e compreender trajetos entre dois ou mais pontos ou lugares distintos.

● Atividades complementares.

Ciências

Eixo: 6 – Ambiente e vida

Capacidades:

6.1 – Reconhecer as relações de interdependência entre os seres vivos (animais, plantas e seres humanos).

6.2 – Compreender que os animais são seres vivos.

6.3 – Identificar animais invertebrados e vertebrados.

6.4 – Reconhecer que os vegetais fabricam seu próprio alimento.

6.5 – Observar e comparar os diferentes tipos de solos.

Conteúdos:

● Seres vivos.

_ Mundo animal.

_ Características.

- Alimentação.

_ Locomoção.

_ Classificação (vertebrados – invertebrados).

_ Ciclo de vida (de aves, mamíferos, repteis, peixes, anfíbios).

_ Habitat.

● Seres vivos.

_ Mundo vegetal.

_ Características.

_ Partes das plantas (raiz, caule, folha, flor, fruto e frutos).

_ Ciclo da vida.

_ Utilidades.

_ Produção do próprio alimento.

Recursos naturais:

● O solo

_ Elementos que forma o solo.

_ Utilidades.

_ Tipos de solo.

_ Práticas, conservação do solo: irrigação, drenagem, reflorestamento, curva de nível, etc.

Atividades:

● Livro didático – Porta Aberta – Unidades 3 – 4 – 7 – 8.

● Atividades complementares.

Eixo: 7 – Ser humano e saúde.

Capacidades:

7.1 – Reconhecer a importância de uma alimentação saudável como fonte de energia e materiais para o crescimento e manutenção do corpo saudável e valorizar hábitos de alimentação.

7.2 – Valorizar o próprio corpo com atenção para o bem estra físico e social.

Conteúdos:

● Alimentação

_ Características de uma alimentação saudável.

_ Alimentos naturais e industrializados.

_ Alimentos de origem animal, vegetal e mineral.

_ Hábitos de higiene pessoal: lavar as mãos, escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar banho, comer frutas e verduras lavadas.

Atividades:

● Conscientização da necessidade de hábitos saudáveis.

● Atividades complementares.

Eixo: 7 – Recursos tecnológicos

Capacidades:

7.1 – Identificar os recursos tecnológicos utilizados no tratamento da água e do cultivo do solo.

7.2 – Reconhecer que é possível utilizar a energia encontrada na natureza.

Conteúdos:

● Agricultura

_ Contribuições da tecnologia para maior produtividade nas lavouras.

● Transporte/trânsito

_ Tecnologia aplicada no trânsito: semáforo ou sinaleiros.

● Água

_ Recursos tecnológicos utilizados no tratamento da água.

História

Eixo: 8 – Autoconhecimento

Capacidades:

8.1 – Conhecer as diferentes realidades sociais e étnico-culturais, reconhecendo a si mesmo como parte de um grupo.

8.2 – Identificar e relacionar o modo de vida de cada um ao de outros grupos sociais, em suas manifestações culturais e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças.

Conteúdos:

● As diferentes realidades sociais.

● Diversidade e miscigenação.

● As famílias brasileiras. De onde vieram nossos costumes.

● Origem e características dos diversos grupos sociais.

Atividades:

Relacionar as diferenças e as semelhanças existentes nos grupos sociais e suas manifestações através de brincadeiras, jogos, costumes, crenças, etc.

Eixo: 9 – O aluno e suas relações sociais na família, escola e outros grupos sociais.

Capacidades:

9.1 – Valorizar e reconhecer a importância da família na formação e desenvolvimento pessoal dos indivíduos.

9.2 – Identificar as pessoas que fazem parte da família com a qual mora e outras formas de organização familiar.

Conteúdos:

● Como se formou e vive sua família.

● Cada família tem sua história: origens, costumes e cultura.

● Histórias de família.

● As famílias ao longo do tempo.

Atividades:

● Livro didático – Porta Aberta – Unidade 2

Eixo: 10 – Conhecendo a moradia e valorizando o trabalho.

Capacidades:

10.1 – Conhecer a história da rua e do bairro onde mora, identificando os pontos de referências existentes.

10.2 – Reconhecer os modos de viver dos grupos sociais presentes no bairro.

Conteúdos:

● A rua onde moro.

● A origem dos nomes das ruas.

● A rua e o bairro: espaços de convivência.

● As ruas de ontem e as ruas de hoje.

● O bairro e a comunidade.

● As transformações do bairro.

Atividades:

● Livro didático – Porta Aberta – Unidade 4.

● Atividades complementares.

Eixo: 11 – Temporalidade histórica.

Capacidades:

11.1 – Conhecer as várias formas de contagem de tempo.

11.2 – Explorar as características do calendário ocidental utilizado na atualidade.

Conteúdos:

● A linha de tempo.

● Minha história ao longo do tempo.

● Instrumento de medida do tempo.

Atividades:

● Conhecer os instrumentos criados e utilizados para medição do tempo no passado e sua evolução até a atualidade – história do relógio, diferentes modelos, diferentes formas de registros das horas.

● Conhecer a forma mais usual de medir o tempo (dia/semana/mês/ano) e iniciar conceito como passado/presente/ontem/hoje/amanhã.

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