segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Atividades 5 ano - Textos e interpretações

Um fim de  semana sem te ver - Manu Gavassi  Eu já sabia que isso ia acontecer O tempo passa, eu fico mal É ilusão achar que tudo está igual Você, apareceu pra mim Não posso evitar, me sentir assim Como é que eu faço pra escapar Dessa vontade que eu tenho de falar Toda hora com você Faço planos impossíveis pra te ver Mas pra mim são tão reais O que aconteceu eu nem me lembro mais Eu poderia escrever mil canções só pra você Poderia te falar meus motivos pra gostar tanto de você Me diz quando a gente vai se ver Pra eu poder te abraçar E tentar te explicar a falta que você me faz Eu não aguento mais ficar tão longe de você! Você me diz que não tá bem Que não para de pensar em mim também Agora antes de dormir Por um segundo, eu consigo até sorrir Por que essa complicação? Distância é o fim pra quem tem coração! Será que eu devo te dizer Que eu quase choro, quando falam de você? Mas eu consigo segurar Pra ter certeza que ninguém vai reparar Que eu tô cada vez pior E a saudade em mim é cada vez maior E eu nem sei se algum dia eu já me senti assim Eu nem me lembro de querer alguém Como eu quero você pra mim E é por isso que eu vou te dizer? Eu poderia escrever mil canções só pra você... Interpretando... 1. Qual é o tema dessa música? _______________________________________________________________________ 2.  Por quem essa música foi escrita? ___________________________________________________________________ 3.  Quais sentimentos são expressos nessa música? ______________________________________________________ 4. Explique com suas palavras a expressão: “Distância é o fim pra quem tem coração”. _______________________________________________________________________________________________ 5.releia o texto e retire dele:  a) 4 palavras monossílabas:  ____________________________________________________________________________ b) 4 palavras dissílabas: _________________________________________________________________________________ c) 4 palavras trissílabas: _________________________________________________________________________________ d)  4 palavras polissílabas: _______________________________________________________________________________ 6. Escreva o antônimo das seguintes palavras: mal - _________________________________________ igual -_________________________________________ apareceu -____________________________________ falar -__________________________________________ impossíveis -____________________________________ reais -___________________________________________ lembro -_________________________________________ esqueço -  _______________________________________ Verificação de aprendizagem de Português Aluno (a): ____________________________________________________________________________________________ Escola: _______________________________________________________________________________________________ Professora: ___________________________________________________________________________________________ O galo que logrou a raposa Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “...Deixa estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta: -Amigo, venho contar uma grande novidade: Acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor. -Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização. Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo: - Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo. E rapou-se. Com esperteza, esperteza e meia. 1. Na frase: “ E rapou-se”. Entende-se que o personagem: a) Foi embora devagar. b) Saiu correndo. c) Raspou a mesa. d) Sentou-se.  2. O tema do texto é: a) O galo que recebeu a raposa. b) O galo que logrou a raposa. c) O galo que casou com a raposa. d) O galo que bicou a raposa.  3. Para fugir da raposa, o galo foi empoleirar-se: a) Em um galho quebrado. b) Em um tronco. c) Em uma árvore. d) Em uma parreira. 4. Por que a raposa resolveu desistir da confraternização com o galo? a) A raposa ficou com medo do galo. b) A raposa lembrou que tinha outro compromisso. c) A raposa tem medo de cachorros d) A raposa ficou com raiva do galo.  5. Um velho galo matreiro. A palavra grifada significa: a) Malvado. b) Atrevido. c) Asqueroso. d) Astuto. 6. A opinião do autor desse texto a respeito da raposa é que ela é: a) Um animal dorminhoco. b) Um animal preguiçoso. c) Um animal lento. d) Um animal esperto.  7. Qual é o gênero textual apresentado? a) Fábula. b) Receita. c) Carta. d) Convite.  8. Qual a finalidade desse texto? a) Dar uma ideia. b) Dar os parabéns. c) Dar uma lição de moral. d) Dar uma informação.  9. De acordo com a imagem, o galo demonstra: a) Acreditar na proposta da raposa. b) Não acreditar na proposta da raposa. c) Que ele já estava lá quando a raposa apareceu. d) Que ele vai descer para abraçá-la. 10. De que modo a raposa desabafou-se diante da atitude do galo em recebê-la de cima da árvore? a) Animadamente. b) Tristemente. c) Alegremente. d) Apressadamente.  11. Qual foi o motivo pelo qual o galo recebeu a raposa, empoleirado? a) Para ficar mais imponente. b) Para se sentir seguro. c) Para cantar mais alto. d) Para bicar os frutos da árvore.  12. No trecho “...para que eles também tomem parte na confraternização.” ,a palavra grifada se refere a: a) Cães. b) Raposa. c) Galo. d) Lobo. 13. O que deu origem aos fatos narrados nesse texto? a) A esperteza da raposa. b) A esperteza do galo. c) A esperteza na floresta. d) A esperteza do galo e da raposa. 14. No texto, o traço de humor está no fato de: a) A subida do galo na árvore. b) A chegada dos cães. c) A raposa desculpar-se fingindo tristeza. d) A novidade contada pela raposa. 15. No trecho “...Deixe estar, seu malandro, que já te curo!...”, as aspas tem efeito de: a) Marcar a fala de alguém. b) Marcar que alguém está desapontado. c) Marcar que alguém quer falar. d) Marcar um diálogo. 16. O texto é narrado por quem? a) Pelo galo. b) Pela raposa. c) Pela raposa e o galo. d) Pelo narrador. Eu me rendo aos seus encantos. Sabe por quê? Porque eu amo muito você! A Bruxa e a Fada  Há algum tempo atrás, em um reino distante atrás de grandes montanhas, uma bruxa muito má chamada Fredeburga convivia com uma fada muito boa, chamada Alegria.   A rainha das bruxas estava cansada de Fredeburga e vivia a lhe chamar a atenção com seu trabalho, já que o povoado do reino nunca tinha maldades. Todos eram felizes e ninguém tinha medo das bruxarias de Fredeburga.  Cansada de tanto levar bronca, Fredeburga decidiu fazer uma maldade muito grande, que destruiria a Alegria para sempre.   Para isso, deveria usar todos os seus poderes. À noite, enquanto girava sua varinha mágica e pensamentos diabólicos lhe passavam pela cabeça, teve uma ideia muito original: transformaria a Alegria em uma bruxa e esta a ajudaria a espalhar maldade pelo reino.           No dia seguinte, quando a fada estava distraída, a transformou em uma bruxa pavorosa, seu cabelo ficou encaracolado e sujo, sua roupa ficou escura e cheia de pó, suas unhas cresceram dez centímetros , seu nariz cresceu vinte centímetros e de sua garganta saía uma risada horrenda.           Contentíssima, Fredeburga foi até o castelo da bruxa rainha para contar-lhe o que havia feito. Ao entrar, encontrou a rainha com seus ajudantes: magos, cobras, sapos, serpentes e lobos. Ela ficou surpresa por estarem todos ali e ao chegar mais perto, ficou atônita: todos estavam observando Alegria pela Internet e, apesar de sua nova aparência, continuava a praticar a bondade pelo reino.           Fredeburga ficou desconcertada e desesperada ao ver a fúria da rainha das bruxas e se deu conta de que havia perdido sua luta contra o bem. Ela se jogou ao chão e derramou lágrimas esverdeadas, enquanto escutava uma bruxa muito má lhe dizer:           - Fredeburga, você fracassou porque ignorou algo muito importante: todos podemos mudar nosso aspecto, a cor da pele, do cabelo, a forma do corpo e a voz, mas se há bondade no interior de nossos corações, ninguém pode tirá-la, portanto iremos quebrar seu feitiço e Alegria voltará a ser como era. Você será condenada a viver neste castelo lúgubre até o fim de seus tempos.           Dito isso, a bruxa rainha foi até o bosque com seus ajudantes e Fredeburga pôde ver pela internet que Alegria tinha voltado a ser como era e parecia estar ainda mais radiante e bela.           As bruxas não tentaram invadir novamente o reino de Alegria com suas maldades, pois o amor e a bondade tinham triunfado sobre o mal. Foi assim que aconteceu e assim o será para sempre. ( Poncho Aquino) Compreendendo o Texto Leia as respostas e escreva uma possível pergunta para cada uma delas: _______________________________________________________________________________________________ R- A Bruxa Fredeburga e a Fada Alegria. _______________________________________________________________________________________________ R- Porque Fredeburga não estava fazendo seu trabalho direito. ________________________________________________________________________________________________ R- Transformar a fada em uma bruxa má. ________________________________________________________________________________________________ R- Porque Fredeburga se esqueceu de que as pessoas podem mudar seu aspecto físico, mas não seus sentimentos. _________________________________________________________________________________________________ R- Deveria viver no castelo até o fim de seus dias. _________________________________________________________________________________________________ R- Foi transformada novamente em Fada Alegria e nenhuma outra bruxa ousou invadir seu reino com maldades. Canção Da América - Milton Nascimento Amigo é coisa para se guardar Debaixo de sete chaves Dentro do coração Assim falava a canção que na América ouvi Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir Mas quem ficou, no pensamento voou Com seu canto que o outro lembrou E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrança que o outro cantou Amigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distância digam "não" Mesmo esquecendo a canção O que importa é ouvir A voz que vem do coração Pois seja o que vier, venha o que vier Qualquer dia, amigo, eu volto A te encontrar Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar. Trabalhando as palavras do texto: *Lembrança quer dizer: ( ) Presente  -  ( ) Recordação *Substitua pelo significado correto na frase: a) Guardo na lembrança a sua imagem. ______________________________________________________________________________________________________ b) Trouxe uma lembrança para você. _____________________________________________________________________________________________________ 2. Reescreva as frases usando os antônimos das palavras em destaque: a) Ele se lembrou do amigo. ______________________________________________________________________________________________________ b) Deixo o disco dentro da gaveta. ______________________________________________________________________________________________________ c) Durante o dia eu fico em casa. _______________________________________________________________________________________________________ d) Chorei quando ele partiu. _______________________________________________________________________________________________________ 3. “Canção a América” é uma poesia. Cada linha da poesia chama-se verso. Cada conjunto de versos é uma estrofe. a) Quantos versos tem a poesia? _________ b) Quantas estrofes tem a poesia? _______  4- Procure no texto palavras que rimem com: Jeito _______________________     Criança _____________________________ 5- Trabalhando as ideias do texto: a) Qual é a mensagem que os autores querem transmitir com essa canção? ________________________________________________________________________________________________________ b) Explique com suas palavras a expressão grifada: “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito.” ________________________________________________________________________________________________________ Destaque a alternativa que explica cada frase: “Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves” a) Amigo é pra se guardar dentro de um cofre. b) Amigo é pra se guardar e se cuidar com carinho. c) Amigo é pra se trancar no coração. “ Mas quem ficou, no pensamento voou E quem voou, no pensamento ficou” a) Depois que se separam, os amigos se esquecem. b) Depois que se separam, os amigos procuram outros amigos. c) Depois que se separam, os amigos não se esquecem, pois estão sempre no pensamento um do outro. 8- dê respostas pessoais. a) Você sente necessidade de ter amigos? Por quê? _______________________________________________________________________________________________________ b) Como é que agem os verdadeiros amigos? ________________________________________________________________________________________________________ c) Você já se separou de algum amigo? Como se sentiu? ________________________________________________________________________________________________________ d) É fácil encontrar um verdadeiro amigo? Por quê? ________________________________________________________________________________________________________ Eu estou amando trabalhar com você! Os três lobinhos e o porco mau [...] No dia seguinte, o porco mau veio andando pela estrada e chegou fazendo um grande barulho. Bateu na porta e disse: _ Lobinhos, abram a porta senão eu vou soprar e derrubar sua casa! Ele soprou, soprou e a casa não desabou. _ Vou entrar pela janela que está aberta! Disse o porco mau. Enquanto o porco mau tentava entrar pela janela, os lobinhos tiveram uma grande ideia: pegaram uma bacia e colocaram o resto de cimento que tinha sobrado da construção da casa. Quando o porco pulou pela janela, caiu dentro da bacia e ficou paralisado. Os lobinhos o fizeram prometer que nunca mais iria comer nenhum animal do bosque. Então o porco disse: _ Eu prometo que nunca mais vou atormentar nenhum animal deste bosque! Agora me ajudem a tirar todo esse cimento dos meus pés, por favor! Os lobinhos ajudaram o porco que até hoje cumpre com o que prometeu! Rayssa  e Tatiele – 10 anos - 5º ano A – 2012 1. Esse texto é: (A) Uma poesia      (B) Uma reportagem      (C) Uma paródia      (D) Um conto de fadas 2. Por que o travessão foi usado nesse texto? ______________________________________________________________________________________________________ 3. “Vou entrar pela janela que está aberta!” O antônimo da palavra em destaque é: (A) Fechada              (B) Quebrada               (C) Com fenda             (D) Encostada 4. “Os lobinhos ajudaram o porco que até hoje cumpre com o que prometeu!” Essa frase está no tempo:  (A) Pretérito                                         (B) Presente                                              (C) Futuro 5. O antônimo de MAU é ________________________ 6. O antônimo de MAL é ________________________ Como assustei o meu bicho-papão Em uma bela noite, Evillyn estava se preparando para dormir, deitou na cama e apagou a luz. De repente um bicho-papão apareceu, deu um baita susto nela e foi embora. No outro dia ela fez uma armadilha para o bicho-papão, mas... Coitadinho! Ele estava com o dedo quebrado. Quando ele chegou, escorregou em um carrinho e foi parar na cabeceira da cama de Evillyn, ela jogou um balde de água quente nele. Agora, além de levar um tombo e estar com o dedo quebrado, ainda ficou todo queimado. Logo depois Evillyn escutou um choro e foi chegando perto para ver o que era. Foi chegando perto com um taco de basebol e bateu na cabeça do bicho-papão que ficou desmaiado. Foi quando Evillyn viu o dedinho dele quebrado. Ela levou-o para a sala e fez um curativo no dedo dele. Quando ele acordou, levou um susto daqueles! Ela acalmou o bicho-papão e pediu desculpas. Daquele dia em diante eles ficaram muito amigos. Elauynni – 10 anos - 5º ano A – 2012 Entendendo o texto. 011-  No trecho: “De repente um bicho-papão apareceu, deu um baita susto nela e foi embora”. A palavra em destaque se refere a: (A)   Cama (B)   Evillyn (C)   Armadilha (D)   Noite 02.   Para pegar o bicho-papão a menina: (A)   Quebrou o dedo dele (B)   Acalmou o bicho-papão (C)   Fez uma armadilha (D)   Deitou na cama e apagou a luz 03.   O bicho-papão foi parar na cabeceira da cama da Evillyn por que: (A)  Ficou todo queimad (B)  Ficou todo molhad (C) Quebrou o ded  (D)  Escorregou 04.   Marque a ordem correta dos acontecimentos: ( )   Evillyn se preparou para dormir, o bicho-papão apareceu, ela fez um curativo e ficaram muito amigos. ( )   Evillyn e o bicho-papão ficaram amigos, ela apagou a luz, viu o dedinho dele quebrado. ( )   Evillyn se preparou para dormir, ela fez um curativo, o bicho-papão apareceu, ficaram amigos. ( )   Evillyn jogou água no bicho-papão, o bicho-papão apareceu, ela fez um curativo e ficaram muito amigos.    Interpretação - Reportagem Rara, imensa e malcheirosa A notícia de seu desabrochar no dia 21 de março, atraiu multidões para um jardim botânico na ilha de Java, no sudeste asiático. Isso porque a Amorphophallus titanum é a maior flor do mundo. Também é uma das mais raras: floresce apenas de quatro em quatro anos e sobrevive por alguns poucos dias. Mas ela não é peculiar somente por causa da raridade: carnívora que vive de insetos caídos em suas pétalas pegajosas, a titanum exala um odor definido por alguns como “uma mistura de peixe estragado com açúcar queimado”. Ou, de forma mais direta, por outros como “um insuportável fedor de rato podre”. Revista Superinteressante, 7 julho 1994. *Analisando o texto 1) Qual o assunto da notícia que você leu? _____________________________________________________________________________________________________ 2) Qual o nome da flor? ______________________________________________________________________________________________________ Jardim botânico é o lugar onde se cultivam plantas ornamentais, úteis ou para estudo. 3) Por que a . titanum está num jardim botânico? ______________________________________________________________________________________________________ 4) Usando as informações do texto e a referência bibliográfica, escreva o dia, o mês e o ano que a titanum floresceu. Dia: _________ mês: ___________________ Ano: ________________ 5) Como você descobriu o ano em que isso aconteceu? _______________________________________________________________________________________________________ 6) Em que anos ela vai florescer novamente? Que informação do texto lhe permite afirmar isso? ________________________________________________________________________________________________________ 7)Você já viu jornal, canal de televisão ou alguma revista noticiar que uma rosa floresceu no jardim de uma casa? Por quê? ________________________________________________________________________________________________________ Então, por que a titanum foi notícia? Por que ela atraiu multidões para vê-la?____________________________________________________________________________________________________ 8) De acordo com a notícia, de que essa flor vive? ________________________________________________________________________________________________________ 9) Como as pessoas definem o cheiro dessa flor? ________________________________________________________________________________________________________ 10) Qual a palavra usada no título do texto para dizer que essa flor: · é incomum, diferente, especial? __________________________________________________________________ · é muito grande, enorme? _________________________________________________________________________ · exala um cheiro desagradável? ___________________________________________________________________ 11) Agora, escreva sobre o título do texto. a) Por que foi escrito com letras grandes e escuras? _______________________________________________________________________________________________________ b) Ele consegue atrair a atenção de quem vai ler a notícia? ________________________________________________________________________________________________________ 12) Que outro título você daria a esse texto para chamar ainda mais a atenção de quem fosse ler? Escreva-o. ________________________________________________________________________________________________________ Ninho de Cuco O cuco é o mais mafioso dos pássaros. Não gosta muito de trabalhar e adora ocupar o ninho dos outros. Foi assim que, um dia, um pardal muito bondoso, emprestou o seu ninho para o cuco e pediu que, em troca, ele ficasse por algumas horas tomando conta da ninhada toda. Saiu. Quando voltou, encontrou o cuco numa zorra danada, bagunçando seus ovinhos: - Quer dizer que eu lhe empresto o ninho e você faz essa bagunça? Ao que o cuco respondeu: - Eu estou retribuindo a sua hospitalidade. Nós, cucos, somos assim mesmo: só posso ser como sou. O pardal, cheio de raiva, deu uma bicada no cuco, que, ofendido, disse: - Mas o que é isso, amigo? E o pardal respondeu: - Essa bicada é tudo o que eu lhe posso dar, no momento. Sinto muito, mas nós, pardais, somos organizados, e você e seu ovinho vão ter que cair fora do meu ninho. E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco vazio de um relógio, onde, desde então, dá duro para sobreviver trabalhando em turnos de meia hora. Cuco-cuco-cuco! Diléia Frate 1. "Mas o que é isso, amigo?" Na frase acima, a palavra grifada se refere ao (A) cuco. (B) pardal. (C) relógio. (D) ovinho. 2. Na frase "... encontrou o cuco numa zorra danada", a expressão grifada significa que o cuco estava (A) fazendo pouco barulho. (B) dormindo profundamente. (C) chocando os ovinhos. (D) desorganizando o ninho. 3. O título do texto é Ninho de Cuco porque (A) o cuco se aproveita do ninho dos outros pássaros. (B) o cuco constrói seu próprio ninho. (C) o pardal dá seu ninho para o cuco. (D) dentro de um relógio há um ninho de cuco. 4. O pardal brigou com o cuco porque o cuco (A) não gosta de trabalhar. (B) abandonou o ninho do pardal e foi para o relógio. (C) bicou o pardal. (D) bagunçou o ninho do pardal. 5. O que aconteceu ao cuco depois que foi expulso do ninho do pardal? (A) Foi parar no terreiro. (B) Foi para o seu ninho. (C) Foi morar no relógio. (D) Foi cantar no terreiro. 6. Na frase "E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco vazio de um relógio...", qual a função dos dois pontos? (A) Finalizar uma frase. (B) Introduzir uma explicação. (C) Interromper a frase. (D) Destacar uma expressão. Propaganda (Nova. Junho de 2003) 1. Na frase Rende tanto que só fome de elefante para dar conta, a expressão grifada significa que o molho de tomate (A) dá para fazer muitos pratos. (B) é muito saboroso. (C) tem um sabor muito forte. (D) pode ser usado em qualquer receita. 2. Por que a propaganda não usou a expressão "fome de leão no lugar de fome de elefante"? (A) Porque elefantes comem molho de tomate e os leões não. (B) Porque o elefante é o "garoto propaganda" da marca. (C) Porque elefante come mais que leão. (D) Porque elefante é mais dócil que leão. 3. Observando imagem e texto da propaganda, pode-se afirmar que o molho de tomate pode ser usado (A) apenas em macarrão. (B) em poucos pratos. (C) apenas em carnes. (D) em diversas receitas. 4. O objetivo dessa propaganda é (A) incentivar as pessoas a se alimentarem melhor. (B) aumentar o consumo de massas. (C) vender molho de tomate. (D) vender gibis da Turma da Mônica. 5. Na frase "Rende tanto que só fome de elefante para dar conta.", o ponto final é usado para (A) expressar emoção. (B) enumerar situações. (C) finalizar uma ideia. (D) indicar dúvida. Sem casa Tem gente que não tem casa, mora ao léu, debaixo da ponte. No céu a lua espia Esse monte de gente na rua, Como se fosse papel Gente tem que ter onde morar, Um canto, um quarto, uma cama Para no fim do dia guardar o corpo Cansado, com carinho, com cuidado, Porque o corpo é a casa dos pensamentos. Roseana Murray a. O texto trata de gente que  (A) gosta de morar na rua. (B) mora em um só quarto. (C) não gosta de palácio. (D) não tem onde morar. b. O trecho “um canto, um quarto, uma cama” (linha 07) significa ter (A) uma casa bonita. (B) um lugar para morar. (C) uma casa grande. (D) um lugar para visitar. c. De acordo com a sequência do texto, guardar o corpo é o mesmo que (A) empacotar o corpo. (B) descansar o corpo. (C) esconder o corpo. (D) acarinhar o corpo.  d. Faça uma bela e criativa ilustração para este texto Você é muito especial para mim. Adoro você! A ABELHA CHOCOLATEIRA Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel. - Mas você é uma operária! – Gritava a rainha — Tem que aprender. Na colmeia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema. Ela se esforçava muito, muito mesmo. Mas nada de mel... Todos os dias, bem cedinho, saía atrás das flores de laranjeira, limoeiros, mangueiras, que ficavam nas árvores espalhadas pelo pomar. Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore. Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colmeia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro. - Que mel mais espesso e marrom... – gritaram suas colegas operárias. - Iac, que nojo! – Esbravejaram os zangados zangões. Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa, mas aquela história estava ficando feia demais. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce, mas muito estranho. - Ela deve ser expulsa da colmeia! – Gritavam os zangões. - É horrorosa, um desgosto para a raça! – Diziam outros ainda. Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia. Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse: - Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida! - Chocolate? Alguém disse chocolate? – Indagou a rainha, que sabia que o chocolate é um gostoso alimento que vem de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha. Era mesmo um tipo de chocolate diferente, original, animal, feito pela abelha Anita, ora essa, por que não... Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, esboçou um tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu-lhe uma piscadela, indicando que tinha tido uma ideia brilhante. No dia seguinte, lá se foram Anita e Beatriz iniciar uma parceria incrível: fundaram uma fábrica de pão de mel, juntando o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate. Moral da história: As diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas. Kátia Canton *Com diálogos curtos e texto econômico, a fábula é uma história de ficção, escrita em verso ou em prosa. Uma de suas principais características é ter como personagens animais, plantas e objetos animados, que ganham qualidades humanas.  Atividades: 1 - A fábula que você leu apresenta alguns personagens. Escreva como é cada personagem, segundo as informações do texto. _____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 2 - Anita era uma abelha operária. Segundo o texto, qual era a função que ela deveria desempenhar na colmeia? _______________________________________________________________________________________ 3 - Os zangões da história queriam expulsar Anita da colmeia. Por que eles tiveram essa ideia?  _______________________________________________________________________________________________ 4 - O “mel” que Anita produzia era diferente do mel produzido pelas demais abelhas. Escreva três características apresentadas no texto que descrevem o “mel” produzido por Anita.  _______________________________________________________________________________________________ Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.     5 - Você concorda com a atitude de Beatriz em ficar ao lado de Anita enquanto todos os outros a criticavam?Explique. _________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 6 - Assinale com um X o personagem que descobriu que Anita produzia uma espécie de chocolate. (    ) um zangão     (    ) a amiga Beatriz      (    ) a rainha das abelhas      (    ) um menino 7 - Você acredita que Anita realmente poderia estar produzindo chocolate? Por quê?  ______________________________________________________________________________________________ Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia. Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse: - Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida! - Chocolate? Alguém disse chocolate? – Indagou a rainha, que sabia que o chocolate é um gostoso alimento que vem de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha. 8 - O trecho apresentado no quadro anterior mostra a fala de personagens e do narrador. a) Pinte no trecho uma fala do narrador. b) A que personagem do texto pertence a fala: “Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!”? ______________________________________________________________________________ c) Em que tempo verbal está escrito esse texto? ___________________________________________________ d) Retire dois verbos do trecho acima. ____________________________________________________________ e) Retire um substantivo próprio do texto. _________________________________________________________ 9 - Reescreva a frase do trecho substituindo cada uma das palavras em negrito por um antônimo. Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 10 - Leia estas frases. Elas representam fatos do texto A abelha chocolateira. Numere-as na ordem em que ocorreram. (    ) Anita produziu um líquido escuro. (    ) Todos os zangões sentiram nojo do mel fabricado por Anita. (    ) Um menino descobriu o mel de Anita e gostou de seu sabor. (    ) A abelha rainha brigava com Anita porque a abelhinha não sabia produzir mel. (    ) Anita e Beatriz fundaram uma fábrica de pão de mel. Verificação de aprendizagem de Português Aluno (a): ___________________________________________________________________________ Escola: ______________________________________________________________________________ Professora: ___________________________________________________________________________ O Sapo Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. “Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!” Olhou fundo nos olhos dele e disse: “Você vai virar um sapo!” Ao ouvir esta palavra o príncipe sentiu estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.  ALVES, Rubem. A Alegria de Ensinar. Ars Poética, 1994. 1- No trecho “O príncipe NEM LIGOU e a bruxa ficou muito brava”, a expressão destacada significa que (A) não deu atenção ao pedido de casamento. (B) não entendeu o pedido de casamento.  (C) não respondeu à bruxa.  (D) não acreditou na bruxa. MORADA DO INVENTOR   A professora pedia e a gente levava, achando loucura o monte de lixo: atas vazias de bebidas, caixas de fósforo,pedaços de papel de embrulho, fitas, brinquedos quebrados, xícaras sem asa, recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas, revistas e jornais lidos, retalhos de tecido, rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo, pedaços de madeira, de ferro ou de plástico. Um dia, a professora deu a partida, e transformamos, colamos e colorimos. E surgiram bonecos (...), bichos (..) e coisas malucas (...) E a escola virou morada do inventor.  Elias José. Nova Escola, junho 2000, n. 133. 2- No trecho “Um dia, a professora deu a partida, e transformamos, colamos e colorimos.”, a expressão em destaque significa  ( A )   quebrou um objeto  ( B )    ligou o carro  ( C )  iniciou a atividade.  ( D )    saiu do local. O Feitiço do sapo Todo lugar sempre tem um doido. Piririca da Serra tem Zóio. Ele é um sujeito cheio de ideias, fica horas falando e anda pra cima e pra baixo, numa bicicleta pra lá de doida, que só falta voar. O povo da cidade conta mais de mil casos de Zóio, e acha que tudo acontece, coitado, por causa da sua sincera mania de fazer “boas ações”. Outro dia, Zóio estava passando em frente à casa de Carmela, quando a ouviu cantar uma bela e triste canção. Zóio parou e pensou: que pena, uma moça tão bonita, de voz tão doce, ficar assim triste e sem apetite de tanto esperar um príncipe encantado. Isto não era justo. Achou que poderia ajudar Carmela a realizar seu sonho e tinha certeza de que justamente ele era a pessoa certa para isso. Zóio se pôs a imaginar como iria achar um príncipe para Carmela. Pensou muito para encontrar uma solução e finalmente teve uma grande ideia de jerico: foi até a beira do rio, pegou um sapo verde e colocou-o numa caixa bem na porta da casa dela. FURNARI, Eva. O feitiço do sapo. São Paulo: Editora Ática, 2006, p. 4 e 5. Fragmento.  3 - Colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi uma ideia de jerico, porque essa ideia é  ( A )   secreta         ( B  )  absurda    ( C )   perigosa  ( D )  maldosa Talita Talita tinha a mania de dar nomes de gente aos objetos da casa, e tinham de ser nomes que rimassem. Assim, por exemplo, a mesa, para Talita, era Dona Teresa, a poltrona era Vó Gordona, o armário era o Doutor Mário. A escada era Dona Ada, a escrivaninha era Tia Sinhazinha, a lavadora era Prima Dora, e assim por diante. Os pais de Talita achavam graça e topavam a brincadeira. Então, podiam-se ouvir conversas tipo como esta: — Filhinha, quer trazer o jornal que está em cima da Tia Sinhazinha! — É pra já, papai. Espere sentado na Vó Gordona, que eu vou num pé e volto noutro. Ou então: — Que amolação, Prima Dora está entupida, não lava nada! Precisa chamar o mecânico. — Ainda bem que tem roupa limpa dentro do Doutor Mário, né mamãe? E todos riam . BELINKY, Tatiana. A operação do Tio nofre: uma história policial. São Paulo: Ática, 1985. 4- A mania de Talita de dar nome de gente aos objetos da casa demonstra que ela é: (A) curiosa. (B) exagerada. (C) estudiosa. (D) criativa. O Galo e a Pedra Preciosa Um Galo, que procurava no terreiro, alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Mas, depois de observá-la por um instante, comenta desolado: — Se ao invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão de milho, a que todas as joias do Mundo! Moral da História: A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas. Esopo 5- O tema desse texto é  ( A )  o encontro do galo com a pedra.  ( B )  a relação entre valor e necessidade  ( C )  a beleza e o valor da pedra preciosa  ( D )  o alimento preferido de galos e galinhas Animais têm sentimentos? Experiências e observações feitas por especialistas mostram que é possível que bichos sintam alegria, tristeza, raiva ou ciúme, como nós. Eles não falam, mas parecem demonstrar sentimentos em certas ações. Há casos de elefantes que emitem sons diante de ossos de parentes mortos, como se estivessem se lamentando, e de búfalos que deslizam no gelo, aparentemente só por diversão. Os cães, que convivem de perto com os humanos, conseguem expressar muitas emoções, como medo e alegria. CRISTIANINI, Maria Carolina. Recreio. São Paulo: Abril, ano 9, n. 464, jan. 2009.( P050336A9_SUP) 6 - Qual o tema desse texto?  ( A )    Os sons dos elefantes  ( B )    As brincadeiras dos búfalos.  ( C )    A convivência entre cães e homens  ( D )    O sentimento dos animais PRINCESA NENÚFAR ELFO-ELFA Nasceu já bem pálida, de olhos claros e cabelos loiros, quase brancos. Foi se tornando invisível já na infância e viveu o resto da vida num castelo mal-assombrado, com fantasmas amigos da família. Dizem que é muito bonita, mas é bem difícil de se saber se é verdade. SOUZA, Flávio de. Príncipes e princesas, sapos e lagartos. Histórias modernas de tempos antigos.. Fragmento. 7-A opinião das pessoas sobre a princesa é de que ela A) é muito bonita. B) é pálida, de olhos claros. C) tem cabelos quase brancos. D) vive num castelo. CURIOSIDADES PELO MUNDO Sabia que no Egito é uma tremenda falta de educação mostrar a sola dos pés, enquanto que encher uma xícara de chá até transbordar é um gesto superelegante. Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados, significa boa sorte (com certeza a mesa não teve sorte). No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada. Ah! Essa é superimportante, para o caso de você algum dia ir para Bulgária. É que lá, ao contrário daqui, balançar a cabeça para os lados significa “Sim”, e balançar para cima e para baixo significa “Não”. Bom, para terminar, se algum dia você estiver na Itália, saiba que levar uma garrafa de vinho em um jantar que você foi convidado é um grande insulto. E esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é uma falta de consideração com o alimento. Com essas dicas, aposto que se algum dia você viajar para alguns desses países não irá pagar tanto mico, se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos, e fazer a viagem valer a pena. NEVES, Ana Paula. Disponível em: 8- A frase que expressa uma opinião é: A) “Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados significa boa sorte...”. B) “...esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é falta de consideração com o alimento.”.  C) “...se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos,...”. D) “No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada.”. Um Remédio Chamado Carinho Você sabia que a desnutrição, às vezes, não é causada apenas pela má alimentação? Falta de carinho também pode dificultar o desenvolvimento de uma criança. Hoje, 1% a 5% das crianças brasileiras sofrem de desnutrição. Para tentar amenizar o problema, um hospital de São Paulo, o Pérola Byington, está ensinando as mães de crianças com desnutrição a cantar para seus filhos e até brincar de roda. O “tratamento” está dando certo, ou seja, algumas doses extras de carinho não fazem mal a ninguém. ZÁ, Coral Ed. n. 30, 1999. Um remédio chamado carinho. 9- Esse texto foi escrito para  ( A )  homenagear os pais de crianças desnutridas.  ( B )  ensinar brincadeiras para pessoas com desnutrição.  ( C )  criticar o carinho exagerado entre pais e filhos. ( D )  informar sobre a importância do carinho. O piolho viajante Eu nasci lá para a Ásia. Nasci fora de tempo. Minha mãe esteve em perigo de vida, mas, mesmo assim, nasci, ainda que piolho, bastante grande e largo, tanto que muitas vezes me confundiam com um percevejo. Saí todo à minha mãe, principalmente nos olhos. A minha cor é cinzento-escura. A primeira cabeça onde pus o pé e o dente foi a de um teimoso, mas um homem bom, ele tinha a maior vaidade em dizer que tinha piolhos. Passados dias, o teimoso decidiu tentar criar cabelo, para isso untava a cabeça com banha. Não é que deu certo o remédio? Porém originou a desgraça de eu ter de passar a outra cabeça. Acontece que o teimoso vivia com uma teimosa e foi na cabeça dela que eu fui parar. A mulher, porém, resolveu que precisava ir ao cabeleireiro. Quando acordei me vi preso no pente e me pus na cabeça do amigo cabeleireiro. Também não passei mal na cabeça do amigo cabeleireiro. A cabeça parecia uma moita. Era verdadeiramente um mato bravo, cheio de muita bicharia. Aos domingos, ele saía para dançar. Estando numa contradança, esbarrou com uma senhora e deram tão grande cabeçada que caí para a cabeça da Dama. Eu fiz minhas tentativas de saltar ao chão, para voltar à antiga cabeça, mas como estava tudo em desordem, receei ser pisado e fui parar na cabeça da nova senhora (...).   Antônio Manuel Policarpo da Silva 10- O narrador desse texto é  ( A )     uma criança.  ( B )    uma mãe  ( C )     um piolho  ( D )   um percevejo   O rato do mato e o rato da cidade Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir à casa de um rato do campo. Vendo que seu companheiro vivia pobremente de raízes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele:            — Tenho muita pena da pobreza em que você vive — disse.            — Venha morar comigo na cidade e você verá como lá a vida é mais fácil.             Lá se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram numa casa rica e bonita.             Foram logo à despensa e estavam muito bem, se empanturrando de comidas fartas e gostosas, quando entrou uma pessoa com dois gatos, que pareceram enormes ao ratinho do campo.            Os dois ratos correram espavoridos para se esconder.           — Eu vou para o meu campo — disse o rato do campo quando o perigo passou.           — Prefiro minhas raízes e ervas na calma, às suas comidas gostosas com todo esse susto.            Mais vale magro no mato que gordo na boca do gato.  Alfabetização: livro do aluno 2ª ed. rev. e atual. / Ana Rosa Abreu                                       11 - O problema do rato do mato terminou quando ele (A) descobriu a despensa da casa. (B) se empanturrou de comida. (C) se escondeu dos ratos. (D) decidiu voltar para o mato. 1880 – Fundação do corpo de bombeiros de São Paulo Antigamente, quando tinha um incêndio, mulheres, homens e crianças faziam uma fila do lugar que estava pegando fogo até o poço mais próximo e passavam baldes de mão em mão até a água chegar às chamas. Mas as cidades foram crescendo, os prédios ficaram mais altos e foi preciso achar um outro jeito de acabar com o fogo. Então, pessoas passaram a ser treinadas para apagar incêndios e socorrer as vítimas. Eram os primeiros bombeiros. Hoje em dia, os bombeiros fazem até mais do que isso. Eles realizam salvamentos, prestam socorro em casos de afogamento, ajudam quando há inundações, desabamentos, catástrofes e calamidades públicas. Muitos acham que eles são verdadeiros heróis. 12- De acordo com esse texto, os primeiros bombeiros surgiram porque A) as pessoas faziam fila para pegar água no poço mais próximo. B) as pessoas precisavam de treinamento para apagar o fogo. C) os bombeiros faziam mais do que apagar incêndios. D) os bombeiros eram considerados verdadeiros heróis.           Conto de esperteza ou artimanha   O Dono da Bola  Caloca é um amigo legal. Mas nem sempre ele foi assim,não.Antigamente ele era o menino mais enjoado de toda a rua.E não se chamava Caloca.O nome dele era Carlos Alberto.             E sabem por que ele era assim tão enjoado? Eu não tenho certeza , mas acho que porque ele é o dono da bola.             Caloca morava na casa mais bonita da nossa rua. Os brinquedos que Caloca tinha , vocês não podem imaginar. Caloca só não tinha amigos.Porque ele brigava com todo o mundo.Não deixava ninguém brincar com os brinquedos dele.Mas futebol ele tinha que jogar com a gente, porque futebol não se pode jogar sozinho.             O nosso time estava cheio de amigos .O que nós não tínhamos era bola de futebol.Só bola de meia, mas não é a mesma coisa. Bom mesmo é bola como a de Caloca.             Mas, toda a vez que a gente ia jogar bola com Caloca, acontecia à mesma coisa, só o juiz marcar qualquer falta do Caloca que ele gritava logo:             -Assim eu não jogo mais ! Dá aqui minha bola!             -Ah, Caloca, não vá embora, tenha espírito esportivo, jogo é jogo...             -Espírito esportivo, nada! Berrava Caloca. -E não me chame de Caloca, meu nome é Carlos Alberto!             E, assim, Carlos Alberto acabava como todo que era jogo.             Todas as vezes que o Carlos Alberto fazia isso, ele acabava voltando e dando um jeitinho de entrar no time de novo. Mas, daquela vez, nós estávamos por aqui com ele. A primeira vez que ele veio ver os treinos , ninguém ligou.             Um dia , nós ouvimos dizer que o Carlos Alberto estava jogando no time do “ Faz – de –Conta”, que é um time lá da rua de cima.Mas foi por pouco tempo.A primeira vez que ele quis carregar a bola no melhor do jogo, como fazia conosco, se deu muito mal... O time do  “Faz –de –Conta”correu atrás dele e ele só não apanhou porque se escondeu na casa do Batata.             Aí o Carlos Alberto resolveu jogar a bola sozinho. A gente passava pela casa dele e via.Ele batia  bola com a parede. Acho que a parede era o único amigo que ele tinha. Mas eu acho que jogar com a parede não deve ser muito divertido que depois de três dias , o Carlos Alberto não agüentou mais, apareceu lá no campinho, mas não houve acerto...             E Carlos Alberto continuou sozinho. Mas eu acho que ele já não estava aguentando de estar sempre sozinho.             Na quarta- feira, mais ou menos no terceiro treino, lá veio ele com a bola debaixo do braço.             -Oi ,turma, que tal jogar com uma bola de verdade?             Nós estávamos loucos para jogar com a bola dele. Mas não podíamos dar o braço a torcer.             - Olha, Carlos Alberto, você apareça em outra hora. Agora nós precisamos treinar-disse Catapimba.             -Mas eu quero dar a bola ao time. De verdade!             Nós todos estávamos espantados:             -E você nunca mais pode levar embora?             - E o que você quer em troca?             -Eu só quero jogar com vocês...             -Viva o Carlos Alberto!             -Viva!             Então o Carlos Alberto gritou:             -Ei, pessoal, não me chamem de Carlos Alberto! Podem me chamar de Caloca! Ruth Rocha  1. Leia o texto e faça o que se pede: *Identifique na narrativa: a) Personagens que participam do texto:_____________________________________________________________  b) Narrador do texto:____________________________________________________________________________ c)      A história acontece:______________________________________________________________________       (   ) campo de futebol.                   (   )  chácara  .               (  )  Terreno baldio. d)      *Complete corretamente. “Caloca é um amigo _____________, mas ele nem sempre foi assim”.Justifique com palavras do texto, como Caloca era antigamente? e)      Qual foi o conflito do texto? (problema/aquilo que quebra a harmonia na narrativa) _____________________________________________________________________________________________ f)       Qual foi o desfecho da história? Como o problema foi solucionado? ______________________________________________________________________________________________ 2. Dê sua opinião de acordo com o texto: a)Todos os personagens do texto têm a mesma classe social? Justifique. _______________________________________________________________________________________________ b)  O que você entendeu por : b.1) “ Espírito esportivo”( 7º /8º parágrafos):___________________________________________________________  _______________________________________________________________________________________________        b.2 )  “ Estávamos por aqui com ele”( 10º parágrafo): _______________________________________________________________________________________________  b.3) “O dono da bola” ( Título do texto): _______________________________________________________________________________________________   b.4) “ Mas não podíamos dar o braço a torcer”.( 16º parágrafo) : _______________________________________________________________________________________________ c)  Por que Carlos Alberto passou a permitir o uso do apelido  “ Caloca” ? _______________________________________________________________________________________________ d)  Podemos dizer que houve violência quando? ( )  De Carlos Alberto para com os colegas, enquanto foi o “dono da bola”? Explique. ( )  Dos amigos do time do Faz –de –Conta, para com Carlos Alberto? Por quê? ( ) Dos amigos para com Carlos Alberto? Por quê? 3. Vivenciando o texto:  a)      Escreva algumas lições que podem ser tiradas com este texto: ( mínimo 2 ) ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b)      Você se compara a Carlos Alberto ou a Caloca? Por quê? _______________________________________________________________________________________________ c)      Você tem ou teve um apelido? Relate sua experiência. _______________________________________________________________________________________________ d)      Apelido pode ser motivo de conflito? Por quê? _______________________________________________________________________________________________ 2. Destaque os adjetivos dos seguintes substantivos.  a) amigo legal ________________________________    b) menino enjoado______________________________   c) espírito esportivo______________________________   d) pouco tempo _________________________________   e) casa bonita___________________________________ 3. Passe para o plural as seguintes frases do texto, observe a concordância, para que a frase fique correta. a)     A primeira vez que ele quis carregar a bola no melhor do jogo, se deu muito mal. _____________________________________________________________________________________________ b)      E ele só não apanhou porque se escondeu na casa do Batata. _____________________________________________________________________________________________ 4. Coloque a pontuação corretamente: a)      “ Ah Caloca não vá embora”     ________________________________________________________________________ b)      “ Oi turma que tal jogar uma bola de verdade” _____________________________________________________________________         5. Circule a sílaba tônica, e coloque se a palavra é classificada em : oxítona, paroxítona , proparoxítona ou monossílabo tônico:  a) Tínhamos __________________             f) nós_______________________________  b) espantados __________________           g) podíamos _______________________  c) lá _________________________            h) embora__________________________  d) vocês ________________________        i)estávamos ________________________ e) ninguém___________________   j) sozinho_________________________

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