domingo, 19 de janeiro de 2014

Atividade 5 ano - Pronomes

1. Troque a palavra destacada por uma do quadro: ele - elas - nós - eles a) Júlio não quer mais um irmão menor. __________________________ b) Eu e Lúcia temos quatro irmãos. ___________________________ c) Juliano, Paulo e Afonso foram ao parque. ________________________ d) As meninas vieram ver o bebê. _______________________________ 2. Complete as frases com uma das palavras: eu - tu - eles – nós a) ___________________ vão se comportar melhor. b) ___________________ jogamos todo o campeonato. c) ___________________ vieste saber da mudança? d) ___________________ não quero brincar com vocês. 3. Passe as frases para o plural, observando as palavras destacadas: a) Ela é minha amiga. _____________________________________ b) Eu estudo na parte da manhã. ___________________________ c) Ele esqueceu a caneta na escola. _________________________ 4. Sublinhe os pronomes pessoais do caso reto das frases abaixo e indique a pessoa gramatical, conforme modelo: Eu quero morar com vocês. / Eu: ® 1ª pessoa do singular – a que fala. a) Nós queremos muitos irmãos. ______________________________ b) Eu e tu vamos conversar com eles sobre o assunto. ____________ c) Vós quereis brincar conosco? ____________________________________ d) Tu vais comigo ao cinema hoje? _________________________________ 5. Substitua os termos destacados pelo pronome pessoal do caso reto adequado: a) Ana e Cláudia vão passear. ___________________ vão ao cinema. b) Papai chegou atrasado. ___________________ perdeu o trem. c) As canetas estão no estojo. ___________________ são pretas. d) Aquela mulher é delicada. ___________________ tem muitos amigos. 6. Una as frases, usando um dos pronomes: eles - elas - nós Paulo foi ao sítio. Eu fui ao sítio. Nós fomos ao sítio. a) A menina toma sorvete. O menino toma sorvete. ___________ tomam sorvete. b) Meus amigos estão atrasados. Eu estou atrasado. ___________ estamos atrasados. c) Eunice é minha amiga. Célia é minha amiga. ___________ são minhas amigas. d) Ricardo joga bola. Plínio joga bola. ___________ jogam bola. e) Eu vou à escola. Tu vais à escola. ___________ vamos à escola. f) Fátima tem medo de barata. Eu tenho medo de barata. ___________ temos medo de barata. 7. Associe: ( a ) nós ( b ) eles ( c ) elas ( ) eu + ele ( ) eu + ela ( ) eu + tu ( ) eu + eles ou elas ( ) ele + ele ( ) ele + ela ( ) ela + ela 8. Complete as frases com pronomes: Você – senhor – senhorita – senhora a) ________________ é meu melhor amigo. b) A ________________ quer que eu a ajude. c) O ________________ precisará esperar um pouco. d) A ________________ quer se casar comigo? 9. Complete com o pronome de tratamento adequado: a) Vovô, o ________________ virá para a festa? b) Flávio, ________________ não quer doce? — perguntou a mãe ao menino. c) Sei que Ana é solteira, por isso a trato por ________________. d) ________________________ não vai repousar? — perguntaram à rainha. 10. Substitua os substantivos em destaque pelo pronome pessoal de tratamento adequado. Repare que estamos falando sobre as pessoas (3ª pessoa) e não comelas: a) O rei não gosta de sair do castelo. ____________________________ b) O Papa vive no Vaticano em Roma. _________________________ c) O presidente inaugurou a usina ontem. ____________________ 11. Complete as frases usando uma das palavras: meu - nossa – teu – sua a) Nós temos uma linda casa. Ela é ________________ casa. b) Ele tem uma bicicleta. É ________________ bicicleta. c) Eu tenho um bom amigo. É ________________ amigo. d) Tu tens um grande anel. É ________________ anel. 12. Complete com um pronome possessivo: a) Nós não sabemos onde está ________________ cachorro. b) Eu perdi a ________________ caneta nova. c) Ele está com a ________________ bicicleta? d) Por que tu não trouxeste as ________________ primas? 13. Troque as palavras destacadas por: dele, dela, delas ou delas: a) Não quero mais a opinião de Ana. _____________________________ b) Comprei o carro de André. _____________________________________ c) Luís vai pintar a casa de Lúcia e Pedro. __________________________ d) Nós vamos ao baile de Fernanda e Carla. _____________________ 14. Troque o termo destacado pelo pronome possessivo, como no modelo: É o carro dele. É seu carro. a) É o lápis dela. É _________________________ b) É a vizinha dele. É _________________________ c) São as coisas dele. São _______________________ 15.Circule os pronomes pessoais: a) Eu e Luís vamos visitar você. b) Ele só quer saber de brincar. c) A senhorita vai ao passeio que eles planejaram? 16. Complete com um pronome possessivo adequado: a) Ganhei esses brinquedos de vovô, eles são _______________. b) Rui, pegue as balas. Agora elas são _______________. c) Ana, não mexa nas bolas dos meninos. Elas não são _______________ bolas. 17.Complete as frases com um pronome pessoal de tratamento: a) Papai, o _______________ não quer sentar-se? b) _______________ não é mais meu amigo. c) Estamos falando com _______________________, o rei da Espanha. d) Estamos falando sobre ______________________, o Papa. 18. Passe as frases para o plural e pinte os pronomes: a) Meu irmão é meu melhor amigo. _____________________ b) Você não pode fazer caretas para ela. __________________ c) Por favor, senhor, sente-se. ____________________________ d) Eu não poderei chegar a sua casa a tempo.____________________ Pronomes Possessivos: Como o próprio nome já revela, os pronomes possessivos são aqueles que dão a ideia de posse. Observaremos o quadro a seguir: Pronomes Demonstrativos: São aqueles usados pelas pessoas na intenção de demonstrar algo. Conheceremos cada um deles e a sua correta utilização: Esta – essa – aquela Estas – essas – aquelas Este – esse – aquele Estes – esses – aqueles Isto - isso – aquilo Precisamos estar atentos quanto aos detalhes: Este – estes - estas - isto – São utilizados quando o elemento (pessoa, objeto, animal) está com a pessoa que fala: Ex: Esta é a história em quadrinhos que eu mais gosto. Esse – essa – esses – essas – Sã utilizados quando o elemento está com quem se fala: Ex: Por favor, empreste-me esse livro? Aquele – aquela – aqueles – aquelas – aquilo São utilizados quando o elemento não está com a pessoa que fala e nem com a pessoa com quem se fala: Ex: Aquele parque de diversões é repleto de novidades. Pronomes Indefinidos: Eles acompanham ou substituem o substantivo de maneira vaga, indefinida, são eles: Algum, alguma, nenhum, nenhuma, todas, todos, alguém, ninguém, muito, poucos, qualquer, tudo, nada: O filme começaria à tarde, mas ninguém comprou os ingressos. Todos os alunos participaram da competição. Pronomes Relativos Os pronomes relativos se referem a um substantivo já dito anteriormente na oração. Entre eles estão: O qual – os quais – cujo – onde – quem - que Ex: As garotas que foram vencedoras receberam a premiação. O pronome “que” substitui o substantivo – garotas, podendo ser substituído pelo pronome “as quais”: CLASSIFICAÇÃO DOS PRONOMES Há seis tipos de pronomes: • Pessoais; - pessoais do caso reto; - pessoais do caso oblíquo; - pessoais de tratamento. • Possessivos; • Demonstrativos; • Indefinidos; • Interrogativos; • Relativos. PRONOMES PESSOAIS Os pronomes pessoais substituem os nomes e indicam as pessoas do discurso. Os pronomes pessoais dividem-se em: retos e oblíquos.  PRONOMES PESSOAIS RETOS E OBLÍQUOS PESSOAS DO DISCURSO RETOS OBLÍQUOS 1ª pessoa singular Eu Me, mim, comigo. 2ª pessoa do singular Tu Te, ti, contigo. 3ª pessoa do singular Ele/ela O, a, lhe, se, si, consigo. 1ª pessoa do plural Nós Nos, conosco. 2ª pessoa do plural Vós Vos, convosco. 3ª pessoa do plural Eles/elas Os, as, lhes, se, si, consigo.  PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO Os pronomes de tratamento são usados no trato cerimonioso ou informal. A seguir os pronomes mais utilizados: PRONOME ABREVIATURA USADO PARA Você V. Tratamento familiar Senhor (a) Sr. Sra. No tratamento respeitoso às pessoas que se mantém um certo distanciamento. Vossa Senhoria V.S.ª Pessoas de cerimônia, principalmente em correspondências comerciais. Vossa Excelência V.Ex.ª Altas autoridades: presidentes da República, senadores, deputados. Vossa Eminência V.Em.ª Cardeais Vossa Alteza V.A. Príncipes e duques Vossa Santidade V.S O Papa Vossa Majestade V.M. Reis e rainhas  PRONOMES POSSESSIVOS São aqueles que se referem às pessoas gramaticais e dão a idéia de posse. Exemplos: Não durma na minha cama. A sua televisão quebrou novamente. Os pronomes possessivos concordam: Em pessoa com o possuidor: Eu peguei o meu caderno. Em gênero e número com a coisa possuída: Você já pegou o seu caderno? PESSOA DO DISCURSO PRONOME POSSESSIVO 1ª pessoa singular Meu, minha, meus, minhas. 2ª pessoa singular Teu, tua, teus, tuas. 3ª pessoa singular Seu, sua, seus, suas. 1ª pessoa plural Nosso, nossa, nossos, nossas. 2ª pessoa plural Vosso, vossa, vossos, vossas. 3ª pessoa plural Seu, sua, suas, suas.  PRONOMES DEMONSTRATIVOS São aqueles que indicam o lugar, a posição que um ser ocupa em relação às pessoas do discurso. Posição no espaço: Esta caneta é minha. Esta indica que a caneta está próxima da pessoa que fala. Esse carro não é o teu? Esse indica que o carro está próximo da pessoa que ouve. Aquele livro não pode ficar lá na mesa. Aquele indica que o livro está distante da pessoa que fala e da pessoa que ouve. Posição no tempo: Esta semana comprei meu carro. Esta se refere à semana presente, atual. Esse mês batemos nossas metas. Esse se refere a um passado próximo. Aquele mês foi péssimo para o comércio. Aquele se refere a um passado mais distante. SINGULAR PLURAL MASCULINO FEMININO MASCULINO FEMININO VARIÁVEIS este esse aquele o mesmo o outro o tal esta essa aquela a mesma a outra a tal estes esses aqueles os mesmo os outros os tais estas essas aquelas as mesmas as outras as tais INVARIÁVEIS isto, isso, aquilo  PRONOMES INDEFINIDOS Indicam os seres de um modo vago e indeterminado (de forma imprecisa). SINGULAR PLURAL MASCULINO FEMININO MASCULINO FEMININO VARIÁVEIS algum nenhum outro todo um certo muito pouco qualquer alguma nenhuma outra toda uma certa muita pouca qualquer alguns nenhuns outros todos uns certos muitos poucos quaisquer algumas nenhumas outras todas umas certas muitas poucas quaisquer INVARIÁVEIS algo, alguém, ninguém, nada, tudo, outrem  PRONOMES RELATIVOS (funcionam como elo de ligação entre uma frase e outra) : referem-se a uma palavra ou sentido mencionado antes e servem para ligar duas afirmações. SINGULAR PLURAL MASCULINO FEMININO MASCULINO FEMININO VARIÁVEIS cujo quanto qual cuja quanta qual cujos quantos quais cujas quantas quais INVARIÁVEIS que, quem  PRONOMES INTERROGATIVOS (introduzem perguntas) servem para perguntar, direta ou indiretamente. SINGULAR PLURAL MASCULINO FEMININO MASCULINO FEMININO VARIÁVEIS quanto? qual? quanta? qual? quantos? quais? quantas? quais INVARIÁVEIS que?, quem? VAMOS EXERCITAR. A. Complete as frases: 1. Os pronomes pessoais que representam a pessoa que fala são: _________ e _________. 2. Os pronomes pessoais que representam a pessoa com quem se fala são: _________ e _________. 3. Os pronomes pessoais que representam a pessoa de quem se fala são: _________, _________, _________ e _________. B. Substitua as expressões sublinhadas por pronomes pessoais correspondentes: 1. O pai não sabia o que era plebiscito. _____________________________ 2. A mãe limpava a gaiola do canário. ______________________________ 3. As meninas saíram da sala. ___________________________________ 4. Os meninos liam histórias em quadrinhos. ________________________ 5. A gaiola estava muito suja. ____________________________________ 6. O canário cantava alegremente. ________________________________ 7. Maria saiu. _________________________________________________ 8. O professor faltou. ___________________________________________ 9. As alunas entenderam a explicação? ____________________________ 10. José e Pedro estudaram muito. ________________________________ 11. Eu e Mário fomos ao teatro. ___________________________________ 12. Tu e João sois o sal da terra. __________________________________ C. Substitua as expressões sublinhadas, pelos pronomes oblíquos correspondentes a cada pessoa gramatical, fazendo a construção correta da frase: 1. Eu esqueci eu mesmo do caderno. _____________________________ 2. Irei com tu ao cinema. ________________________________________ 3. Eu cuidarei de tu, minha filha! __________________________________ 4. Eu devolverei o livro para ele. __________________________________ 5. Ele levou a mala. ____________________________________________ 6. Não reconheci ela. ___________________________________________ 7. Trouxeste este presente para eu? _______________________________ 8. Eu não encontrei ele, porque já havia saído. _______________________ 9. Nós vimos João no cinema. ____________________________________ 10. Você resolveu aqueles problemas? ____________________________ D. . Preencha as lacunas com um dos pronomes oblíquos: me, mim, comigo, te, ti, contigo. 1. Você sairá _________________? 2. Eu não ____________ lembrei da prova. 3. Este presente é para __________? 4. Entregue _________ o livro amanhã. 5. O professor _________ explicará melhor a lição. 6. Recorrerei a ________ sempre que eu precisar. 7. Iremos _____________ à missa. 8. Minha filha, sempre penso em _______. GABARITO (RESPOSTAS) Questão A: 1. Eu, nós 2. Tu, vós 3. Ele, ela, eles, elas Questão B: 1. Ele 2. Ela 3. Elas 4. Eles 5. Ela 6. Ele 7. Ela. 8. Ele 9. Elas 10. Eles 11. Nós 12. Vós Questão C: 1. Eu me esqueci do caderno. 2. Irei contigo ao cinema. 3. Eu cuidarei de ti, minha filha! 4. Eu lhe devolverei o livro amanhã. 5. Ele a levou. 6. Não a reconheci. 7. Trouxeste este presente para mim. 8. Eu não o encontrei porque ele já havia saído. 9. Nós o vimos no cinema. 10. Você os resolveu? Questão D: 1. comigo 2. me/te 3. mim/ti 4. me 5. me/te 6. ti 7. contigo 8. mim/ti Mais exercícios: 1. Identifique os pronomes pessoais e separe-os dentro do quadro, conforme sua classificação. a) Eu te disse que ela não nos esperaria, mas se desculparia. b) Nós pensávamos que Vossa Senhoria jantaria conosco. c) Disseram-me que tu te machucaste com o brinquedo que te demos. d) Nós não o conhecíamos, mas você nos conhecia bem. e) O senhor quer tomar um cafezinho? Pronome reto Pronome oblíquo Pronome de tratamento a) b) c) d) e) 2. Substitua as expressões em negrito por pronomes adequados. Faça as adaptações necessárias às frases: a) Ana, traga para mim um livro para eu ler o livro. b) Rui quer uma bicicleta e vai comprar ela. c) Eu e José já vamos. Quem vai com nós? d) Deram para mim uma notícia para eu espalhar. e) Você era magro quando eu conheci você. f) Nõs desejamos a paz a quem ajuda nós. GABARITO (RESPOSTAS) QUESTÃO 1 Pronome reto Pronome oblíquo Pronome de tratamento a) eu, ela Te, nos, se b) nós conosco Vossa Senhoria c) tu Me, te, te d) nós O, nos Você e) não tem Não tem senhor Questão 2. a) Ana traga-me um livro para eu lê-lo. b) Rui quer uma bicicleta e vai comprá-la. c) Nós já vamos. Quem vai conosco? d) Deram-me uma notícia para eu espalhar. e) Tu eras magro quando eu te conheci. f) Nós desejamos paz a quem nos ajuda. Read more: http://ajudandoosfilhosnaescola.blogspot.com/2012/05/pronomes.html#ixzz2LRmPUnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário