quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA - 4 ANO DE ESCOLARIDADE

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 10 a 16/03/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• Compreensão e valorização da cultura e da escrita.

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• D 6 – Identificar o tema de um texto.

• Textos: - Bilhete de passagem.

- Biblioteca.

- Campanha da Fraternidade.

• Interpretação.

• Gramática: classificação de encontro vocálico.

• Ortografia: uso das letras P e B / F e V.

• Significado de palavras.

• Ordem alfabética.

• Leitura fluente para facilitar a interpretação.

• Pesquisa em dicionário.

• Explorar corretamente a escrita de palavras.

• Material impresso.

• Dicionário

• Material do aluno.

Diária

Verificação da utilização correta dos conceitos literários e gramaticais de forma oral e escrita em atividades diversas.

Matemática

• D 16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinominal.

• D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• Introdução da divisão.

• Cálculos mentais, multiplicação e divisão por 2 e 3 (oral).

• Atividades matemáticas envolvendo: ordem crescente e decrescente, pares e ímpares, maior e menor, número de ordem e classes, composição e decomposição.

• Vizinhos.

• Solicitar aos alunos que efetuem algumas operações usando material concreto.

• Fazer com que o aluno compreenda que uma multiplicação é o mesmo que uma soma de parcelas iguais.

• Apresentar atividades de divisão usando material concreto.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

Diária

Observar o interesse e participação no desenvolvimento das atividades individuais e/ou em grupo.

Geografia

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: Representação geográfica do nosso planeta.

• Interpretação e atividades relacionadas ao texto.

• Explicar ao aluno como analisar mapas.

• Manuseio do Globo Terrestre.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

• Globo Terrestre.

2 aulas

Incentivar o aluno a se interessar pelo conteúdo.

Geometria

• Atividades sobre os diferentes tipos de linha.

• Construir atividades com desenhos de linhas: abertas e fechadas, simples e não simples e classificá-las.

• Pedir aos alunos que diferenciem o tipo de linha traçada.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

1 aula

Incentivar o aluno a se interessar pelo conteúdo.

História

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• Certidão de Nascimento.

• Linha do tempo.

• Árvore genealógica.

• Retirar informações de um modelo de uma Certidão de Nascimento.

• Completar a linha do tempo com fatos notáveis de sua vida.

• Nomear entes familiares mais próximos.

• Material impresso.

2 aulas

Incentivar o aluno a se interessar pelo conteúdo.

Educação Artística

• Pintura.

• Recorte do palhacinho.

• Propor aos alunos que tenham cuidado ao manusear a tesoura.

• Material impresso.

• Lápis de cor.

• Tesoura.

1 aula

Observar se o desempenho do aluno está de acordo com a atividade proposta.

Ciências

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Sistema solar.

• Interpretação.

• Cruzadinha.

• Conhecer o sistema solar e saber diferenciar estrelas, planetas e satélites.

• Material impresso.

2 aulas

Incentivar o aluno a se interessar pelo conteúdo.

Literatura

• Leitura de livros infantis e interpretação.

• Motivação para uma leitura fluente analisando texto e gravura.

• Livro de literatura infantil.

1 aula

Observação da aprendizagem por meio de atividades escritas no cadenro.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 17 a 23/03/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• Exploração de leitura fluente expressiva.

• Apresentação de letra legível.

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 6 – Identificar o tema de um texto.

• Textos: - Dia da Paz da Compreensão Mundial.

- Escola.

- Planeta Água.

• Interpretação.

• Caça Palavras.

• Classificação de palavras.

• Ordem alfabética.

• Avaliação.

• Leitura fluente para facilitar a interpretação.

• Explorar corretamente a escrita de palavras.

• Material impresso.

• Material do aluno.

Diária

• Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.

• Verificação de aprendizagem.

Matemática

• D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• D 19 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da adição e subtração.

• D 20 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão

• Cálculos mentais, multiplicação e divisão por 2, 3 e 4 (oral e escrito).

• Trabalhar números ordinais, cardinais e romanos, observando suas diferenças.

• Atividades de divisão.

• Situações problema envolvendo as 4 operações.

• Lembrar aos alunos que ao resolver as situações problema, devem raciocinar e não simplesmente efetuar operações.

• Verificar, depois de explicar, as diferenças entre os tipos de números, se os alunos compreenderem bem essa diferença.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

Diária

• Observação do desempenho nas atividades orais e escritas.

Geografia

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• Texto e Mapa da América do Sul.

• Interpretação.

• Orientar o aluno como analisar mapas, identificando os países que fazem e os que não fazem fronteira com o Brasil.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

2 aulas

• Valorizar do estudo da Geografia, para o entendimento da disciplina.

Geometria

• Classificando linhas.

• Revisar atividades com desenhos de linhas: abertas e fechadas, simples e não simples para avaliação.

• Pedir aos alunos que diferenciem o tipo de linha traçada.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

1 aula

Observar se o aluno consegue classificar os tipos de linhas.

História

• D 6 – Identificar o tema de um texto.

• Texto: Documentos oficiais.

• Carteira de Identidade.

• Explicar ao aluno a importância de documentos oficiais.

• Material impresso.

2 aulas

• Observação do desempenho da atividade realizada.

Educação Artística

• Confecção do palhacinho.

• Propor aos alunos que tenham cuidado ao manusear a tesoura.

• Material impresso.

• Lápis de cor.

• Tesoura.

• Copo descartável.

1 aula

Observar se o desempenho do aluno está de acordo com a atividade proposta.

Ciências

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Orientação: Pontos Cardeais.

• Mostrar aos alunos como encontrar as direções dos pontos cardeais.

• Material impresso.

2 aulas

• Verificação por meio de exercícios se o conteúdo foi entendido.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 24 a 30/03/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• Exploração de leitura fluente expressiva.

• Apresentação de letra legível.

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Textos: - A crise da Água.

- A menina comilona.

• Leitura fluente para facilitar a interpretação.

• Explorar corretamente a escrita de palavras.

• Material impresso.

• Material do aluno.

Diária

• Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.

• Verificação de aprendizagem.

Matemática

• D 15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

• D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• D 19 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da adição e subtração.

• D 20 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão

• Cálculos mentais, multiplicação e divisão por 2, 3, 4 e 5 (oral e escrito).

• Atividades de divisão.

• Atividades variadas, incluindo composição, decomposição, ordens e classes.

• Trabalhar as seis primeiras ordens.

• Situações problema envolvendo as 4 operações.

• Avaliação.

• Lembrar aos alunos que ao resolver as situações problema, devem raciocinar e não simplesmente efetuar operações.

• Explicar aos alunos a diferença entre ordens e classes de um número.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

Diária

• Observação do desempenho nas atividades orais e escritas.

• Verificação de aprendizagem.

Geografia

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• Avaliação – América do Sul.

• Orientar o aluno como analisar mapas, identificando os países que fazem e os que não fazem fronteira com o Brasil.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

2 aulas

• Verificação de aprendizagem.

Geometria

• Avaliação – classificação de linhas.

• Pedir aos alunos que diferenciem o tipo de linha traçada.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

1 aula

• Verificação de aprendizagem.

História

• D 6 – Identificar o tema de um texto.

• Avaliação – Eu e minha família.

• Composição da família.

• Material impresso.

2 aulas

• Verificação de aprendizagem.

Educação Artística

• Montagem da Árvore Genealógica.

• Propor aos alunos que tenham cuidado ao manusear a tesoura.

• Atentar aos alunos para colocação correta dos membros da família.

• Material impresso.

• Lápis de cor.

• Tesoura.

• Cola.

1 aula

• Verificação de aprendizagem.

Ciências

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Avaliação – Sistema solar e Pontos cardeais.

• Estimular os alunos no desenvolvimento das atividades.

• Material impresso.

2 aulas

• Verificação de aprendizagem.

Literatura

• Leitura de livros infantis.

• Teste avaliativo.

• Orientar os alunos para uma leitura fluente.

• Livros infantis.

1 aula

• Verificação de aprendizagem

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 31 a 06/04/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• Exploração de leitura fluente expressiva.

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Textos: - A mentirosa.

- A Páscoa – Avaliação.

• Orientar o aluno para que faça uma leitura fluente para facilitar a interpretação e atividades.

• Material impresso.

• Material do aluno.

Diária

• Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.

• Verificação de aprendizagem.

Matemática

• D 15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

• D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• D 19 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da adição e subtração.

• D 20 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão

• Trabalhar as seis primeiras ordens.

• Situações problema envolvendo as 4 operações.

• Avaliação.

• Reforçar para os alunos a diferença entre ordens e classes de um número.

• Cobrar dos alunos atenção ao resolver as atividades propostas.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

Diária

• Observação do desempenho nas atividades orais e escritas.

• Verificação de aprendizagem.

Geografia

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: Brasil.

• Mapa do Brasil.

• Orientar o aluno como analisar mapas, identificando as regiões do Brasil.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

2 aulas

• Observar a participação e o interesse dos alunos no desenvolvimento das atividades.

Geometria

• Diferentes tipos de reta.

• Pedir aos alunos que diferenciem os tipos de retas traçadas.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

1 aula

• Observar se o aluno consegue classificar os tipos de retas.

História

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• O mapa do Brasil.

• Mostrar aos alunos como o nosso país é dividido em suas regiões.

• Material impresso.

2 aulas

• Observação no desempenho da atividade realizada.

Educação Artística

• Montagem do mapa do Brasil.

• Propor aos alunos que tenham cuidado ao manusear a tesoura.

• Orientar os alunos na colocação correta das regiões.

• Material impresso.

• Lápis de cor.

• Tesoura.

• Cola.

1 aula

• Observação no desempenho da atividade realizada.

Ciências

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: Por que Plutão não mais um Planeta?

• Estimular os alunos no desenvolvimento das atividades.

• Material impresso.

2 aulas

• Durante a realização das atividades.

Literatura

• Leitura de livros infantis.

• Orientar os alunos para uma leitura fluente.

• Livros infantis.

1 aula

• Durante a realização das atividades.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 07 a 13/04/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• Exploração de leitura fluente expressiva.

• Aquisição do sistema de escrita.

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Textos: - O ovo diferente.

• Leitura informativa: - Hino Nacional.

• Motivar o aluno para os temas estudados.

• Promover um debate com o intuito de facilitar a interpretação.

• Material impresso.

• Material do aluno.

Diária

• Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.

Matemática

• D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• Adição, subtração, e divisão.

• As representações numéricas.

• Ordinais.

• Propor cálculo mentais que realcem e facilitem a resolução das operações.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

Diária

• Observação do desempenho nas atividades orais e escritas.

Geografia

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto e Mapa do Brasil.

• Teste avaliativo.

• Mostrar aos alunos como o nosso país é dividido em suas regiões.

• Material impresso.

2 aulas

• Observação no desempenho da atividade realizada.

• Verificação de aprendizagem.

Geometria

• Diferentes tipos de reta.

• Pedir aos alunos que diferenciem os tipos de retas traçadas.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

1 aula

• Observar se o aluno consegue classificar os tipos de retas.

História

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: - A lenda da Páscoa.

• Avaliação.

• Despertar nos alunos o real espírito da Páscoa.

• Material impresso.

2 aulas

• Observação no desempenho da atividade realizada.

• Verificação de aprendizagem.

Educação Artística

• Trabalhando com tangram (figuras planas).

• Orientar os alunos na montagem de um coelhinho usando peças do tangram.

• Material impresso.

• Lápis de cor.

• Tesoura.

• Cola.

1 aula

• Observação no desempenho da atividade realizada.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 14 a 17/04/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• Exploração de leitura fluente expressiva.

• Aquisição do sistema de escrita.

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• D 12 – Estabelecer relações lógico-discursiva presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

• Textos: - O novo mundo.

• Incentivar uma leitura fluente, destacando o tipo de texto.

• Material impresso.

• Material do aluno.

• Livro didático.

Diária

• Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.

Matemática

• D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

• D 15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• Adição, subtração, multiplicação e divisão.

• Atividades diversificadas de números naturais até a 6ª ordem.

• Avaliação.

• Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

Diária

• Observação no desenvolvimento das atividades.

• Verificação da aprendizagem.

Geografia

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 6 – Identificar o tema de um texto.

• O Estado de Minas Gerais.

• Trabalhar de forma clara para que o aluno conheça o seu estado através do mapa.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

2 aulas

• Observação no desempenho da atividade realizada.

Geometria

• Atividades sobre retas.

• Pedir aos alunos que diferenciem os tipos de retas traçadas.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

1 aula

• Observar se o aluno consegue classificar os tipos de retas.

História

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: - Os primeiros habitantes do Brasil.

• Explicar para os alunos o modo de vida dos primeiros habitantes do Brasil.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

2 aulas

• Observação no desempenho da atividade realizada.

Educação Artística

• Colagem com palitos de fósforo.

• Orientar os alunos para observar o local correto para colar os palitos de fósforo no indiozinho.

• Material impresso.

• Lápis de cor.

• Tesoura.

• Cola.

1 aula

• Observação no desempenho da atividade realizada.

Ciências

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• Movimentos da Terra.

• Mostrar à criança a diferença entre os movimentos e translação.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

2 aula

• Observação no desenvolvimento e interesse das atividades.

Literatura

• Filme: Viagem ao Céu.

• Assistir ao filme com bastante atenção para facilitar na avaliação de Astronomia.

• DVD.

1h15m

• Observar o interesse do aluno durante a exibição do filme.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 22 a 27/04/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• Exploração de leitura fluente expressiva.

• Aquisição do sistema de escrita.

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

D 4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• Textos: - Leitura de tirinha.

- Para onde você vai.

- O novo mundo.

• Avaliação.

• Incentivar uma leitura fluente, destacando os diferentes tipos de textos.

• Material impresso.

• Material do aluno.

• Livro didático.

Diária

• Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.

• Verificação da aprendizagem.

Matemática

• D 15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

• D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• Escrita por extenso, compondo, decompondo, nomeando ordens e classes.

• Atividades envolvendo as quatro operações.

• Avaliação.

• Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

Diária

• Observação no desenvolvimento das atividades.

• Verificação da aprendizagem.

História

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: - Inconfidência Mineira.

• Explicar para os alunos como foi o primeiro movimento de liberdade no Brasil.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

2 aulas

• Observação no desempenho da atividade realizada.

Educação Artística

• Colagem com palitos de fósforo.

• Orientar os alunos para observar o local correto para colar os palitos de fósforo na caravela.

• Material impresso.

• Lápis de cor.

• Tesoura.

• Cola.

1 aula

• Observação no desempenho da atividade realizada.

Ciências

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: - Tudo o que brilha no céu é uma estrela?

• Explicar sobre os diversos astros encontrados no céu.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

2 aula

• Observação no desenvolvimento e interesse das atividades.

Literatura

• Filme: Viagem ao Céu.

• Avaliação.

• Resolver as atividades com atenção, de acordo com o filme assistido.

• Material impresso.

1 aula

• Verificação de aprendizagem.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 28/04 a 04/05/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• Exploração de leitura fluente e expressiva.

• Aquisição do sistema de escrita.

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• Textos: - As centopeias e seus sapatinhos.

- Leitura de imagem.

• Promover uma aula prazerosa para facilitar na resolução de atividades.

• Material impresso.

• Material do aluno.

• Livro didático.

Diária

• Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.

Matemática

• D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• Adição, subtração, multiplicação por 10, 100 e 100 e divisão.

• Avaliação.

• Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

• Livro didático.

Diária

• Observação no desenvolvimento das atividades.

• Verificação da aprendizagem.

Geografia

• Avaliação: O Estado de Minas Gerais.

• Esclarecer dúvidas quando necessário.

• Material impresso.

2 aulas

• Verificação da aprendizagem.

Geometria

• Lados e vértices de um polígono.

• Explicar aos alunos a diferença entre lado e vértice de um polígono.

• Livro didático.

• Caderno do aluno.

1 aula

• Observar se o aluno consegue distinguir lado de vértice.

História

• Avaliação: Inconfidência Mineira.

• Esclarecer dúvidas quando necessário.

• Material impresso.

2 aulas

• Verificação da aprendizagem.

Educação Artística

• Pintura em mosaico.

• Orientar os alunos na combinação de cores.

• Material impresso.

• Lápis de cor.

1 aula

• Observação no desempenho da atividade realizada.

Ciências

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Formas e fontes de energia.

• Mostrar à criança as diversas fontes de energia.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

2 aula

• Observação no desenvolvimento e interesse das atividades.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 05 a 11/05/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Textos: - Meios de comunicação.

- Mãe com medo de lagartixa.

- A natureza da paisagem.

• Trabalhar de forma que os alunos entendam a importância dos meios de comunicação.

▪ Fazer a leitura individual e coletiva para melhor entender o texto.

▪ Explorar a criatividade de observação.

• Material impresso.

• Material do aluno.

• Livro didático.

Diária

• Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.

Matemática

• D 15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• Atividades variadas envolvendo números naturais, dobro e triplo de um número natural.

• Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

Diária

• Observação no desenvolvimento das atividades.

Geografia

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto e mapa: Meu município.

• Esclarecer dúvidas quando necessário.

• Material impresso.

2 aulas

• Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades.

Geometria

• Atividades sobre polígonos.

• Explicar aos alunos as diferentes formas de um polígono.

• Livro didático.

• Caderno do aluno.

1 aula

• Observar se o aluno consegue nomear os polígonos de acordo com sua forma.

História

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: - Meios de comunicação

• Trabalhar de forma que os alunos entendam a importância dos meios de comunicação.

• Material impresso.

• Material do aluno.

2 aulas

• Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades.

Educação Artística

•Confecção de um cartão para a mamãe.

• Orientar os alunos na combinação de cores.

• Material impresso.

• Lápis de cor.

▪ Tesoura.

1 aula

• Observação no desempenho da atividade realizada.

Ciências

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Energia elétrica: o conforto em nossas vidas.

• Mostrar à criança o caminho percorrido pela energia elétrica até os nossos lares.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

2 aulas

• Observação no desenvolvimento e interesse das atividades.

Literatura

▪ Turma da Mônica em: Não seja esbanjão.

▪ Mostrar as formas certas e erradas no uso da energia elétrica.

▪ Gibi da Turma da Mônica.

1 aula

▪ Observar a participação do aluno na aprendizagem.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 12 a 18/05/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português/Ciências

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Textos: - Astronomia – Galileu Galilei.

▪ Tipos de eclipses.

▪ Pouso lunar.

▪ Dois caminhos.

▪ Avaliação de astronomia.

• Trabalhar de forma que os alunos entendam a importância da astronomia em nossas vidas

▪ Fazer a leitura individual e coletiva para melhor entender os textos.

• Material impresso.

• Material do aluno.

Diária

• Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.

▪ Verificação de aprendizagem.

Matemática

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• Atividades de divisão para fixação.

• Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

Diária

• Observação no desenvolvimento das atividades.

Geografia/Ciências

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Textos: - Haja energia (explorar a oralidade).

- Fonte de luz (leitura e interpretação).

• Orientar os alunos na resolução das atividades.

• Material impresso.

2 aulas

• Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades.

História

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: - Abolição da escravatura.

• Explicar para o aluno como era a vida dos negros na época da escravidão.

• Material impresso.

• Material do aluno.

2 aulas

• Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades.

Literatura

▪ Leitura de livros infantis.

▪ Aprimorar a leitura e escrita do aluno.

▪ Livros infantis.

1 aula

▪ Verificar a escrita correta.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor: Nilza Urgal Gonçalves

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno: Tarde

Data: 19 a 25/05/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 6 – Identificar o tema de um texto.

• Textos: - A cabra, o cabrito e o lobo - Avaliação.

- As aventuras de Kat.

- O menino marrom.

▪ Fazer a leitura individual e coletiva para melhor entender os textos.

• Material impresso.

• Material do aluno.

Diária

• Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.

▪ Verificação de aprendizagem.

Matemática

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

▪ D 23 – Resolver atividades utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

• Atividades do livro didático páginas 116 e 117.

▪ Teste: atividades de multiplicação e divisão.

▪ Sistema monetário.

• Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

Diária

• Observação no desenvolvimento das atividades.

▪ Verificação de aprendizagem.

Geografia

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: - Meu município – Avaliação.

▪ Os primeiros habitantes das terras do Brasil.

• Orientar os alunos na resolução das atividades.

• Material impresso.

▪ Livro didático.

2 aulas

• Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades.

▪ Verificação de aprendizagem.

História

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: - Abolição da escravatura – Avaliação.

▪ História de Guidoval.

• Mostrar para o aluno como surgiu o município de Guidoval.

• Material impresso.

• Material do aluno.

2 aulas

• Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades.

▪ Verificação de aprendizagem.

Ciências

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

▪ Diversidade, característica de animais.

▪ Mostrar ao aluno diferenças e semelhanças de animais.

▪ Livro didático.

• Material impresso.

• Material do aluno.

2 aulas

▪ Observar o interesse do aluno pelo conteúdo.

Geometria

- Polígonos.

- Avaliação.

▪ Diferenciar formas, faces e versos de polígonos.

▪ Material impresso.

1 aula

▪ Verificação de aprendizagem.

Artes

- Confecção da Bandeira de Guidoval.

▪ Mostrar aos alunos cores e forma da Bandeira de Guidoval.

▪ Material impresso.

1 aula

▪ Observar a percepção e colocação das cores.

Literatura

▪ Leitura de livros infantis.

▪ Aprimorar a leitura e escrita do aluno.

▪ Livros infantis.

1 aula

▪ Verificar a escrita correta.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 26 a 01/06/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

• D 12 – Estabelecer relações lógico-discursiva presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

• Textos: - O menino marrom.

- Pacífico: o gato.

- Parque estadual.

▪ Avaliação.

▪ Fazer a leitura individual e coletiva para melhor entender os textos.

▪ Interpretação.

▪ Atividades gramaticais.

• Material impresso.

• Material do aluno.

▪ Livro didático.

Diária

• Observar se o aluno é capaz de inferir o sentido da palavra ou expressão.

▪ Verificação de aprendizagem.

Matemática

• D 16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinominal.

• D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• Atividades envolvendo as quatro operações.

▪ Atividades variadas envolvendo números naturais até a 6ª ordem.

▪ Avaliação.

• Sempre que necessário usar material concreto para facilitar o entendimento e a resolução das atividades.

• Material impresso.

• Caderno do aluno.

▪ Material concreto.

Diária

• Observar a atenção e o interesse do aluno no decorrer da aula.

▪ Verificação de aprendizagem.

Geografia

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

• Texto: - Ocupando espaço.

• Orientar os alunos na observação de gravuras e mapas para melhor interpretação.

• Material impresso.

▪ Livro didático.

2 aulas

• Verificar se o aluno distingue espaço urbano e rural.

História

• D 6 – Identificar o tema de um texto.

• Texto: - Primeiros habitantes.

• Orientar na observação das fotos e das legendas antes da leitura do texto. Após a observação das imagens fazer uma leitura do texto destacando as informações obtidas.

• Material do aluno.

▪ Livro didático.

2 aulas

▪ Observar se o aluno é capaz de identificar o tema ou assunto principal do texto.

Ciências

• D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

▪ Diversidade, característica dos artrópodes e miriápodes.

▪ Ampliar o conhecimento sobre a classificação biológica dos seres vivos (forma, tamanho, etc.).

▪ Livro didático.

• Material impresso.

• Material do aluno.

2 aulas

▪ Após o estudo observar se o aluno é capaz de desenvolver as atividades propostas.

Geometria

- Continuação de polígonos.

▪ Diferenciar formas, faces e versos de polígonos.

▪ Material impresso.

1 aula

▪ Observar se os alunos conseguem classificar os polígonos.

Artes

- Ilustração de textos.

▪ Orientar os alunos que sua ilustração deve ser de acordo com o tema.

▪ Material do aluno.

1 aula

▪ Observar a criatividade do aluno.

Literatura

▪ Leitura de livros infantis.

▪ Aprimorar o raciocínio e a criatividade do aluno.

▪ Livros infantis.

1 aula

▪ Verificar se o aluno é capaz de reproduzir uma história ouvida.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor:

Turma: 4° Ano de Escolaridade

Turno:

Data: 02 a 08/06/2009

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Português

• D 1 – Localizar informações explícitas em um texto.

• D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

• D 12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

• Textos: - Adoro Festa Junina.

- Padre José de Anchieta.

- Leitura individual de coletiva, interpretacão, atividades gramaticais, diagama e cruzadnha.

▪ Orientar aos alunos para que desenvolvam as atividades observadno a grafia das palavras.

• Material impresso.

• Material do aluno.

Diária

• Observar a entonação da leitura e a escrita correta.

Matemática

• D 16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinominal.

• D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

• D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

• Atividades variadas envolvendo números até a 6ª ordem.

▪ Pesquisando preços, descobrindo valores.

▪ Atividades envolvendo as quatro operações.

• Trabalhar de forma clara e expressiva procurando esclarecer toda e qualquer dúvida.

• Material do aluno.

Diária

• Observar se o aluno domina as quatro operações.

Geografia/História

• D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

• Texto: - Origem e tradições da Festa Junina.

• Mostrar aos alunos a diversidade da história e tradição da Festa Junina.

• Material impresso.

2 aulas

• Observar o interesse do aluno na conclusão das atividades.

Ciências

• D 6 – Identificar o tema de um texto.

▪ Texto e interpretação: - Meio ambiente.

▪ Fazer uma verificação prévia do que os alunos sabem a respeito dos problemas ambientais.

• Material impresso.

• Material do aluno.

2 aulas

▪ Levantar questões para averiguar se o conteúdo que foi dado foi aprendido.

Artes

- Ilustração de textos.

▪ Orientar os alunos que sua ilustração deve ser de acordo com o tema.

▪ Material do aluno.

1 aula

▪ Observar a criatividade do aluno.

Literatura

▪ Leitura de livros infantis.

▪ Aprimorar o raciocínio e a criatividade do aluno.

▪ Livros infantis.

1 aula

▪ Verificar se o aluno é capaz de reproduzir uma história lida.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor: _______________________________________________________________________________

Turma: __________________________________________________________________________________

Turno: ________________

Data: ________________

Conteúdos

(tema/unidade/tópico)

Atividades previstas

Estratégias (metodologia)

Recursos materiais

Duração

Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário