ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 10 a 16/03/2009
| ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • Compreensão e valorização da cultura e da escrita. • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. • D 6 – Identificar o tema de um texto. | • Textos: - Bilhete de passagem. - Biblioteca. - Campanha da Fraternidade. • Interpretação. • Gramática: classificação de encontro vocálico. • Ortografia: uso das letras P e B / F e V. • Significado de palavras. • Ordem alfabética. | • Leitura fluente para facilitar a interpretação. • Pesquisa em dicionário. • Explorar corretamente a escrita de palavras. | • Material impresso. • Dicionário • Material do aluno. | Diária | Verificação da utilização correta dos conceitos literários e gramaticais de forma oral e escrita em atividades diversas. |
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinominal. • D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. | • Introdução da divisão. • Cálculos mentais, multiplicação e divisão por 2 e 3 (oral). • Atividades matemáticas envolvendo: ordem crescente e decrescente, pares e ímpares, maior e menor, número de ordem e classes, composição e decomposição. • Vizinhos. | • Solicitar aos alunos que efetuem algumas operações usando material concreto. • Fazer com que o aluno compreenda que uma multiplicação é o mesmo que uma soma de parcelas iguais. • Apresentar atividades de divisão usando material concreto. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | Diária | Observar o interesse e participação no desenvolvimento das atividades individuais e/ou em grupo. |
|
|
|
|
|
|
Geografia • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: Representação geográfica do nosso planeta. • Interpretação e atividades relacionadas ao texto. | • Explicar ao aluno como analisar mapas. • Manuseio do Globo Terrestre. | • Material impresso. • Caderno do aluno. • Globo Terrestre. | 2 aulas | Incentivar o aluno a se interessar pelo conteúdo. |
Geometria • Atividades sobre os diferentes tipos de linha. | • Construir atividades com desenhos de linhas: abertas e fechadas, simples e não simples e classificá-las. | • Pedir aos alunos que diferenciem o tipo de linha traçada. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 1 aula | Incentivar o aluno a se interessar pelo conteúdo. |
|
|
|
|
|
|
História • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. | • Certidão de Nascimento. • Linha do tempo. • Árvore genealógica. | • Retirar informações de um modelo de uma Certidão de Nascimento. • Completar a linha do tempo com fatos notáveis de sua vida. • Nomear entes familiares mais próximos. | • Material impresso. | 2 aulas | Incentivar o aluno a se interessar pelo conteúdo. |
|
|
|
|
|
|
Educação Artística | • Pintura. • Recorte do palhacinho. | • Propor aos alunos que tenham cuidado ao manusear a tesoura. | • Material impresso. • Lápis de cor. • Tesoura. | 1 aula | Observar se o desempenho do aluno está de acordo com a atividade proposta. |
|
|
|
|
|
|
Ciências • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Sistema solar. • Interpretação. • Cruzadinha. | • Conhecer o sistema solar e saber diferenciar estrelas, planetas e satélites. | • Material impresso.
| 2 aulas | Incentivar o aluno a se interessar pelo conteúdo. |
|
|
|
|
|
|
Literatura | • Leitura de livros infantis e interpretação. | • Motivação para uma leitura fluente analisando texto e gravura. | • Livro de literatura infantil. | 1 aula | Observação da aprendizagem por meio de atividades escritas no cadenro. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 17 a 23/03/2009
| ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • Exploração de leitura fluente expressiva. • Apresentação de letra legível. • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 6 – Identificar o tema de um texto. | • Textos: - Dia da Paz da Compreensão Mundial. - Escola. - Planeta Água. • Interpretação. • Caça Palavras. • Classificação de palavras. • Ordem alfabética. • Avaliação. | • Leitura fluente para facilitar a interpretação. • Explorar corretamente a escrita de palavras. | • Material impresso. • Material do aluno. | Diária | • Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados. • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. • D 19 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da adição e subtração. • D 20 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão | • Cálculos mentais, multiplicação e divisão por 2, 3 e 4 (oral e escrito). • Trabalhar números ordinais, cardinais e romanos, observando suas diferenças. • Atividades de divisão. • Situações problema envolvendo as 4 operações. | • Lembrar aos alunos que ao resolver as situações problema, devem raciocinar e não simplesmente efetuar operações. • Verificar, depois de explicar, as diferenças entre os tipos de números, se os alunos compreenderem bem essa diferença. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | Diária | • Observação do desempenho nas atividades orais e escritas.
|
|
|
|
|
|
|
Geografia • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. | • Texto e Mapa da América do Sul. • Interpretação. | • Orientar o aluno como analisar mapas, identificando os países que fazem e os que não fazem fronteira com o Brasil. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 2 aulas | • Valorizar do estudo da Geografia, para o entendimento da disciplina. |
|
|
|
|
|
|
Geometria • Classificando linhas. | • Revisar atividades com desenhos de linhas: abertas e fechadas, simples e não simples para avaliação. | • Pedir aos alunos que diferenciem o tipo de linha traçada. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 1 aula | Observar se o aluno consegue classificar os tipos de linhas. |
|
|
|
|
|
|
História • D 6 – Identificar o tema de um texto. | • Texto: Documentos oficiais. • Carteira de Identidade. | • Explicar ao aluno a importância de documentos oficiais. | • Material impresso. | 2 aulas | • Observação do desempenho da atividade realizada. |
|
|
|
|
|
|
Educação Artística | • Confecção do palhacinho. | • Propor aos alunos que tenham cuidado ao manusear a tesoura. | • Material impresso. • Lápis de cor. • Tesoura. • Copo descartável. | 1 aula | Observar se o desempenho do aluno está de acordo com a atividade proposta. |
|
|
|
|
|
|
Ciências • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Orientação: Pontos Cardeais. | • Mostrar aos alunos como encontrar as direções dos pontos cardeais. | • Material impresso.
| 2 aulas | • Verificação por meio de exercícios se o conteúdo foi entendido. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 24 a 30/03/2009 | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • Exploração de leitura fluente expressiva. • Apresentação de letra legível. • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Textos: - A crise da Água. - A menina comilona. | • Leitura fluente para facilitar a interpretação. • Explorar corretamente a escrita de palavras. | • Material impresso. • Material do aluno. | Diária | • Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados. • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. • D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. • D 19 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da adição e subtração. • D 20 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão | • Cálculos mentais, multiplicação e divisão por 2, 3, 4 e 5 (oral e escrito). • Atividades de divisão. • Atividades variadas, incluindo composição, decomposição, ordens e classes. • Trabalhar as seis primeiras ordens. • Situações problema envolvendo as 4 operações. • Avaliação. | • Lembrar aos alunos que ao resolver as situações problema, devem raciocinar e não simplesmente efetuar operações. • Explicar aos alunos a diferença entre ordens e classes de um número. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | Diária | • Observação do desempenho nas atividades orais e escritas. • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Geografia • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. | • Avaliação – América do Sul. | • Orientar o aluno como analisar mapas, identificando os países que fazem e os que não fazem fronteira com o Brasil. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 2 aulas | • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Geometria
| • Avaliação – classificação de linhas. | • Pedir aos alunos que diferenciem o tipo de linha traçada. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 1 aula | • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
História • D 6 – Identificar o tema de um texto. | • Avaliação – Eu e minha família. | • Composição da família. | • Material impresso. | 2 aulas | • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Educação Artística | • Montagem da Árvore Genealógica. | • Propor aos alunos que tenham cuidado ao manusear a tesoura. • Atentar aos alunos para colocação correta dos membros da família. | • Material impresso. • Lápis de cor. • Tesoura. • Cola. | 1 aula | • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Ciências • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Avaliação – Sistema solar e Pontos cardeais. | • Estimular os alunos no desenvolvimento das atividades. | • Material impresso.
| 2 aulas | • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Literatura | • Leitura de livros infantis. • Teste avaliativo. | • Orientar os alunos para uma leitura fluente. | • Livros infantis. | 1 aula | • Verificação de aprendizagem |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 31 a 06/04/2009 | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • Exploração de leitura fluente expressiva. • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Textos: - A mentirosa. - A Páscoa – Avaliação. | • Orientar o aluno para que faça uma leitura fluente para facilitar a interpretação e atividades.
| • Material impresso. • Material do aluno. | Diária | • Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados. • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. • D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. • D 19 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da adição e subtração. • D 20 – Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão | • Trabalhar as seis primeiras ordens. • Situações problema envolvendo as 4 operações. • Avaliação. | • Reforçar para os alunos a diferença entre ordens e classes de um número. • Cobrar dos alunos atenção ao resolver as atividades propostas. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | Diária | • Observação do desempenho nas atividades orais e escritas. • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Geografia • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: Brasil. • Mapa do Brasil. | • Orientar o aluno como analisar mapas, identificando as regiões do Brasil. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 2 aulas | • Observar a participação e o interesse dos alunos no desenvolvimento das atividades. |
|
|
|
|
|
|
Geometria
| • Diferentes tipos de reta. | • Pedir aos alunos que diferenciem os tipos de retas traçadas. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 1 aula | • Observar se o aluno consegue classificar os tipos de retas. |
|
|
|
|
|
|
História • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • O mapa do Brasil. | • Mostrar aos alunos como o nosso país é dividido em suas regiões. | • Material impresso. | 2 aulas | • Observação no desempenho da atividade realizada. |
|
|
|
|
|
|
Educação Artística | • Montagem do mapa do Brasil. | • Propor aos alunos que tenham cuidado ao manusear a tesoura. • Orientar os alunos na colocação correta das regiões. | • Material impresso. • Lápis de cor. • Tesoura. • Cola. | 1 aula | • Observação no desempenho da atividade realizada. |
|
|
|
|
|
|
Ciências • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: Por que Plutão não mais um Planeta? | • Estimular os alunos no desenvolvimento das atividades. | • Material impresso.
| 2 aulas | • Durante a realização das atividades. |
|
|
|
|
|
|
Literatura | • Leitura de livros infantis. | • Orientar os alunos para uma leitura fluente. | • Livros infantis. | 1 aula | • Durante a realização das atividades. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 07 a 13/04/2009 | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • Exploração de leitura fluente expressiva. • Aquisição do sistema de escrita. • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Textos: - O ovo diferente. • Leitura informativa: - Hino Nacional. | • Motivar o aluno para os temas estudados. • Promover um debate com o intuito de facilitar a interpretação. | • Material impresso. • Material do aluno. | Diária | • Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.
|
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. | • Adição, subtração, e divisão. • As representações numéricas. • Ordinais. | • Propor cálculo mentais que realcem e facilitem a resolução das operações. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | Diária | • Observação do desempenho nas atividades orais e escritas. |
|
|
|
|
|
|
Geografia • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto e Mapa do Brasil. • Teste avaliativo. | • Mostrar aos alunos como o nosso país é dividido em suas regiões. | • Material impresso. | 2 aulas | • Observação no desempenho da atividade realizada. • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Geometria
| • Diferentes tipos de reta. | • Pedir aos alunos que diferenciem os tipos de retas traçadas. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 1 aula | • Observar se o aluno consegue classificar os tipos de retas. |
|
|
|
|
|
|
História • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: - A lenda da Páscoa. • Avaliação. | • Despertar nos alunos o real espírito da Páscoa. | • Material impresso. | 2 aulas | • Observação no desempenho da atividade realizada. • Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Educação Artística | • Trabalhando com tangram (figuras planas). | • Orientar os alunos na montagem de um coelhinho usando peças do tangram. | • Material impresso. • Lápis de cor. • Tesoura. • Cola. | 1 aula | • Observação no desempenho da atividade realizada. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 14 a 17/04/2009 | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • Exploração de leitura fluente expressiva. • Aquisição do sistema de escrita. • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. • D 12 – Estabelecer relações lógico-discursiva presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. | • Textos: - O novo mundo.
| • Incentivar uma leitura fluente, destacando o tipo de texto. | • Material impresso. • Material do aluno. • Livro didático. | Diária | • Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.
|
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. • D 15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. | • Adição, subtração, multiplicação e divisão. • Atividades diversificadas de números naturais até a 6ª ordem. • Avaliação. | • Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | Diária | • Observação no desenvolvimento das atividades. • Verificação da aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Geografia • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 6 – Identificar o tema de um texto. | • O Estado de Minas Gerais. | • Trabalhar de forma clara para que o aluno conheça o seu estado através do mapa. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 2 aulas | • Observação no desempenho da atividade realizada. |
|
|
|
|
|
|
Geometria
| • Atividades sobre retas. | • Pedir aos alunos que diferenciem os tipos de retas traçadas. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 1 aula | • Observar se o aluno consegue classificar os tipos de retas. |
|
|
|
|
|
|
História • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: - Os primeiros habitantes do Brasil. | • Explicar para os alunos o modo de vida dos primeiros habitantes do Brasil. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 2 aulas | • Observação no desempenho da atividade realizada. |
|
|
|
|
|
|
Educação Artística | • Colagem com palitos de fósforo. | • Orientar os alunos para observar o local correto para colar os palitos de fósforo no indiozinho. | • Material impresso. • Lápis de cor. • Tesoura. • Cola. | 1 aula | • Observação no desempenho da atividade realizada. |
|
|
|
|
|
|
Ciências • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. | • Movimentos da Terra. | • Mostrar à criança a diferença entre os movimentos e translação. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 2 aula | • Observação no desenvolvimento e interesse das atividades. |
|
|
|
|
|
|
Literatura | • Filme: Viagem ao Céu. | • Assistir ao filme com bastante atenção para facilitar na avaliação de Astronomia. | • DVD. | 1h15m | • Observar o interesse do aluno durante a exibição do filme. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 22 a 27/04/2009 | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • Exploração de leitura fluente expressiva. • Aquisição do sistema de escrita. • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. D 4 – Inferir uma informação implícita em um texto. • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. | • Textos: - Leitura de tirinha. - Para onde você vai. - O novo mundo. • Avaliação.
| • Incentivar uma leitura fluente, destacando os diferentes tipos de textos. | • Material impresso. • Material do aluno. • Livro didático. | Diária | • Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados. • Verificação da aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. • D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. | • Escrita por extenso, compondo, decompondo, nomeando ordens e classes. • Atividades envolvendo as quatro operações. • Avaliação. | • Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | Diária | • Observação no desenvolvimento das atividades. • Verificação da aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
História • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: - Inconfidência Mineira. | • Explicar para os alunos como foi o primeiro movimento de liberdade no Brasil. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 2 aulas | • Observação no desempenho da atividade realizada. |
|
|
|
|
|
|
Educação Artística | • Colagem com palitos de fósforo. | • Orientar os alunos para observar o local correto para colar os palitos de fósforo na caravela. | • Material impresso. • Lápis de cor. • Tesoura. • Cola. | 1 aula | • Observação no desempenho da atividade realizada. |
|
|
|
|
|
|
Ciências • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: - Tudo o que brilha no céu é uma estrela? | • Explicar sobre os diversos astros encontrados no céu. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 2 aula | • Observação no desenvolvimento e interesse das atividades. |
|
|
|
|
|
|
Literatura | • Filme: Viagem ao Céu. • Avaliação. | • Resolver as atividades com atenção, de acordo com o filme assistido. | • Material impresso. | 1 aula | • Verificação de aprendizagem. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 28/04 a 04/05/2009 | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • Exploração de leitura fluente e expressiva. • Aquisição do sistema de escrita. • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. | • Textos: - As centopeias e seus sapatinhos. - Leitura de imagem.
| • Promover uma aula prazerosa para facilitar na resolução de atividades. | • Material impresso. • Material do aluno. • Livro didático. | Diária | • Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.
|
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. | • Adição, subtração, multiplicação por 10, 100 e 100 e divisão. • Avaliação. | • Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades. | • Material impresso. • Caderno do aluno. • Livro didático. | Diária | • Observação no desenvolvimento das atividades. • Verificação da aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Geografia
| • Avaliação: O Estado de Minas Gerais. | • Esclarecer dúvidas quando necessário. | • Material impresso. | 2 aulas | • Verificação da aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Geometria
| • Lados e vértices de um polígono. | • Explicar aos alunos a diferença entre lado e vértice de um polígono. | • Livro didático. • Caderno do aluno. | 1 aula | • Observar se o aluno consegue distinguir lado de vértice. |
|
|
|
|
|
|
História
| • Avaliação: Inconfidência Mineira. | • Esclarecer dúvidas quando necessário. | • Material impresso.
| 2 aulas | • Verificação da aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Educação Artística | • Pintura em mosaico. | • Orientar os alunos na combinação de cores. | • Material impresso. • Lápis de cor.
| 1 aula | • Observação no desempenho da atividade realizada. |
|
|
|
|
|
|
Ciências • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Formas e fontes de energia. | • Mostrar à criança as diversas fontes de energia. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 2 aula | • Observação no desenvolvimento e interesse das atividades. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 05 a 11/05/2009 | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Textos: - Meios de comunicação. - Mãe com medo de lagartixa. - A natureza da paisagem.
| • Trabalhar de forma que os alunos entendam a importância dos meios de comunicação. ▪ Fazer a leitura individual e coletiva para melhor entender o texto. ▪ Explorar a criatividade de observação. | • Material impresso. • Material do aluno. • Livro didático. | Diária | • Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados.
|
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. | • Atividades variadas envolvendo números naturais, dobro e triplo de um número natural. | • Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | Diária | • Observação no desenvolvimento das atividades. |
|
|
|
|
|
|
Geografia • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto e mapa: Meu município. | • Esclarecer dúvidas quando necessário. | • Material impresso. | 2 aulas | • Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades. |
|
|
|
|
|
|
Geometria
| • Atividades sobre polígonos. | • Explicar aos alunos as diferentes formas de um polígono. | • Livro didático. • Caderno do aluno. | 1 aula | • Observar se o aluno consegue nomear os polígonos de acordo com sua forma. |
|
|
|
|
|
|
História • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: - Meios de comunicação | • Trabalhar de forma que os alunos entendam a importância dos meios de comunicação. | • Material impresso. • Material do aluno. | 2 aulas | • Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades. |
|
|
|
|
|
|
Educação Artística | •Confecção de um cartão para a mamãe. | • Orientar os alunos na combinação de cores. | • Material impresso. • Lápis de cor. ▪ Tesoura.
| 1 aula | • Observação no desempenho da atividade realizada. |
|
|
|
|
|
|
Ciências • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Energia elétrica: o conforto em nossas vidas. | • Mostrar à criança o caminho percorrido pela energia elétrica até os nossos lares. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | 2 aulas | • Observação no desenvolvimento e interesse das atividades. |
|
|
|
|
|
|
Literatura | ▪ Turma da Mônica em: Não seja esbanjão. | ▪ Mostrar as formas certas e erradas no uso da energia elétrica. | ▪ Gibi da Turma da Mônica. | 1 aula | ▪ Observar a participação do aluno na aprendizagem. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 12 a 18/05/2009 | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português/Ciências • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Textos: - Astronomia – Galileu Galilei. ▪ Tipos de eclipses. ▪ Pouso lunar. ▪ Dois caminhos. ▪ Avaliação de astronomia.
| • Trabalhar de forma que os alunos entendam a importância da astronomia em nossas vidas ▪ Fazer a leitura individual e coletiva para melhor entender os textos. | • Material impresso. • Material do aluno. | Diária | • Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados. ▪ Verificação de aprendizagem.
|
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. | • Atividades de divisão para fixação. | • Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | Diária | • Observação no desenvolvimento das atividades. |
|
|
|
|
|
|
Geografia/Ciências • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Textos: - Haja energia (explorar a oralidade). - Fonte de luz (leitura e interpretação). | • Orientar os alunos na resolução das atividades. | • Material impresso. | 2 aulas | • Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades. |
|
|
|
|
|
|
História • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: - Abolição da escravatura. | • Explicar para o aluno como era a vida dos negros na época da escravidão. | • Material impresso. • Material do aluno. | 2 aulas | • Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades. |
|
|
|
|
|
|
Literatura | ▪ Leitura de livros infantis. | ▪ Aprimorar a leitura e escrita do aluno. | ▪ Livros infantis. | 1 aula | ▪ Verificar a escrita correta. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Nilza Urgal Gonçalves Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Tarde Data: 19 a 25/05/2009 | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 6 – Identificar o tema de um texto. | • Textos: - A cabra, o cabrito e o lobo - Avaliação. - As aventuras de Kat. - O menino marrom.
| ▪ Fazer a leitura individual e coletiva para melhor entender os textos. | • Material impresso. • Material do aluno. | Diária | • Observar a leitura do aluno, verificando a entonação, ritmo e pontuação adequados. ▪ Verificação de aprendizagem.
|
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. ▪ D 23 – Resolver atividades utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. | • Atividades do livro didático páginas 116 e 117. ▪ Teste: atividades de multiplicação e divisão. ▪ Sistema monetário. | • Trabalhar de forma clara e expressiva, orientando os alunos na resolução das atividades. | • Material impresso. • Caderno do aluno. | Diária | • Observação no desenvolvimento das atividades. ▪ Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Geografia • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: - Meu município – Avaliação. ▪ Os primeiros habitantes das terras do Brasil. | • Orientar os alunos na resolução das atividades. | • Material impresso. ▪ Livro didático. | 2 aulas | • Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades. ▪ Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
História • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: - Abolição da escravatura – Avaliação. ▪ História de Guidoval. | • Mostrar para o aluno como surgiu o município de Guidoval. | • Material impresso. • Material do aluno. | 2 aulas | • Verificar o interesse do aluno na resolução das atividades. ▪ Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Ciências • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. | ▪ Diversidade, característica de animais. | ▪ Mostrar ao aluno diferenças e semelhanças de animais. | ▪ Livro didático. • Material impresso. • Material do aluno. | 2 aulas | ▪ Observar o interesse do aluno pelo conteúdo. |
|
|
|
|
|
|
Geometria | - Polígonos. - Avaliação. | ▪ Diferenciar formas, faces e versos de polígonos. | ▪ Material impresso. | 1 aula | ▪ Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Artes | - Confecção da Bandeira de Guidoval. | ▪ Mostrar aos alunos cores e forma da Bandeira de Guidoval. | ▪ Material impresso. | 1 aula | ▪ Observar a percepção e colocação das cores. |
|
|
|
|
|
|
Literatura | ▪ Leitura de livros infantis. | ▪ Aprimorar a leitura e escrita do aluno. | ▪ Livros infantis. | 1 aula | ▪ Verificar a escrita correta. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 26 a 01/06/2009 | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. • D 12 – Estabelecer relações lógico-discursiva presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. | • Textos: - O menino marrom. - Pacífico: o gato. - Parque estadual. ▪ Avaliação. | ▪ Fazer a leitura individual e coletiva para melhor entender os textos. ▪ Interpretação. ▪ Atividades gramaticais. | • Material impresso. • Material do aluno. ▪ Livro didático. | Diária | • Observar se o aluno é capaz de inferir o sentido da palavra ou expressão. ▪ Verificação de aprendizagem.
|
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinominal. • D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. | • Atividades envolvendo as quatro operações. ▪ Atividades variadas envolvendo números naturais até a 6ª ordem. ▪ Avaliação. | • Sempre que necessário usar material concreto para facilitar o entendimento e a resolução das atividades. | • Material impresso. • Caderno do aluno. ▪ Material concreto. | Diária | • Observar a atenção e o interesse do aluno no decorrer da aula. ▪ Verificação de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
Geografia • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. | • Texto: - Ocupando espaço. | • Orientar os alunos na observação de gravuras e mapas para melhor interpretação. | • Material impresso. ▪ Livro didático. | 2 aulas | • Verificar se o aluno distingue espaço urbano e rural. |
|
|
|
|
|
|
História • D 6 – Identificar o tema de um texto. | • Texto: - Primeiros habitantes. | • Orientar na observação das fotos e das legendas antes da leitura do texto. Após a observação das imagens fazer uma leitura do texto destacando as informações obtidas. | • Material do aluno. ▪ Livro didático. | 2 aulas | ▪ Observar se o aluno é capaz de identificar o tema ou assunto principal do texto. |
|
|
|
|
|
|
Ciências • D 5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso. | ▪ Diversidade, característica dos artrópodes e miriápodes. | ▪ Ampliar o conhecimento sobre a classificação biológica dos seres vivos (forma, tamanho, etc.). | ▪ Livro didático. • Material impresso. • Material do aluno. | 2 aulas | ▪ Após o estudo observar se o aluno é capaz de desenvolver as atividades propostas. |
|
|
|
|
|
|
Geometria | - Continuação de polígonos. | ▪ Diferenciar formas, faces e versos de polígonos. | ▪ Material impresso. | 1 aula | ▪ Observar se os alunos conseguem classificar os polígonos. |
|
|
|
|
|
|
Artes | - Ilustração de textos. | ▪ Orientar os alunos que sua ilustração deve ser de acordo com o tema. | ▪ Material do aluno. | 1 aula | ▪ Observar a criatividade do aluno. |
|
|
|
|
|
|
Literatura | ▪ Leitura de livros infantis. | ▪ Aprimorar o raciocínio e a criatividade do aluno. | ▪ Livros infantis. | 1 aula | ▪ Verificar se o aluno é capaz de reproduzir uma história ouvida. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Turma: 4° Ano de Escolaridade
|
Turno: Data: 02 a 08/06/2009 | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
Português • D 1 – Localizar informações explícitas em um texto. • D 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. • D 12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. | • Textos: - Adoro Festa Junina. - Padre José de Anchieta. - Leitura individual de coletiva, interpretacão, atividades gramaticais, diagama e cruzadnha. | ▪ Orientar aos alunos para que desenvolvam as atividades observadno a grafia das palavras. | • Material impresso. • Material do aluno. | Diária | • Observar a entonação da leitura e a escrita correta. |
|
|
|
|
|
|
Matemática • D 16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinominal. • D 17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. • D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. | • Atividades variadas envolvendo números até a 6ª ordem. ▪ Pesquisando preços, descobrindo valores. ▪ Atividades envolvendo as quatro operações. | • Trabalhar de forma clara e expressiva procurando esclarecer toda e qualquer dúvida. | • Material do aluno.
| Diária | • Observar se o aluno domina as quatro operações. |
|
|
|
|
|
|
Geografia/História • D 9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. | • Texto: - Origem e tradições da Festa Junina. | • Mostrar aos alunos a diversidade da história e tradição da Festa Junina. | • Material impresso. | 2 aulas | • Observar o interesse do aluno na conclusão das atividades. |
|
|
|
|
|
|
Ciências • D 6 – Identificar o tema de um texto. | ▪ Texto e interpretação: - Meio ambiente. | ▪ Fazer uma verificação prévia do que os alunos sabem a respeito dos problemas ambientais. | • Material impresso. • Material do aluno. | 2 aulas | ▪ Levantar questões para averiguar se o conteúdo que foi dado foi aprendido. |
|
|
|
|
|
|
Artes | - Ilustração de textos. | ▪ Orientar os alunos que sua ilustração deve ser de acordo com o tema. | ▪ Material do aluno. | 1 aula | ▪ Observar a criatividade do aluno. |
|
|
|
|
|
|
Literatura | ▪ Leitura de livros infantis. | ▪ Aprimorar o raciocínio e a criatividade do aluno. | ▪ Livros infantis. | 1 aula | ▪ Verificar se o aluno é capaz de reproduzir uma história lida. |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: _______________________________________________________________________________ Turma: __________________________________________________________________________________
|
Turno: ________________ Data: ________________ | ||||
Conteúdos (tema/unidade/tópico) | Atividades previstas | Estratégias (metodologia) | Recursos materiais | Duração | Avaliação |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário