sexta-feira, 11 de abril de 2014
Planejamento 2 Bimestre 4 Ano de Escolaridade
ESCOLA MUNICIPAL _____________________________________
PLANEJAMENTO - 2° BIMESTRE – 2012
4° ANO DE ESCOLARIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANEJAMENTO DE PORTUGUÊS
EIXOS CAPACIDADES CONTEÚDOS UNIDADE DO LIVRO DIDÁTICO MATERIAIS NECESSÁRIOS
Eixo 1: Vida e ambiente
Eixo 2: Ser humano e saúde.
Eixo 3: Terra e universo.
Eixo 4: Tecnologia e sociedade.
Eixo 2: Leitura
Eixo 4 – Produção escrita 1.6 – Comparar solos de diferentes ambientes relacionando suas características às condições desses ambientes para se aproximar da noção de solo como componentes dos ambientes integrados aos demais.
1.9 – estabelecer relação entre o solo, a água e os seres vivos nos fenômenos de permeabilidade, fertilidade e erosão.
1.10 – Reconhecer o ar como elemento da natureza que ocupa espaço.
1.11 – Reconhecer as suas propriedades.
1.13 – Identificar as situações de poluição do ar, suas consequências e as medidas para a sua redução.
1.5 – Compreender o efeito estufa enquanto processo natural benéfico para a vida na terra.
1.6 – Relacionar o efeito estufa com o processo contínuo de aquecimento global e suas consequências.
1.17 – Compreender o ar em movimento e seus efeitos.
1.18 – Reconhecer o ar como fonte de energia e os processos para sua utilização.
2.12 – Estabelecer relações entre a saúde do corpo e a existência de defesas naturais (sistemaimunológico) e estimulantes (vacinas).
2.13 – Identificar as campanhas de vacinação pública como medidas em favor da saúde da população.
3.6 – Identificar os dois movimentos simultâneos realizados pela terra: rotação e translação, e suas decorrências:
• Calendário
• Estações do ano
• Dias e noites.
3.7 – Identificar a lua como satélite da terra.
• Fases da lua
• Movimentos
• Eclipses
4.3 – Reconhecer e nomear as fontes de energia que são utilizadas por equipamentos ou que são produto de suas transformações.
4.4 – Relacionar algumas atividades humanas (iluminação pública, telecomunicação, uso de eletrodomésticos, indústrias, informática) com a utilização de diferentes formas de energia.
4.6 –Elaborar relatórios dos experimentos ou atividades realizadas.
4.7 –Elaborar perguntas, formular hipóteses durante o processo de realização das atividades.
4. – Buscar e organizar informações por meio de observação direta e indireta, experimentação, entrevistas, visitas, leitura de imagens e textos selecionados, valorizando a diversidade de fontes.
2.1 – Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
2.2 – Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seus circuito comunicativo e suas características linguístico-discursivas (vocabulário, nível de linguagem, emprego de linguagem, emprego de determinadas palavras, frases mais elaboradas, presença dos conectores, entre outros).
2.3 – Antecipar conteúdos de textos a serem lidos a partir do suporte, do gênero, da contextualização, das características gráficas e de conhecimentos prévios sobre o tema.
2.4 – Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo de passagens diversas (acontecimentos, partes do texto, os fatos que estão expressos no texto), do texto que está sendo lido.
2.5 – Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses (ler para se divertir, para obter informações, para seguir instruções, etc.) e às características do gênero.
2.6 – Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações explícitas e de inferir informações implícitas, interrelacionando essas informações no processo de compreensão.
2.9 – Identificar variedades linguísticas que concorrem para a construção do sentido do texto, isto é, reconhecer as marcas da linguagem coloquial ou da linguagem formal, identificando o locutor por meio dessas marcas.
2.10 – Reconhecer a presença de diferentes enunciadores (narrador, personagens, participantes de diálogo, enfim quem assume a voz), nos textos lidos, identificando as marcas gráficas e linguísticas que sinalizam suas vozes (aspas, dois pontos, travessão, emprego de verbo na 1ª pessoa, emprego do pronome você nos textos publicitários, discurso direto e indireto, etc.).
2.11 – Distinguir fato de opinião.
2.12 – Identificar efeitos de ironia ou humor nos textos variados.
2.13 – Identificar os elementos que constroem a narrativa (lugar, tempo, o fato propriamente dito, com quem os fatos ocorrem, sob o ponto de vista a história ou o fato é narrado), como também reconhecer o que deu origem à história, isto é, o conflito gerador do enredo.
2.15 – Reconhecer os elementos que compõem a cadeia referentes de um texto, compreendendo o processo de introdução e de retomada de informações possibilitado pelo emprego de pronomes, , como os pessoais, os demonstrativos, os possessivos, relativos, e pelo emprego de sinônimos ou expressões do mesmo campo semântico.
2.17 – Interpretar textos levando em conta pistas gráficas (caixa alta, grifo, etc.), imagens (fotos, ilustrações, gráficos, etc.) e elementos contextualizados (data, local, suporte, etc.).
2.18 – Avaliar crítica e afetivamente o texto lido, fazendo apreciações quanto a valores que o texto possibilita realizar.
2.19 – Ler com compreensão diferentes gêneros textuais.
2.20 – Ler oralmente com fluência e expressividade (com ritmo, entonação adequada).
2.21 – Ler silenciosamente com compreensão e autonomia.
3.3 – Distinguir as consoantes homorgânicas e dominar seu uso (consoantes homorgânicas cuja pronúncia se dá no mesmo ponto de articulação. A diferença entre os pares está a sonoridade (f e v, p e b, t e d, q e g, qu e gu).
3.4 – Dominar a grafia de palavras que podem ter na, escrita, a interferência das características da fala, isto é, não se escreve como se fala, por exemplo, falam-se “denti”,”mininu”, “tumati” escrevem-se dente, menino, tomate.
3.5 – Dominar grafias regidas por regras contextuais, isto é, aqueles que dependem da posição que os fonemas/grafemas ocupam na palavra: e/o átonos em final de palavras; l, r, s em começo e final de silabas; c e g diante de a/o/u e diante de e/i, em início de palavras e entre vogais, etc.).
3.9 – Usar o dicionário para dúvidas quanto à grafia de palavras.
3.10 –Conhecer os usos da pontuação de final de frases e de sinalização de diálogos.
4.2 – Produzir textos escritos de gênero diversos, considerando seu suporte, seu contexto de circulação, sua estrutura, suas características linguísticas e discursivas. - Formação.
- Características do solo.
- Composição do solo.
- Minerais.
- O solo e os seres vivos.
- Características do ar.
- Propriedades do ar.
- Poluição do ar.
- Consequências da poluição e medidas de redução.
- Efeito estufa e a vida na terra.
-O efeito estufa e o aquecimento global.
- O ar em movimento.
- Ar, fonte de energia. 1.6 – Unidade 3 (Livro Porta Aberta).
1.9 – Unidade 3.
1.10 –Unidade 4.
1.11 –Unidade 4.
• Pesquisas:
- Internet
- Livros suplementares.
• Pesquisas:
- Internet
- Livros suplementares
• Pesquisas:
- Internet
- Livros suplementares
• Pesquisas:
- Internet
- Livros suplementares
• Pesquisar:
- Internet
- Biblioteca
Livro suplementar
PLANEJAMENTO DE PORTUGUÊS
EIXOS CAPACIDADES CONTEÚDOS UNIDADE DO LIVRO DIDÁTICO MATERIAL NECESSÁRIO
Eixo 1 – Espaço e forma.
Eixo 2 – Grandezas e medidas.
Eixo 3 – Números operacionais – Álgebra e funções.
Eixo 4 – Tratamento da informação. 1.1 – Descrever, interpretar, identificar e representar a movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construir itinerários.
1.3 – Identificar pontos de referência para situar e deslocar pessoas/objetos no espaço.
1.4 – Representar o espaço por meio de maquetes, croquis e outras representações gráficas.
1.5 – Identificar e conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.
1.8 – Identificar figuras tridimensionais (três dimensões) e bidimensionais (duas dimensões), reconhecendo suas partes (vista frontal, lateral e superior dos objetos).
1.9 – Identificar semelhanças de diferenças entre poliedros (cubo, prisma, pirâmide e outros).
1.10 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros relacionando figuras tridimensionais (cubo e bloco retangular) com suas planificações.
1.11 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras planas (triângulo, quadrilátero e pentágono) de acordo com o número de lados.
2.2 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km, m, cm, mm, hg, g, mg, l, ml.
2.3 – Estabelecer relações entre as unidades de medidas de tempo, isto é, hora, minuto, minuto/segundo, dia/mês, dia/semana, outros e compreender as transformações do tempo cronológico em situações do cotidiano.
2.6 – Comparar os conceitos de área e perímetros de figuras planas, usando materiais concretos e malhas quadriculadas em situações do cotidiano (por exemplo: ladrilhar um pavimento, dividir uma sala, embalar uma caixa).
2.7 – Resolver situação-problema envolvendo o cálculo do perímetro e da área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
3.6 – Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão.
4.5 – Reconhecer possíveis formas de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias pessoais (forma de fazer de cada aluno, a partir dos conhecimentos prévios).
PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA
EIXOS CAPACIDADES CONTEÚDOS UNIDADE DO LIVRO DIDÁTICO MATERIAL NECESSÁRIO
Eixo 1
Eixo 2 – O ambiente em que vivemos: campo e cidade/espaço rural e urbano. 1.9 – Representar e interpretar informações sobre diferentes paisagens, utilizando procedimentosconvencionais da linguagem cartográfica.
1.10 – Produzir mapas ou roteiros simples considerando as características da linguagem cartográfica como as relações de distância, direção, o sistema de cores e legendas.
1.13 – Compreender seu espaço imediato, localizar-se e localizar objetos no espaço.
2.1 – Comparar os meios de transportes presentes no lugar onde vive, suas implicações na organização da vida em sociedade e nas transformações da natureza.
1.12 – Compreender as funções que o transporte assume nas relações entre as cidades e o campo, observando seu papel na independência entre ambas.
2.13 –
2.14 – Conhecer algumas das consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes em paisagens urbanas e rurais.
2.16 – Construir maquetes e croquis de paisagens rurais e urbanas.
PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA
EIXOS CAPACIDADES CONTEÚDOS UNIDADE DO LIVRO DIDÁTICO MATERIAL NECESSÁRIO
Eixo 1 – Temporalidade histórica.
Eixo 2 – O município e a cidade onde moro. 1.1 – Diferenciar os períodos de tempo relativos a dia, semana, mês, ano.
1.2 – Apropriar-se de alguns instrumentos de marcação e datação do tempo e iniciar a sistematização de conceitos, tais como passado/presente/futuro, sucessão/simultaneidade, mudanças, permanências, diferenças/semelhanças.
1.3 – Diferenciar o relógio analógico e a ampulheta como instrumento de contagem de tempo utilizados pelos egípcios da antiguidade.
1.4 – Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referencia os conceitos de anterioridade e simultaneidade.
1.6 – Associar as diferentes preferencias (musicais, expressões orais, vestuários, costumes, hábitos, etc.) de gerações distintas como sendo um aspecto que demonstra mudanças de comportamento em termos históricos.
1.7 – Perceber as diferenças entre o tempo do individuo, o tempo das instituições sociais (família, escola, igreja, fábrica, comunidade) e o tempo histórico mais amplo (épocas e séculos).
1.8 – Compreender que os diferentes padrões de moradia são exemplo de transformação histórica das sociedades.
2.2 – Perceber o município como lugar de vivência imediata e, simultaneamente, parte de uma mais ampla: o estado (o município faz parte do território do Estado).
2.5 –Compreender o conceito de cidade.
2.6 – Identificar as principais atividades econômicas, sociais, administrativas e culturais do município
2.7 – Compreender a organização, o papel e a atuação dos poderes legislativo, executivo e judiciário em defesa dos interesses do município.
3.2 – Conhecer a história de Minas Gerais em suas especificidades e nas suas conexões com a historia do Brasil.
3.3 – Identificar, a partir do mapa politico do Brasil dos pontos cardeais e colaterais, os estados vizinhos de Minas Gerais.
3.6 – Reconhecer a divisão política de Minas Gerais.
3.19 – Compreender o significado atribuído ao lema da Bandeira de Minas Gerais “luta permanente dos homens pela liberdade, mesmo demorem a conquistá-la”.
3.20 –Destacar na formação e no desenvolvimento do Estado, o papel da agricultura cafeeira, da mineração de fero e das atividades industriais.
PLANEJAMENTO DE CIÊNCIAS
EIXOS CAPACIDADES CONTEÚDOS UNIDADE DO LIVRO DIDÁTICO MATERIAL NECESSÁRIO
Eixo 1 – Vida e ambiente.
Eixo 4 – Tecnologia e sociedade. 1.6 – Comparar solos de diferentes ambientes relacionando suas características às condições desses ambientes para se aproximar da noção de solo como componente dos ambientes integrados aos demais.
1.9 – Estabelecer relação entre o solo, a água e os seres vivos nos fenômenos de permeabilidade e erosão.
1.10 –Reconhecer o ar como elemento da natureza que ocupa espaço.
1.11 – Reconhecer as suas propriedades.
1.13 – Identificar as situações de poluição do ar, suas consequências e medidas para a sua redução.
1.15 – Compreender o efeito estufa enquanto processo natural benéfico para a vida na terra.
1.16 – Relacionar o efeito estufa com o processo continuo de aquecimento global e suas consequências.
1.17 – Compreender o ar em movimento e seus efeitos.
1.18 – Reconhecer o ar como fonte de energia e os processos para sua utilização.
2.12 – Estabelecer relações entre a saúde do corpo e a existência de defesas naturais (sistema imunológico) e estimuladas (vacinas).
2.13 – Identificar as campanhas de vacinação publica como medidas preventivas em favor da saúde da população.
2.6 – Identificar os dois movimentos simultâneos realizados pela terra: rotação e translação, e suas decorrências:
• calendário
• estacoes do ano
• dias e noites
3.7 – Identificar a lua como satélite da terra:
• fases da lua
• movimentos
• eclipses
4.3 – Reconhecer e nomear as fontes de energia que são utilizadas por equipamentos ou que são produto de suas transformações.
4.4 – Relacionar algumas atividades humanas (iluminação publica, telecomunicação, uso de eletrodoméstico, industrias, informática) com a utilização de diferentes formas de energia.
4.6 – Elaborar relatórios dos experimentos ou atividades realizadas.
4.7 – Elaborar perguntas, formular hipóteses durante o processo de realização das atividades.
4.8 – Buscar e organizar informações por meio de observaçãodireta e indireta, experimentação, entrevistas, visitas, leitura de imagens e textos selecionados, valorizando a diversidade de fontes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário