domingo, 19 de janeiro de 2014
ATIVIDADES 5 ANO - DIVERSAS PARA 2014
PLANO DE AULA - DATA: 03/02/2014 - (SEGUNDA-FEIRA)
Falar um pouco de mim para os alunos.
Pedir para cada aluno se levantar e se apresentar para a turma dizendo seu nome, bairro onde mora, nome dos pais, ...
Convidar os alunos para um bate-papo e perguntar o que gostariam de aprender, o que esperam de você e, principalmente, peça a eles que deem sugestões para o dia-a-dia.
Deixar claro o que espera dos alunos e quais são seus planos para o ano letivo que está começando.
Para o primeiro dia de aula:
ESTE ANO SERÁ UM SUCESSO SE...
Este ano será um sucesso se...houver um sorriso de otimismo,um sonho de beleza em seu coração epoesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,na inocência das crianças, no silêncio interior,na amizade, no momento presente,na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;sensível ao sofrimento alheio,grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.Este ano será um sucesso se...você for franco sem ferir,tiver fé em si, no próximo e em Deus e,acima de tudo, expressar o que pensa do outrocom uma palavra de carinho, de apoio,de reconhecimento, de bondade e encorajamento.Este ano será um sucesso se...você souber vencer a preguiça, o orgulho,a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.Este ano será um sucesso se...você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,economizando bens materiais,esbanjando amor e solidariedade,entendendo a criança e o idoso,o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.Este ano será um sucesso se...você der um “bom dia” de coração eenfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,com a gota de orvalho na flor.Este ano será um sucesso se...você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidadesque se abrirem diante de você e,começar cada dia com Deus!Se você for sensível a tudo isso,então este ano será um sucesso para você epara os que viverem ao seu redor!INTERPRETAÇÃOPense no texto, no ano que inicia e responda:1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam na escola, na família e amigos seja um sucesso?2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavrasNo texto diz que “este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras...” O que será que o autor quer dizer com esta expressão?4) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:Intriga: •Intolerância: •Mesquinhez: •Solidariedade: •Agora, escreva frases com estas palavras.OBS.:Solicitar aos alunos que leiam o texto com a família, conversem sobre ele e elaborem duas regras para uma boa convivência durante o ano.No outro dia, retomar o texto. Cada aluno lê suas regras e, juntos elaborar as regras da turma.
Dinâmica:
Desenho livre
Atividade:
Dar uma folha para cada aluno e pedir para que escrevam nesta folha, quais as expectativas para o ano letivo que se inicia; o que achou da nova professora; o que achou dos colegas; e finalmente escrever uma mensagem para a professora.
Dar ficha de autoavaliação; (xérox)
Dar a folha dos direitos e deveres do aluno.
PLANO DE AULA - DATA: _____/______/______
PROFESSORA: Nilza Urgal Gonçalves
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA MUNICIPAL”ANTONIO BARBOSA NETO”
MATÉRIAS: ARTES E MATEMÁTICA
CONTEÚDOS E OBJETIVOS
COLORIR AS CAPAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS.
D16- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição.
D17- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.
D18- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação.
D19- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão.
ATIVIDADES PREVISTAS
Explicação do conteúdo.
Cópia das atividades.
ESTRATÉGIA - (METODOLOGIA)
Cronometrar o tempo da atividade de acordo com as dificuldades; Correção da atividade.
RECURSOS MATERIAIS: material do aluno; quadro e giz;
DURAÇÃO
2 aula de 50 minutos
2 aulas de 50 minutos.
50 minutos
AVALIAÇÃO: Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos.
MATEMÁTICA
1-O número 9 806 pode ser escrito da seguinte forma:
(A) nove mil e oitenta e seis
(B) nove mil oitocentos e sessenta
(C) nove mil oitocentos e seis
(D) nove mil oitenta sessenta
2- Carolina achou o mapa de um tesouro com a seguinte indicação: coloque-se de costas para a pedra grande e ande 157 passos para frente. Nesse local você encontrará uma árvore. Siga com 126 passos à direita da árvore e você encontrará um baú com o tesouro. A operação que permite calcular quantos passos Carolina deve andar para encontrar o tesouro é:
(A) 157 - 126
(B) 157 × 126
(C) 157 + 126
(D)157 ÷ 126
3- Renata recebeu uma encomenda de 250 ovos de chocolate. Já fabricou 114. Para determinar quantos ovos ela precisa fabricar para completar essa encomenda deve-se fazer a operação:
(A) 250 - 114
(B) 250 + 114
(C) 250 × 114
(D)250 ÷ 114
4- Joaquim tinha duas gatinhas, uma marrom e outra malhada e três gatinhos, um branco, um preto e o outro cor de mel. A operação que permite calcular quantos casais diferentes ele pode formar combinando cada gatinha com um dos gatinhos é:
(A) 2 + 3
(B) 2 × 3
(C) 3 – 2
(D)3 ÷ 2
5-Cláudia costura para uma loja e cortou 900 metros de fita em pedaços de 25 metros. Para determinar quantos pedaços de fita Cláudia obteve, precisamos efetuar a operação:
(A) 900 ÷ 25
(B) 900 – 25
(C) 900 + 25
(D) 900 × 25
6- Calcule o resultado de 425 + 1342.
(A) 5 592
(B) 4 592
(C) 2 767
(D) 1 767
7- Calcule o resultado de 578 – 46.
(A) 624
(B) 532
(C) 522
(D) 118
8- O resultado da divisão de 721 por 7 é:
(A) 10
(B) 13
(C) 100
(D) 103
PLANO DE AULA - DATA: _____/______/______
PROFESSORA
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA
MATÉRIA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS E OBJETIVOS
II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D7- Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
D8- Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
D3- Inferir informações implícitas em um texto.
D5- Inferir o sentido de palavra ou expressão.
D16- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição.
D17- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.
D29- Ler e interpretar informações e dados apresentados em tabelas.
D30- Ler e interpretar informações e dados apresentados em gráficos de coluna.
ATIVIDADES PREVISTAS
Leitura do texto.
Cópia
Explicação do conteúdo.
Cópia das atividades.
ESTRATÉGIA
(METODOLOGIA)
Aula expositiva e dialogada;
Leitura individual;
Leitura das atividades e explicação.
Correção da atividade.
RECURSOS MATERIAIS
material do aluno; quadro e giz;
O PASTOR E O LOBO
Um pastor costumava levar seu rebanho para bem longe da aldeia. Fazia então uma brincadeira de mau gosto:
– Socorro! Socorro! – gritava. Os lobos estão atacando os meus
carneiros!
As pessoas largavam o que estavam fazendo e corriam para ajudá-lo.
O pastor torcia-se de rir, pois não havia lobo algum.
Um dia apareceram lobos de verdade. Enquanto eles devastavam o rebanho, o pastor, horrorizado, gritava:
– Socorro! Socorro! Corram, senão vão chegar tarde!
As pessoas pouco se incomodaram. Pensavam que o gozador estava
fazendo mais uma das suas.
E assim, ele perdeu todos os seus carneiros.
Triste, disse ele com seus botões:
– Os mentirosos só ganham uma coisa: não serem acreditados nem
quando dizem a verdade.
(GÄRTNER, Hans; ZWERGER, Lisbeth (Comp.). 12 fábulas de Esopo. Tradução Fernanda
Lopes de Almeida. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ática, 2003.)
01. Em “Enquanto eles devastavam o rebanho...”, o termo sublinhado refere-se a:
(A) lobos.
(B) carneiros.
(C) mentirosos.
(D) vizinhos.
02. Em “... o gozador estava fazendo mais uma das suas.”, a expressão destacada significa no texto:
(A) realizar o trabalho do dia-a-dia.
(B) levar o rebanho para longe da aldeia.
(C) atacar todos os carneiros do rebanho.
(D) fazer brincadeira de mau gosto.
03. Pelo final da história, você pode entender que o pastor aprendeu que
(A) "A mentira tem pernas curtas."
(B) "Quem tudo quer tudo perde."
(C) "A ovelha má põe o rebanho a perder."
(D) "Quem desdenha quer comprar."
04. O pastor dessa história é
(A) mentiroso e gozador.
(B) medroso e preguiçoso.
(C) solidário e brincalhão.
(D) alegre e respeitoso.
05. Os vizinhos não confiavam mais no pastor, porque ele
(A) resolvia sozinho os seus problemas.
(B) gritava por qualquer coisa.
(C) fingia que os lobos o atacavam.
(D) tinha muito medo dos lobos.
06. No trecho “– Socorro! Socorro! gritava. Os lobos estão atacando os meus
carneiros!”, o travessão indica o início da
(A) queixa do mentiroso.
(B) fala das pessoas.
(C) reclamação da vizinhança.
(D) gritaria do pastor.
PLANO DE AULA - DATA: _____/______/______
PROFESSORA:
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA
MATÉRIA: PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
CONTEÚDOS E OBJETIVOS
I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D0- Compreender frases ou partes que compõem um texto.
D1- Identificar o tema ou o sentido global de um texto.
D2- Localizar informações explícitas em um texto.
D3- Inferir informações implícitas em um texto.
D5- Inferir o sentido de palavra ou expressão.
D10- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D13- Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14- Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais.
ATIVIDADES PREVISTAS
Leitura e interpretação.
Resolução de problemas.
Operações.
ESTRATÉGIA (METODOLOGIA)
Aula expositiva e dialogada.
Leitura individual
Cópia.
Aula expositiva e dialogada.
Leitura individual
Cópia.
RECURSOS MATERIAIS
Material do aluno; Quadro e giz.
Português
O LEÃO E O RATINHO
Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pelos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum. - Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei. Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava. Atraído pelos urros, apareceu o ratinho. - Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir. Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão. (LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense)
Questões sobre o texto:
1. Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro em que foi publicado?
R: Monteiro Lobato . "Obra infantil completa", volume "Fábulas". Habilidade de leitura avaliada: o aluno identifica informação no texto.
2. Por que o ratinho ficou paralisado pelo terror?
R: Porque o leão é um bicho enorme e assustador para um pequeno rato. Habilidade de leitura avaliada: o aluno faz inferências, isto é, identifica uma informação implícita no texto.
3. O que aconteceu ao leão, dias depois de ele ter encontrado o ratinho?
R: Caiu na rede Habilidade de leitura avaliada: o aluno localiza informação no texto.
4. Por que o ratinho resolveu ajudar o leão?
R: Para recompensar o leão por não ter devorado o ratinho em outra ocasião. No texto há "o amor com amor se paga" que poderia ser, inclusive, a moral desta fábula, mas Lobato preferiu outra. Habilidade de leitura avaliada: o aluno faz inferência.
5. Quem são as personagens do texto?
R: São o leão e o ratinho. Habilidade de leitura avaliada: identificar as personagens como um dos elementos caracterizadores da narrativa ficcional/fábula.
6. Quem conta a história? O ratinho? O leão? Outro?
R: nem um nem outro, mas um narrador que não participa da história. Habilidade de leitura avaliada: distinguir narrador de personagem, percebendo o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa)
7. Toda fábula possui uma moral da história. Qual é a moral deste texto lido?
R: Os alunos podem transcrever a moral do texto ("Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão."). Discuta com os alunos que se eles fizerem essa escolha, é preciso usar aspas para marcar que o texto não é deles, mas do Lobato. Aqui temos um exemplo de que os conhecimentos linguísticos manifestam-se nas atividades de leitura e de produção de textos . Os alunos podem ainda fazer uma paráfrase, ou seja, usar suas próprias palavras para retomar a moral, como: a paciência dos pequenos vale mais que a força dos fortes (ou algo semelhante). Habilidade de leitura avaliada: localizar a moral como um dos elementos caracterizadores do gênero textual fábula.
8. O texto pode ser dividido em três partes. Localize-as. 1ª parte: o primeiro encontro do ratinho e do leão. Parágrafos_______ 2ª parte: o leão preso. Parágrafos______ 3ª parte: o segundo encontro. Parágrafos _______
R: Parágrafos 1 e 2; parágrafo 3 e parágrafos 4 e 5) Habilidade de leitura avaliada: perceber o enredo como uma das características do texto narrativo ficcional.
9. Você conhece todas as palavras do texto? Isto impediu você de entendê-lo?
R: Pessoal Habilidade de leitura avaliada: inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato
9. Qual é a pontuação usada quando as personagens falam?
R: O travessão. Habilidade de leitura avaliada: compreender o uso da pontuação na construção de um texto
10. Substitua a palavra grifada na frase a seguir pelo nome do animal correspondente no texto: Ele ficou paralisado pelo terror.
R: O ratinho (ficou paralisado pelo terror) Habilidade de leitura avaliada: identificar o pronome como recurso coesivo
11. Dê outro título ao texto.
R: Pessoal. Habilidade de produção avaliada: produzir texto, levando em conta o tema
12. Contar alguma fábula que conheça para os colegas.
R: Pessoal. Habilidade de produção avaliada: produzir texto (oral ou escrito), a partir de outro texto, lido ou contado.
Matemática
PLANO DE AULA - DATA: _____/______/______
PROFESSORA
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA
MATÉRIA PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
CONTEÚDOS E OBJETIVOS
I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D0- Compreender frases ou partes que compõem um texto.
D1- Identificar o tema ou o sentido global de um texto.
D2- Localizar informações explícitas em um texto.
D3- Inferir informações implícitas em um texto.
D5- Inferir o sentido de palavra ou expressão.
D10- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D13- Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14- Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais.
ATIVIDADES PREVISTAS
Leitura e interpretação.
Resolução de problemas.
Operações.
ESTRATÉGIA (METODOLOGIA)
Aula expositiva e dialogada.
Leitura individual
Cópia.
RECURSOS MATERIAIS
Material do aluno; Quadro e giz.
Quem sou eu
Uma boa dinâmica para a primeira aula é o jogo "Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que todos aprendam os nomes um dos outros e será uma ótima oportunidade para você também aprender. Nas classes de inglês será uma boa oportunidade de revisar vocabulário básico, o verbo 'to be' e as pessoas do singular (I, you, he, she) se feito em inglês. O mesmo acontece em espanhol, mas você pode simplesmente fazer o jogo em português se não dá aula de inglês ou espanhol.
Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior se for professor de inglês ou espanhol, ou qualquer objeto se for fazer o jogo em português. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos + 1, que você usará.
Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga, em português, inglês ou espanhol, conforme o caso:
- Eu sou Fulano e sou um(a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.
Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você na língua do jogo:
- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.
Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:
- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.
Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou .... e sou um(a) ...
Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles, o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário