domingo, 19 de janeiro de 2014

ATIVIDADES 5 ANO - DIVERSAS PARA 2014

PLANO DE AULA - DATA: 03/02/2014 - (SEGUNDA-FEIRA) Falar um pouco de mim para os alunos. Pedir para cada aluno se levantar e se apresentar para a turma dizendo seu nome, bairro onde mora, nome dos pais, ... Convidar os alunos para um bate-papo e perguntar o que gostariam de aprender, o que esperam de você e, principalmente, peça a eles que deem sugestões para o dia-a-dia. Deixar claro o que espera dos alunos e quais são seus planos para o ano letivo que está começando. Para o primeiro dia de aula: ESTE ANO SERÁ UM SUCESSO SE... Este ano será um sucesso se...houver um sorriso de otimismo,um sonho de beleza em seu coração epoesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,na inocência das crianças, no silêncio interior,na amizade, no momento presente,na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;sensível ao sofrimento alheio,grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.Este ano será um sucesso se...você for franco sem ferir,tiver fé em si, no próximo e em Deus e,acima de tudo, expressar o que pensa do outrocom uma palavra de carinho, de apoio,de reconhecimento, de bondade e encorajamento.Este ano será um sucesso se...você souber vencer a preguiça, o orgulho,a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.Este ano será um sucesso se...você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,economizando bens materiais,esbanjando amor e solidariedade,entendendo a criança e o idoso,o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.Este ano será um sucesso se...você der um “bom dia” de coração eenfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,com a gota de orvalho na flor.Este ano será um sucesso se...você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidadesque se abrirem diante de você e,começar cada dia com Deus!Se você for sensível a tudo isso,então este ano será um sucesso para você epara os que viverem ao seu redor!INTERPRETAÇÃOPense no texto, no ano que inicia e responda:1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam na escola, na família e amigos seja um sucesso?2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavrasNo texto diz que “este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras...” O que será que o autor quer dizer com esta expressão?4) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:Intriga: •Intolerância: •Mesquinhez: •Solidariedade: •Agora, escreva frases com estas palavras.OBS.:Solicitar aos alunos que leiam o texto com a família, conversem sobre ele e elaborem duas regras para uma boa convivência durante o ano.No outro dia, retomar o texto. Cada aluno lê suas regras e, juntos elaborar as regras da turma. Dinâmica: Desenho livre Atividade: Dar uma folha para cada aluno e pedir para que escrevam nesta folha, quais as expectativas para o ano letivo que se inicia; o que achou da nova professora; o que achou dos colegas; e finalmente escrever uma mensagem para a professora. Dar ficha de autoavaliação; (xérox) Dar a folha dos direitos e deveres do aluno. PLANO DE AULA - DATA: _____/______/______ PROFESSORA: Nilza Urgal Gonçalves 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA MUNICIPAL”ANTONIO BARBOSA NETO” MATÉRIAS: ARTES E MATEMÁTICA CONTEÚDOS E OBJETIVOS COLORIR AS CAPAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS. D16- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição. D17- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração. D18- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação. D19- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão. ATIVIDADES PREVISTAS Explicação do conteúdo. Cópia das atividades. ESTRATÉGIA - (METODOLOGIA) Cronometrar o tempo da atividade de acordo com as dificuldades; Correção da atividade. RECURSOS MATERIAIS: material do aluno; quadro e giz; DURAÇÃO 2 aula de 50 minutos 2 aulas de 50 minutos. 50 minutos AVALIAÇÃO: Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos. MATEMÁTICA 1-O número 9 806 pode ser escrito da seguinte forma: (A) nove mil e oitenta e seis (B) nove mil oitocentos e sessenta (C) nove mil oitocentos e seis (D) nove mil oitenta sessenta 2- Carolina achou o mapa de um tesouro com a seguinte indicação: coloque-se de costas para a pedra grande e ande 157 passos para frente. Nesse local você encontrará uma árvore. Siga com 126 passos à direita da árvore e você encontrará um baú com o tesouro. A operação que permite calcular quantos passos Carolina deve andar para encontrar o tesouro é: (A) 157 - 126 (B) 157 × 126 (C) 157 + 126 (D)157 ÷ 126 3- Renata recebeu uma encomenda de 250 ovos de chocolate. Já fabricou 114. Para determinar quantos ovos ela precisa fabricar para completar essa encomenda deve-se fazer a operação: (A) 250 - 114 (B) 250 + 114 (C) 250 × 114 (D)250 ÷ 114 4- Joaquim tinha duas gatinhas, uma marrom e outra malhada e três gatinhos, um branco, um preto e o outro cor de mel. A operação que permite calcular quantos casais diferentes ele pode formar combinando cada gatinha com um dos gatinhos é: (A) 2 + 3 (B) 2 × 3 (C) 3 – 2 (D)3 ÷ 2 5-Cláudia costura para uma loja e cortou 900 metros de fita em pedaços de 25 metros. Para determinar quantos pedaços de fita Cláudia obteve, precisamos efetuar a operação: (A) 900 ÷ 25 (B) 900 – 25 (C) 900 + 25 (D) 900 × 25 6- Calcule o resultado de 425 + 1342. (A) 5 592 (B) 4 592 (C) 2 767 (D) 1 767 7- Calcule o resultado de 578 – 46. (A) 624 (B) 532 (C) 522 (D) 118 8- O resultado da divisão de 721 por 7 é: (A) 10 (B) 13 (C) 100 (D) 103 PLANO DE AULA - DATA: _____/______/______ PROFESSORA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA MATÉRIA PORTUGUÊS MATEMÁTICA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDOS E OBJETIVOS II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO D7- Identificar a função de textos de diferentes gêneros. D8- Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal. D3- Inferir informações implícitas em um texto. D5- Inferir o sentido de palavra ou expressão. D16- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição. D17- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração. D29- Ler e interpretar informações e dados apresentados em tabelas. D30- Ler e interpretar informações e dados apresentados em gráficos de coluna. ATIVIDADES PREVISTAS Leitura do texto. Cópia Explicação do conteúdo. Cópia das atividades. ESTRATÉGIA (METODOLOGIA) Aula expositiva e dialogada; Leitura individual; Leitura das atividades e explicação. Correção da atividade. RECURSOS MATERIAIS material do aluno; quadro e giz; O PASTOR E O LOBO Um pastor costumava levar seu rebanho para bem longe da aldeia. Fazia então uma brincadeira de mau gosto: – Socorro! Socorro! – gritava. Os lobos estão atacando os meus carneiros! As pessoas largavam o que estavam fazendo e corriam para ajudá-lo. O pastor torcia-se de rir, pois não havia lobo algum. Um dia apareceram lobos de verdade. Enquanto eles devastavam o rebanho, o pastor, horrorizado, gritava: – Socorro! Socorro! Corram, senão vão chegar tarde! As pessoas pouco se incomodaram. Pensavam que o gozador estava fazendo mais uma das suas. E assim, ele perdeu todos os seus carneiros. Triste, disse ele com seus botões: – Os mentirosos só ganham uma coisa: não serem acreditados nem quando dizem a verdade. (GÄRTNER, Hans; ZWERGER, Lisbeth (Comp.). 12 fábulas de Esopo. Tradução Fernanda Lopes de Almeida. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ática, 2003.) 01. Em “Enquanto eles devastavam o rebanho...”, o termo sublinhado refere-se a: (A) lobos. (B) carneiros. (C) mentirosos. (D) vizinhos. 02. Em “... o gozador estava fazendo mais uma das suas.”, a expressão destacada significa no texto: (A) realizar o trabalho do dia-a-dia. (B) levar o rebanho para longe da aldeia. (C) atacar todos os carneiros do rebanho. (D) fazer brincadeira de mau gosto. 03. Pelo final da história, você pode entender que o pastor aprendeu que (A) "A mentira tem pernas curtas." (B) "Quem tudo quer tudo perde." (C) "A ovelha má põe o rebanho a perder." (D) "Quem desdenha quer comprar." 04. O pastor dessa história é (A) mentiroso e gozador. (B) medroso e preguiçoso. (C) solidário e brincalhão. (D) alegre e respeitoso. 05. Os vizinhos não confiavam mais no pastor, porque ele (A) resolvia sozinho os seus problemas. (B) gritava por qualquer coisa. (C) fingia que os lobos o atacavam. (D) tinha muito medo dos lobos. 06. No trecho “– Socorro! Socorro! gritava. Os lobos estão atacando os meus carneiros!”, o travessão indica o início da (A) queixa do mentiroso. (B) fala das pessoas. (C) reclamação da vizinhança. (D) gritaria do pastor. PLANO DE AULA - DATA: _____/______/______ PROFESSORA: 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA MATÉRIA: PORTUGUÊS E MATEMÁTICA CONTEÚDOS E OBJETIVOS I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA D0- Compreender frases ou partes que compõem um texto. D1- Identificar o tema ou o sentido global de um texto. D2- Localizar informações explícitas em um texto. D3- Inferir informações implícitas em um texto. D5- Inferir o sentido de palavra ou expressão. D10- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. D13- Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do valor posicional. D14- Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais. ATIVIDADES PREVISTAS Leitura e interpretação. Resolução de problemas. Operações. ESTRATÉGIA (METODOLOGIA) Aula expositiva e dialogada. Leitura individual Cópia. Aula expositiva e dialogada. Leitura individual Cópia. RECURSOS MATERIAIS Material do aluno; Quadro e giz. Português O LEÃO E O RATINHO Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pelos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum. - Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei. Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava. Atraído pelos urros, apareceu o ratinho. - Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir. Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão. (LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense) Questões sobre o texto: 1. Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro em que foi publicado? R: Monteiro Lobato . "Obra infantil completa", volume "Fábulas". Habilidade de leitura avaliada: o aluno identifica informação no texto. 2. Por que o ratinho ficou paralisado pelo terror? R: Porque o leão é um bicho enorme e assustador para um pequeno rato. Habilidade de leitura avaliada: o aluno faz inferências, isto é, identifica uma informação implícita no texto. 3. O que aconteceu ao leão, dias depois de ele ter encontrado o ratinho? R: Caiu na rede Habilidade de leitura avaliada: o aluno localiza informação no texto. 4. Por que o ratinho resolveu ajudar o leão? R: Para recompensar o leão por não ter devorado o ratinho em outra ocasião. No texto há "o amor com amor se paga" que poderia ser, inclusive, a moral desta fábula, mas Lobato preferiu outra. Habilidade de leitura avaliada: o aluno faz inferência. 5. Quem são as personagens do texto? R: São o leão e o ratinho. Habilidade de leitura avaliada: identificar as personagens como um dos elementos caracterizadores da narrativa ficcional/fábula. 6. Quem conta a história? O ratinho? O leão? Outro? R: nem um nem outro, mas um narrador que não participa da história. Habilidade de leitura avaliada: distinguir narrador de personagem, percebendo o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa) 7. Toda fábula possui uma moral da história. Qual é a moral deste texto lido? R: Os alunos podem transcrever a moral do texto ("Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão."). Discuta com os alunos que se eles fizerem essa escolha, é preciso usar aspas para marcar que o texto não é deles, mas do Lobato. Aqui temos um exemplo de que os conhecimentos linguísticos manifestam-se nas atividades de leitura e de produção de textos . Os alunos podem ainda fazer uma paráfrase, ou seja, usar suas próprias palavras para retomar a moral, como: a paciência dos pequenos vale mais que a força dos fortes (ou algo semelhante). Habilidade de leitura avaliada: localizar a moral como um dos elementos caracterizadores do gênero textual fábula. 8. O texto pode ser dividido em três partes. Localize-as. 1ª parte: o primeiro encontro do ratinho e do leão. Parágrafos_______ 2ª parte: o leão preso. Parágrafos______ 3ª parte: o segundo encontro. Parágrafos _______ R: Parágrafos 1 e 2; parágrafo 3 e parágrafos 4 e 5) Habilidade de leitura avaliada: perceber o enredo como uma das características do texto narrativo ficcional. 9. Você conhece todas as palavras do texto? Isto impediu você de entendê-lo? R: Pessoal Habilidade de leitura avaliada: inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato 9. Qual é a pontuação usada quando as personagens falam? R: O travessão. Habilidade de leitura avaliada: compreender o uso da pontuação na construção de um texto 10. Substitua a palavra grifada na frase a seguir pelo nome do animal correspondente no texto: Ele ficou paralisado pelo terror. R: O ratinho (ficou paralisado pelo terror) Habilidade de leitura avaliada: identificar o pronome como recurso coesivo 11. Dê outro título ao texto. R: Pessoal. Habilidade de produção avaliada: produzir texto, levando em conta o tema 12. Contar alguma fábula que conheça para os colegas. R: Pessoal. Habilidade de produção avaliada: produzir texto (oral ou escrito), a partir de outro texto, lido ou contado. Matemática PLANO DE AULA - DATA: _____/______/______ PROFESSORA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA MATÉRIA PORTUGUÊS E MATEMÁTICA CONTEÚDOS E OBJETIVOS I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA D0- Compreender frases ou partes que compõem um texto. D1- Identificar o tema ou o sentido global de um texto. D2- Localizar informações explícitas em um texto. D3- Inferir informações implícitas em um texto. D5- Inferir o sentido de palavra ou expressão. D10- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. D13- Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do valor posicional. D14- Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais. ATIVIDADES PREVISTAS Leitura e interpretação. Resolução de problemas. Operações. ESTRATÉGIA (METODOLOGIA) Aula expositiva e dialogada. Leitura individual Cópia. RECURSOS MATERIAIS Material do aluno; Quadro e giz. Quem sou eu Uma boa dinâmica para a primeira aula é o jogo "Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que todos aprendam os nomes um dos outros e será uma ótima oportunidade para você também aprender. Nas classes de inglês será uma boa oportunidade de revisar vocabulário básico, o verbo 'to be' e as pessoas do singular (I, you, he, she) se feito em inglês. O mesmo acontece em espanhol, mas você pode simplesmente fazer o jogo em português se não dá aula de inglês ou espanhol. Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior se for professor de inglês ou espanhol, ou qualquer objeto se for fazer o jogo em português. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos + 1, que você usará. Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga, em português, inglês ou espanhol, conforme o caso: - Eu sou Fulano e sou um(a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo. Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você na língua do jogo: - Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta. Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá: - (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro. Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou .... e sou um(a) ... Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles, o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário