Classificação de frases
A entoação é um
elemento muito importante da frase falada, pois nos dá uma ampla possibilidade
de expressão. Dependendo de como é dita, uma frase simples como "É
ela." pode indicar constatação, dúvida, surpresa, indignação, decepção,
etc. Na língua escrita, os sinais de pontuação podem agir como definidores do
sentido das frases. Veja:

1- A frase interrogativa expressa uma pergunta, um pedido de informação ou de esclarecimento sobre algo e até uma bronca, uma recriminação. Termina com ponto de interrogação.
Exemplos:
“E qual foi”?
Você sabe por que Mariana não veio hoje á praça?
2- A frase negativa expressa negação;
recusa; escusa.
Exemplos:
Eu não vou fazer a prova amanhã
Os meninos não foram, à pescaria ontem.
Paulo não passou de série.
Fabrício não vai viajar nas férias de julho.
Os professores não aderiram a greve.
3- A frase declarativa expressa uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo. Termina com ponto-final.
Exemplos:
“Eu só comi um.” (afirmativa).
Mariana não passou pela praça. (negativa).
4- A frase imperativa expressa uma ordem, um pedido, um convite. Pode vir com ponto-final ou ponto de exclamação.
Exemplos:
Mariana dê o ar da graça, por favor! (pedido)
Coma, agora, todos os bombons. (ordem).
5- A frase exclamativa expressa surpresa, emoção. Termina com ponto de exclamação.
Exemplos:
“Todo mundo comete erros, Carlos!” (emoção).
Oh... que tristeza, Carlos!! (decepção).
Os meninos não foram, à pescaria ontem.
Paulo não passou de série.
Fabrício não vai viajar nas férias de julho.
Os professores não aderiram a greve.
3- A frase declarativa expressa uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo. Termina com ponto-final.
Exemplos:
“Eu só comi um.” (afirmativa).
Mariana não passou pela praça. (negativa).
4- A frase imperativa expressa uma ordem, um pedido, um convite. Pode vir com ponto-final ou ponto de exclamação.
Exemplos:
Mariana dê o ar da graça, por favor! (pedido)
Coma, agora, todos os bombons. (ordem).
5- A frase exclamativa expressa surpresa, emoção. Termina com ponto de exclamação.
Exemplos:
“Todo mundo comete erros, Carlos!” (emoção).
Oh... que tristeza, Carlos!! (decepção).
Você é tão linda!
Atividades
1)
Escreva A para as frases afirmativas e N para as frases negativas.
(
) Eu não posso comer chocolate.
(
) Ouço o canto dos pássaros.
(
) O Carro avançou o sinal.
(
) Você não estudou a lição.
2)Transforme
as frases afirmativas em negativas.
a)
A polícia segue o ladrão.
_________________________________________________
b)
Mauro está estudando no quarto.
__________________________________________________
c)
Eu sinto, eu vejo, eu ouço!
___________________________________________________
d)
Eu gosto de ouvir os carros passando.
___________________________________________________
3)
Com as palavras abaixo, forme frases interrogativas e exclamativas.
Siga o modelo.
bola:
De quem é esta bola?
Que bola suja!
a)
caneta ______________________________________
b)
casa ________________________________________
c)
presente _____________________________________
d)
sorvete ______________________________________
e)
caderno ______________________________________
f)
carro ________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário