Verificação de aprendizagem de História
Escola Municipal
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Educando:
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Educador: _____________________________________________________________________________________
A
Libertação dos Escravos
A
abolição é um fato que faz parte da história e todos sabem alguma coisa sobre
ela. As imagens da princesa, sempre muito séria, também são bastante conhecidas.
Mas, poucas pessoas têm ideia do que ela sentia ou pensava naqueles dias
importantes. A carta abaixo dá algumas pistas sobre isso. E mais: revela uma
princesa Isabel diferente daquela que aparece nos quadros e nas fotos oficiais:
é bem igual a uma pessoa comum. Ela quer que os pais saibam de tudo que está
acontecendo, tem saudades e despede carinhosamente:
‘Foi
com o coração mais aliviado que perto de uma hora da tarde partimos para o Rio
a fim de eu assinar a grande lei, cuja maior glória cabe a papai, que há tantos
anos esforça-se para um tal fim. Eu também fiz alguma coisa e confesso que
estou bem contente de também ter trabalhado para ideia tão humanitária e
grandiosa. A maneira pela qual tudo se passou honra nossa pátria e tanto júbilo
me causa. Os nossos autógrafos da lei e do decreto foram
assinados às 3 e meia em ponto na sala que precede o grande trono. (...) Adeus
meus queridos e bons pais, aceitem mil abraços e beijos saudosíssimos (...).
Sua filhinha que tanto os ama.
Isabel, Condessa D´Eu.
Durante muito tempo ouviu-se dizer
sobre a princesa Isabel e seu feito quando discutia-se a Abolição da
Escravatura, mas o papel dos escravos negros nessa história toda era diminuído.
Afirmava-se
que a abolição tinha sido um presente da Princesa Isabel aos negros, que nunca
lutaram contra a escravidão. Foi mais uma injustiça contra eles! Os negros, ao
contrário, nunca aceitaram passivamente a escravidão. Havia muitas formas de
rebelião individual: suicídios,uso de magia negra ou envenenamento dos brancos.
Muitos
escravos quebravam ferramentas e incendiaram senzalas. Outros morriam de banzo
– entregavam-se a uma tristeza imensa que os deixava sem comer e os levava à
morte por inanição.
A fuga
foi a forma mais comum de luta contra a escravidão. Apesar dos castigos ferozes
que sofriam ao serem capturados, durante todo o período da escravidão, milhares
de escravos arriscaram a fuga.
Escondendo-se
nas matas, os escravos fugidos fundaram seus quilombos, que se espalharam do
Amazonas ao Rio Grande do Sul. Alguns chegaram a ter cerca de 10 mil
habitantes.
O
maior e mais importante deles, O Quilombo de Palmares, conseguiu sobreviver por
quase um século. Ele ficava na região atual do Estado de Alagoas e chegou a
reunir cerca de 30 mil pessoas. Palmares começou a ser formado no final de 1590
e resistiu aos ataques dos holandeses, luso-brasileiros e bandeirantes paulistas
até 1964, quando foi destruído.
Em 13
de maio de 1888, terminou a escravidão dos negros no Brasil. Muitos brancos
festejaram esse dia: eram os abolicionistas que haviam lutado bastante para o
fim da escravidão, que era motivo de vergonha para os brasileiros – pois o
Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão negra. Mas havia muitas
pessoas que não estavam contentes, nem viam motivos para comemorações. Esse
grupo era formado, em sua maioria, por proprietários de terras – fazendeiros de
café ou cana-de-açúcar. Eles estavam furiosos porque a libertação dos escravos
lhes dava prejuízo.
Havia
outro grupo formado por brancos e negros abolicionistas, que também tinham
lutado pela abolição e agora temiam pelo futuro dos ex escravos. Afinal, a lei
assinada pela princesa Isabel não previa nenhum tipo de apoio ou assistência
aos negros que, de repente, ficavam sem ter para onde ir ou trabalhar e ganhar
o seu sustento.
A
abolição era apenas o início da luta pela libertação que continua até hoje, num
país mestiço.
(Fonte: Adaptação – Revista Folha de São Paulo).
CONTEÚDO:
VOCABULÁRIO:
SIGNIFICADO DE EXPRESSÕES
1 – Consulte o dicionário e explique, de acordo com
o texto, as palavras e expressões sublinhadas abaixo:
a) “...contente
de também ter trabalhado para ideia tão humanitária.”
Resposta: Ideal
filantrópico, bondoso.
b) “...honra
nossa pátria e tanto júbilo me causa.”
Resposta: Muita
alegria, contentamento.
CONTEÚDO:
VOCABULÁRIO:
SIGNIFICADO DE PALAVRAS
2 – Leia o trecho retirado do texto e faça o que se
pede:
“A
carta abaixo dá algumas pistas sobre isso.”
Assinale, com um (X), a
alternativa em que a palavra pista foi usada com o mesmo sentido do
texto.
( )
|
A pista do Aeroporto de Confins
è a melhor do Brasil.
|
( )
|
Seguindo as pistas deixadas por
um negro fujão, os bandeirantes paulistas encontraram o Quilombo dos
Palmares.
|
( x )
|
Com essa pista quero ver
se você descobre quem é meu namorado.
|
CONTEÚDO:
VOCABULÁRIO:
SIGNIFICADO DE PALAVRAS
3 – No próprio texto
você pode encontrar o significado da palavra inanição.
Transcreva-o.
Resposta: “...os
deixava sem comer...”
CONTEÚDO:
INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO
ABOLIÇÃO
DA ESCRAVATURA: LEI ÁUREA
4 – Leia a carta escrita pela Princesa Isabel e
responda:
a) De acordo com o texto e com seus estudos, por
que a princesa assinou a lei que aboliu a escravidão no Brasil?
Resposta: Porque
houve uma pressão por parte dos abolicionistas.
c) Qual o
nome dessa lei?
Resposta: Lei
Áurea.
CONTEÚDO:
LUTA
DO NEGRO CONTRA A ESCRAVIDÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
5 – O texto narra algumas reações dos negros contra
a escravidão. Que reações foram essas?
Respo resposta: Suicídios,
uso de magia negra, envenenamento dos brancos, fuga, incêndios em senzalas,
etc.
CONTEÚDO:
QUILOMBOS:
LOCALIZAÇÃO; ZUMBI
6 – Leia o trecho abaixo e responda:
“Escondendo-se
nas matas, os negros fugitivos fundavam os quilombos...”
a) O que
eram os quilombos?
Resposta: Aldeias
onde os negros fugitivos viviam em liberdade.
b) Onde
se localizava o maior quilombo do Brasil?
Resposta: No
atual Estado de Alagoas.
c) Quem
foi o último chefe desse quilombo?
Resposta: O
último chefe foi Zumbi.
CONTEÚDO:
OS
ABOLICIONISTAS E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
7 – A abolição da escravidão dividiu a opinião do
povo em três grupos. Que grupos eram esses? Por que não partilhavam da mesma
opinião?
Resposta:
Abolicionistas: haviam lutado para o fim da
escravidão, que era motivo de vergonha para o Brasil.
Proprietários de terras: teriam prejuízos com a
libertação dos escravos.
Brancos e negros abolicionistas:
temiam pelo futuro dos ex escravos.
CONTEÚDO:
INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO E SITUAÇÃO DO NEGRO APÓS A ABOLIÇÃO
8 – Leia a afirmativa abaixo:
A abolição
também trouxe más consequências para os negros.
Você concorda com essa
afirmativa?
( X ) sim ( )
Não
*Justifique sua resposta
transcrevendo um trecho do texto.
Resposta: “Afinal, a lei
assinada pela Princesa Isabel não previa nenhum tipo de apoio ou assistência ao
negro.”
CONTEÚDO:
INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO:
SITUAÇÃO
ATUAL DO NEGRO
MOVIMENTO
UNIFICADO: OBJETIVOS
9 – A abolição era apenas o início da luta pela
libertação que continua até em um país mestiço.
a) O que
o autor quis dizer com o trecho acima? Justifique sua resposta, exemplificando
uma situação que você presenciou ou ouviu contar.
Resposta: Que os negros
ainda são muito discriminados. Ex.: alguns clubes proíbem a entrada de negros.
b) Como
se chama a organização que tem como objetivo lutar pelos direitos da comunidade
negra do Brasil?
Resposta: MNU
– Movimento Negro Unificado
c) Em que
está baseada a luta dessa organização?
Resposta: Acabar
com a discriminação racial no Brasil.
d) Você
concorda com a luta dessa organização?
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Você
é o meu pedacinho azul do céu. Te amo pra sempre!
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