ESCOLA MUNICIPAL
“ANTONIO BARBOSA NETO”
PROJETO: Almanaque do Felpo Filva
1.IDENTIFICAÇÃO:
1.1 - Instituição:
Escola Municipal “Antonio Barbosa
Neto”
1.2 - Professora Coordenadoras do
Projeto:
Nilza Urgal Gonçalves
1.3 - Professora Formadora do
PROLETRAMENTO
Nilza Urgal Gonçalves
1.4 - Finalidade do Projeto:
Este projeto tem por finalidade apresentar e trabalhar com o Livro Felpo
Filva de Eva Furnari, sendo uma atividade necessária das competências exigidas
pelo novo sistema de ensino de formação continuada. Contando a obra, com textos
dos gêneros diversos da Língua Portuguesa, ambos vindos como suportes na
construção de novas linguagens e de novos conhecimentos dos alunos matriculados
nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental.
1.5 -
Produto Final: Construção de um “Almanaque do
Felpo Filva”, derivado das atividades realizadas pelos alunos.
1.6 - Público
Alvo:
Turmas do 1º, 2º, 4º e 5º ano do
Ensino Fundamental.
1.7 - Período:
Junho a setembro de 2013.
1.8 - Local:
Neto” Escola Municipal “Antonio
Barbosa
2- Apresentação
Referir-se
ao Livro Felpo Filva como uma ferramenta enriquecedora para desenvolver
inúmeras possibilidades de atividades na escola, é algo possível e atrativo.
Quando o livro nos foi apresentado, percebemos as muitas propostas contidas em
suas páginas para a realização de um belo trabalho com nossos alunos.
Esta
oportunidade é algo que não podemos deixar de aproveitar e assim, levar o Livro
Felpo Filva para a sala de aula e junto com ele, mostrar e construir com nossos
alunos uma aprendizagem significativa e atraente, onde um casalzinho de coelhos
ensinam-nos a ver o mundo com olhos de leitores, olhos atentos para as
variedades textuais que estão ao nosso redor, originando atividades que partem
de um almanaque como ponto motivador e atraente na realização do projeto.
3 - JUSTIFICATIVA
Na realidade encontrada no cotidiano escolar, vamos deparar com o grande
entusiasmo dos alunos quando são apresentadas metodologias diferenciadas dentro
das aulas trabalhadas. Pensar em trabalhar com Língua Portuguesa com atividades
onde sejam alicerçadas por bons livros de literatura infantil, em se tratando
dos alunos do primeiro seguimento do Ensino Fundamental, é algo necessário e
relevante para a construção de aprendizagens significativas e do gosto dos
alunos. Assim, podemos referendar o PCN de Língua Portuguesa com a seguinte
citação:
É
importante que o trabalho com o texto literário esteja incorporado às práticas
cotidianas da sala de aula, visto tratar-se de uma forma específica de
conhecimento. Essa variável de constituição da experiência humana possui
propriedades compositivas que devem ser mostradas, discutidas e consideradas
quando se trata de ler as diferentes manifestações colocadas sob a rubrica
geral de texto literário. (PCN, Língua Portuguesa, p.29).
Dessa
maneira, podemos perceber que o trabalho com a literatura infantil vem
enriquecer e criar diversas maneiras de contextualizar o trabalho em sala de
aula. Quando pensamos no ato de planejar, devemos levar em consideração a
necessidade da turma em geral e sempre refletir os caminhos para alcançar os
objetivos almejados e dentre eles, os livros com histórias que retratam as
brincadeiras, a imaginação, a fala e a vivencia da idade própria de cada um é
um ideal caminho para construir um trabalho significativo.
Ao pensar
em oferecer o Livro Felpo Filva de Eva Furnari, para os alunos como uma
metodologia dentro de um projeto para muitas aulas seguidas, certamente vemos
no mesmo muitas atividades propostas em seu contexto. Este trás diversas
possibilidades para se trabalhar com todos os gêneros literários, como: carta,
poesia, receitas, bula de remédios, manuais de instrução, contos de fadas,
entre outros, além da exploração das imagens dentro de sua páginas ao passo que
o livro vai sendo explorado.
Trabalhar
com diversidades textuais amparadas por um livro de literatura infantil, como é
o caso de Felpo Filva, é levar o aluno a conhecer e a conviver de maneira
prazerosa, com uma linguagem rica e necessária para a construção de uma
aprendizagem significativa diante da Língua Portuguesa e também para a formação
de leitor, escritor e conhecedor de informações riquíssimas que o livro trás em
suas páginas. Podemos observar as muitas formas de se trabalhar com esse livro
conforme as orientações contidas no Projeto de Leitura de Maria José de
Nóbrega, com metodologias encontradas no livro Felpo Filva:
Procuramos
evidenciar outros aspectos que vão além da trama narrativa: os temas e a
perspectiva com que são abordados, certos recursos expressivos usados pelo
autor. A partir deles, o professor poderá identificar que conteúdos das
diferentes áreas do conhecimento poderão ser explorados, que temas poderão ser
discutidos, que recursos linguísticos poderão ser explorados para ampliar a
competência leitora e escritora do aluno. (NÓBREGA, Maria José, p.4)
Assim, a
Escola Julieta Vilela Velozo, desenvolverá o Projeto “Almanaque do Felpo
Filva”, com o intuito de levar informações e conhecimentos relevantes na
formação de leitores e escritores, onde os alunos terão o contato com diversos
gêneros literários, resultando em atividades e produções dentro de um mesmo
contexto, ou seja, tendo como eixo principal esse livro com inúmeras atividades
de leituras e produções que estão presentes em suas páginas. Vemos ainda, que o
público alvo os quais estão planejados dentro desse projeto, terão muito a
enriquecer seus conhecimentos enquanto alunos e juntos as professoras
envolvidas serão contempladas igualmente.
4- OBJETIVOS:
4.1 Objetivo geral:
8 Desenvolver a capacitada
de produção e interpretação dos alunos através de diversos gêneros literários
apresentados no Livro Felpo Filva de Eva Furnari.
4.2 Objetivos específicos:
8Identificar diversos gêneros
literários dentro do livro de Felpo Filva;
8Conhecer sobre a autora Eva
Furnari e algumas de suas obras literárias;
8Demonstrar e descrever as
características dos personagens dentro das imagens contidas na obra;
8Construir atividades referentes
ao livro Felpo Filva, com os gêneros de receitas, música, manual de instrução,
desenhos, poemas;
8Ilustrar os textos trabalhados
e interpretados;
8Produzir um almanaque através
das atividades realizadas;
8Verificar o conhecimento adquirido
diante de todos os passos do projeto.
5 - Metodologia
8Realização da leitura do livro
Felpo Filva de Eva Furnari para todos os alunos envolvidos no projeto, com
exploração da capa e das ilustrações contidas dentro do mesmo;
8Apresentação de um slide com
informações sobre a autora Eva Furnari e alguns de seus livros, com alguns de
seus personagens ilustres, como o da Bruxinha Atrapalhada;
8Realização de atividades com
receitas pelos alunos do 1º ano, dentro do contexto dos “bolinhos de chuva” da
vovó de felpo Filva. Aqui os alunos terão o contato com diversas receitas
através de leituras, escritas, ilustrações e atividades práticas, fazendo suas
próprias receitinhas;
8Desenvolvimento de atividades
com contos de fadas pela turma do 2º ano, referendadas no trecho em que Felpo
Filva, escreve uma carta para Charlô em formato do conto de fada da Rapunzel.
Com essas atividades, os alunos, irão conhecer ou relembrar diversos contos de
fadas existentes na literatura infantil. Irão ler interpretar, contar,
dramatizar e ilustrar.
8Produção de cartas escritas
pelos alunos do 4º ano e com troca de correspondências entre eles, semelhantes
as cartas trocadas por Felpo e Carlô. Dessa maneira irão conhecer os elementos
que formam uma carta escrita, a linguagem textual, onde também poderão
responder as cartas de Charlô e de Felpo, dando outros finais para as
correspondências.
8Durante o transcorrer das
aulas, os alunos irão realizando atividades diversificadas para a construção do
“Almanaque do Felpo Filva”;
8Produto final: Construção do
almanaque chamado “Almanaque do Felpo Filva”;
6 – Recursos
6.1- Humanos:
Alunos,
professoras e demais pessoas envolvidas no projeto, durante sua execução.
6.2 - Materiais:
Livro
Felpo Filva, Livros Paradidáticos, livros de contos de fadas, apostilas,
revistas, computador, softawers, , papéis variados, EVA, lápis grafite, pincel,
lápis de cores, giz de cera, canetinhas, gravuras de revistas e livros velhos,
tesoura, cola, Projetor multimídia, câmeras fotográficas, caderno, canetas,
lousa, mural, entre outros.
7 - CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
ATIVIDADES
|
PERÍODO – Ano 2012
|
Leitura do livro Felpo Filva de Eva
Furnari e exploração do mesmo.
|
Junho
|
Apresentação de uma biografia com
informações sobre a autora Eva Furnari e suas obras.
|
Junho
|
Realização de atividades sobre receitas, contos de fadas e cartas.
|
Junho, julho e agosto.
|
Realizando atividades
diversificadas para a construção do “Almanaque do Felpo Filva”;
|
Agosto e setembro.
|
Produto final: Construção do
“Almanaque do Felpo Filva”;
|
Setembro
|
8. REFERÊNCIAS:
BRASIL, Secretaria da Educação
Fundamental -Parâmetros Curriculares Nacionais: Lingua Portuguesa.
Brasilia: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. Gestar: Literatura Infantil. Vol.07.
Brasília: 2002.
FURNARI, Eva. Felpo Filva.
São Paulo: Moderna, 2006
PRÓ – LETRAMENTO - Fascículo
de Alfabetização, 2009.
9- Anexos -
Leitura do Livro Felpo Filva para as
Crianças
Produção e Interpretação dos alunos
-5º Ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário