domingo, 5 de janeiro de 2014

Atividade 5 ano - PROJETO: Almanaque do Felpo Filva

ESCOLA MUNICIPAL “ANTONIO BARBOSA NETO”



PROJETO: Almanaque do Felpo Filva



1.IDENTIFICAÇÃO:


1.1 - Instituição:

Escola Municipal “Antonio Barbosa Neto”


1.2 - Professora Coordenadoras do Projeto:
Nilza Urgal Gonçalves

1.3 - Professora Formadora do PROLETRAMENTO
 Nilza Urgal Gonçalves


1.4 - Finalidade do Projeto:
         
        Este projeto tem por finalidade apresentar e trabalhar com o Livro Felpo Filva de Eva Furnari, sendo uma atividade necessária das competências exigidas pelo novo sistema de ensino de formação continuada. Contando a obra, com textos dos gêneros diversos da Língua Portuguesa, ambos vindos como suportes na construção de novas linguagens e de novos conhecimentos dos alunos matriculados nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental.
         
     1.5 - Produto Final: Construção de um “Almanaque do Felpo Filva”, derivado das atividades realizadas pelos alunos.
         
    1.6 - Público Alvo:
Turmas do 1º, 2º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

1.7 - Período:
Junho a setembro de 2013.


  1.8 - Local:

Neto” Escola Municipal “Antonio Barbosa


2-   Apresentação

Referir-se ao Livro Felpo Filva como uma ferramenta enriquecedora para desenvolver inúmeras possibilidades de atividades na escola, é algo possível e atrativo. Quando o livro nos foi apresentado, percebemos as muitas propostas contidas em suas páginas para a realização de um belo trabalho com nossos alunos.
Esta oportunidade é algo que não podemos deixar de aproveitar e assim, levar o Livro Felpo Filva para a sala de aula e junto com ele, mostrar e construir com nossos alunos uma aprendizagem significativa e atraente, onde um casalzinho de coelhos ensinam-nos a ver o mundo com olhos de leitores, olhos atentos para as variedades textuais que estão ao nosso redor, originando atividades que partem de um almanaque como ponto motivador e atraente na realização do projeto.


3     - JUSTIFICATIVA

Na realidade encontrada no cotidiano escolar, vamos deparar com o grande entusiasmo dos alunos quando são apresentadas metodologias diferenciadas dentro das aulas trabalhadas. Pensar em trabalhar com Língua Portuguesa com atividades onde sejam alicerçadas por bons livros de literatura infantil, em se tratando dos alunos do primeiro seguimento do Ensino Fundamental, é algo necessário e relevante para a construção de aprendizagens significativas e do gosto dos alunos. Assim, podemos referendar o PCN de Língua Portuguesa com a seguinte citação:
É importante que o trabalho com o texto literário esteja incorporado às práticas cotidianas da sala de aula, visto tratar-se de uma forma  específica de conhecimento. Essa variável de constituição da experiência humana possui propriedades compositivas que devem ser mostradas, discutidas e consideradas quando se trata de ler as diferentes manifestações colocadas sob a rubrica geral de texto literário. (PCN, Língua Portuguesa, p.29).

Dessa maneira, podemos perceber que o trabalho com a literatura infantil vem enriquecer e criar diversas maneiras de contextualizar o trabalho em sala de aula. Quando pensamos no ato de planejar, devemos levar em consideração a necessidade da turma em geral e sempre refletir os caminhos para alcançar os objetivos almejados e dentre eles, os livros com histórias que retratam as brincadeiras, a imaginação, a fala e a vivencia da idade própria de cada um é um ideal caminho para construir um trabalho significativo.
Ao pensar em oferecer o Livro Felpo Filva de Eva Furnari, para os alunos como uma metodologia dentro de um projeto para muitas aulas seguidas, certamente vemos no mesmo muitas atividades propostas em seu contexto. Este trás diversas possibilidades para se trabalhar com todos os gêneros literários, como: carta, poesia, receitas, bula de remédios, manuais de instrução, contos de fadas, entre outros, além da exploração das imagens dentro de sua páginas ao passo que o livro vai sendo explorado.
Trabalhar com diversidades textuais amparadas por um livro de literatura infantil, como é o caso de Felpo Filva, é levar o aluno a conhecer e a conviver de maneira prazerosa, com uma linguagem rica e necessária para a construção de uma aprendizagem significativa diante da Língua Portuguesa e também para a formação de leitor, escritor e conhecedor de informações riquíssimas que o livro trás em suas páginas. Podemos observar as muitas formas de se trabalhar com esse livro conforme as orientações contidas no Projeto de Leitura de Maria José de Nóbrega, com metodologias encontradas no livro Felpo Filva:
Procuramos evidenciar outros aspectos que vão além da trama narrativa: os temas e a perspectiva com que são abordados, certos recursos expressivos usados pelo autor. A partir deles, o professor poderá identificar que conteúdos das diferentes áreas do conhecimento poderão ser explorados, que temas poderão ser discutidos, que recursos linguísticos poderão ser explorados para ampliar a competência leitora e escritora do aluno. (NÓBREGA, Maria José, p.4)

Assim, a Escola Julieta Vilela Velozo, desenvolverá o Projeto “Almanaque do Felpo Filva”, com o intuito de levar informações e conhecimentos relevantes na formação de leitores e escritores, onde os alunos terão o contato com diversos gêneros literários, resultando em atividades e produções dentro de um mesmo contexto, ou seja, tendo como eixo principal esse livro com inúmeras atividades de leituras e produções que estão presentes em suas páginas. Vemos ainda, que o público alvo os quais estão planejados dentro desse projeto, terão muito a enriquecer seus conhecimentos enquanto alunos e juntos as professoras envolvidas serão contempladas igualmente.

4- OBJETIVOS:

4.1 Objetivo geral:

8 Desenvolver a capacitada de produção e interpretação dos alunos através de diversos gêneros literários apresentados no Livro Felpo Filva de Eva Furnari.


4.2 Objetivos específicos:

8Identificar diversos gêneros literários dentro do livro de Felpo Filva;

8Conhecer sobre a autora Eva Furnari e algumas de suas obras literárias;

8Demonstrar e descrever as características dos personagens dentro das imagens contidas na obra;

8Construir atividades referentes ao livro Felpo Filva, com os gêneros de receitas, música, manual de instrução, desenhos, poemas;

8Ilustrar os textos trabalhados e interpretados;

8Produzir um almanaque através das atividades realizadas;

8Verificar o conhecimento adquirido diante de todos os passos do projeto.


5 - Metodologia

8Realização da leitura do livro Felpo Filva de Eva Furnari para todos os alunos envolvidos no projeto, com exploração da capa e das ilustrações contidas dentro do mesmo;

8Apresentação de um slide com informações sobre a autora Eva Furnari e alguns de seus livros, com alguns de seus personagens ilustres, como o da Bruxinha Atrapalhada;

8Realização de atividades com receitas pelos alunos do 1º ano, dentro do contexto dos “bolinhos de chuva” da vovó de felpo Filva. Aqui os alunos terão o contato com diversas receitas através de leituras, escritas, ilustrações e atividades práticas, fazendo suas próprias receitinhas;

8Desenvolvimento de atividades com contos de fadas pela turma do 2º ano, referendadas no trecho em que Felpo Filva, escreve uma carta para Charlô em formato do conto de fada da Rapunzel. Com essas atividades, os alunos, irão conhecer ou relembrar diversos contos de fadas existentes na literatura infantil. Irão ler interpretar, contar, dramatizar e ilustrar.

8Produção de cartas escritas pelos alunos do 4º ano e com troca de correspondências entre eles, semelhantes as cartas trocadas por Felpo e Carlô. Dessa maneira irão conhecer os elementos que formam uma carta escrita, a linguagem textual, onde também poderão responder as cartas de Charlô e de Felpo, dando outros finais para as correspondências.

8Durante o transcorrer das aulas, os alunos irão realizando atividades diversificadas para a construção do “Almanaque do Felpo Filva”;

8Produto final: Construção do almanaque chamado “Almanaque do Felpo Filva”;


6 – Recursos

6.1- Humanos:

Alunos, professoras e demais pessoas envolvidas no projeto, durante sua execução.

6.2 - Materiais:

Livro Felpo Filva, Livros Paradidáticos, livros de contos de fadas, apostilas, revistas, computador, softawers, , papéis variados, EVA, lápis grafite, pincel, lápis de cores, giz de cera, canetinhas, gravuras de revistas e livros velhos, tesoura, cola, Projetor multimídia, câmeras fotográficas, caderno, canetas, lousa, mural, entre outros.

7 - CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:


ATIVIDADES

PERÍODO – Ano 2012
Leitura do livro Felpo Filva de Eva Furnari e exploração do mesmo.

Junho
Apresentação de uma biografia com informações sobre a autora Eva Furnari e suas obras.
Junho
Realização de atividades sobre receitas, contos de fadas e cartas.
Junho, julho e agosto.
Realizando atividades diversificadas para a construção do “Almanaque do Felpo Filva”;
Agosto e setembro.
Produto final: Construção do “Almanaque do Felpo Filva”;
Setembro


8. REFERÊNCIAS:

BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental -Parâmetros Curriculares Nacionais: Lingua Portuguesa. Brasilia: MEC/SEF, 1997.


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Gestar: Literatura Infantil. Vol.07. Brasília: 2002.


FURNARI, Eva. Felpo Filva. São Paulo: Moderna, 2006
PRÓ – LETRAMENTO - Fascículo de Alfabetização, 2009.


9- Anexos -

Leitura do Livro Felpo Filva para as Crianças


Produção e Interpretação dos alunos -5º Ano




Nenhum comentário:

Postar um comentário