domingo, 19 de janeiro de 2014
Atividade 5 ano - Menino brinca de boneca
Menino brinca de boneca?
--- Largue essa boneca, menino!
Homem não brinca de boneca!!!
Quando se é criança, as pessoas costumam dizer: menino e menina são diferentes! Menino é mais esperto, mais corajoso, mais inteligente. “Forte como o papai!” Menina é mais obediente, mais sensível, mais comportada. “Boazinha como a mamãe!”
E aí, quando o menino é mais obediente, dizem logo que ele é bobão; mais sensível: mulherzinha! Mulherzinha!
--- Lá vai ela de novo jogar bola com os meninos!
--- Essa garota é estranha...
E a menina: quando é mais valente, “essa menina parece um menino! “ , mais desinibida, ‘que menina saliente!’
Muita gente fala que menino (homem) é superior, melhor que a menina (mulher). Que ele, como já vimos, é mais esperto, corajoso e inteligente. “Homem se vira em qualquer lugar!”
E a menina? “Elas são muito chatas, choram à toa. Parece manteiga derretida.”
Não é verdade. O que acontece é que as pessoas são diferentes. Assim como há pessoas altas, magras, baixas ou gordas, há aquelas que são mais espertas, corajosas, ou indefesas.
Essa diferença, preste atenção, a gente vai encontrar de pessoa para pessoas, e não por ser homem ou mulher. Não é por serem meninos, que todos vão ser iguais. Ou por serem meninas, que todas terão o mesmo jeito.
Cada um é diferente do outro. E o que devemos fazer é aceitar as pessoas do jeito que elas são.[...]
--- Senta direito!! Fecha as pernas, menina! Você já está ficando uma mocinha!!!
Desde cedo, as meninas vão aprendendo que têm que ser quietinhas e boazinhas. A se comportar como mocinhas.
“Ah! Não fica bem menina ficar correndo e pulando. Isto é coisa de menino.”
Ou então,
“Qualquer coisa, chame o seu irmão!”
--- Por que tem sempre que ter um irmão, um menino, para
tomar conta das meninas?
Você já notou que isso acontece várias vezes, mesmo que o irmão ou o menino seja menor, mais novo?
Com isso, algumas meninas vão sendo criadas como indefesas e bobinhas. E a gente sabe que não é verdade. Não é por ser menina que vai ser assim.
Você acha que as meninas são mais frágeis que os meninos?
Você conhece alguma menina que é mais esperta que muito menino?
Há alguma coisa errado nisso?
Algumas pessoas pensam que ser menina significa ser fraquinha, não saber nem brigar. Engano.
Existe muita menina valente e brigona - e ela não deixa de ser menina por isso. Assim como muitos meninos se defendem, brigando, muitas meninas têm que se defender.
Agora, melhor seria se as pessoas pudessem se entender conversando, sem precisar brigar, se atracar, não é mesmo?
É verdade que a maioria das meninas prefere brincadeiras mais calmas, com bonecas, danças e jogos. É verdade, também, que a maioria dos meninos prefere brincadeiras mais movimentadas, mais brutas. O que não é verdade é que todas as meninas têm que brincar só disso e que todos os meninos têm que brincar só de luta e jogo de bola.
Por que se incentivam brincadeiras de briga entre os meninos e, quando entram as meninas, passa a ser brincadeira “sem modos”?
Qual a diferença entre briga e competição?
Muita gente fica falando: “menino não brinca de boneca!”
Mas de boneco tipo He-man, Rambo, Thundercats, pode. Já notaram?
Marcos Ribeiro
ATIVIDADES!
1- Separe as diferenças entre meninos e meninas apontadas nos dois primeiros parágrafos do texto.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Segundo o texto, o que acontece quando o menino ou a menina foge do padrão de comportamento destacado na questão anterior?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3- Numere os parágrafos.
4- A partir do 12º parágrafo do texto há uma série de ordens que são dadas às meninas:
a- Localize no texto algumas dessas ordens e reescreva-as.
b- Qual terá sido a intenção do autor ao escrever essas frases?
c- No final do texto, de que maneira se mostra que menino também brinca de boneca?05- Em que gênero textual se enquadra o texto lido?
A - ( ) Propaganda
B - ( ) Artigo de opinião.
C - ( ) Fábula.
E - ( ) Anúncio publicitário.
06- Qual a finalidade deste gênero textual?
A -( ) Incentivar os leitores a adquirirem um determinado produto.
B -( ) Orientar os leitores a adquirirem um determinado produto.
C -( ) Contar ao leitor uma história inventada pelo autor.
D - ( ) Discutir um tema, argumentar, defender uma opinião sobre ele.
07- Onde este gênero textual pode ser encontrado?
A -( ) Em revistas, jornais, livros didáticos, etc.
B - ( ) Em capas de CD e DVD.
C - ( ) Em enciclopédias e dicionários.
D - ( ) Na internet e nos dicionários.
08- A que público alvo se destina o texto lido?
A - ( ) Adulto
B - ( ) Idoso
C -( ) Infantil
D - ( ) Escolar.
09- Texto narrativo é aquele que conta uma história ou narra uma ação, um acontecimento. Já o texto argumentativo é aquele que discute ideias, argumenta, tentando convencer o leitor a respeito do que está sendo dito.
A - De que assunto trata o texto “Menino brinca de boneca”? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________B - O objetivo principal do texto é narrar uma história ou argumentar sobre o assunto? Explique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário