De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), as mulheres mais jovens são as que têm maior dificuldade em pechinchar, pois acham que o ato indica falta de dinheiro. Independentemente do sexo ou idade, ser um comprador “sem vergonha”, que não tem medo de pedir desconto, é a melhor coisa para a saúde do bolso… É preciso pechinchar em qualquer situação. Conforme ensinam os especialistas, quem está na posição de comprador precisa saber que o item mais escasso no mercado atualmente é o dinheiro. Desta maneira, o consumidor que está com ele na mão possui o maior poder de barganha numa negociação, e não o vendedor. Além disso, na maioria esmagadora das vezes, as lojas estão dispostas a vender suas mercadorias por um preço menor do que o anunciado. Também é importante lembrar que os valores anunciados costumam embutir alguma “gordura”, justamente para que as lojas possam reduzi-los, caso os clientes peçam desconto. E mais, é muito importante pesquisar o preço dos produtos e serviços em vários lugares antes de se fechar um negócio. Isso porque os vendedores têm metas a serem cumpridas, sendo que eles ficam mais ou menos dispostos a negociar, dependendo da situação em que se encontram suas metas. Só para se ter uma ideia da importância da pechincha, basta saber que os vendedores árabes chegam a se ofender caso o consumidor não peça descontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário