segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Seja um comprador “sem vergonha” e ganhe com isso, texto de Giovanna Rodrigues

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), as mulheres mais jovens são as que têm maior dificuldade em pechinchar, pois acham que o ato indica falta de dinheiro. Independentemente do sexo ou idade, ser um comprador “sem vergonha”, que não tem medo de pedir desconto, é a melhor coisa para a saúde do bolso… É preciso pechinchar em qualquer situação. Conforme ensinam os especialistas, quem está na posição de comprador precisa saber que o item mais escasso no mercado atualmente é o dinheiro. Desta maneira, o consumidor que está com ele na mão possui o maior poder de barganha numa negociação, e não o vendedor. Além disso, na maioria esmagadora das vezes, as lojas estão dispostas a vender suas mercadorias por um preço menor do que o anunciado. Também é importante lembrar que os valores anunciados costumam embutir alguma “gordura”, justamente para que as lojas possam reduzi-los, caso os clientes peçam desconto. E mais, é muito importante pesquisar o preço dos produtos e serviços em vários lugares antes de se fechar um negócio. Isso porque os vendedores têm metas a serem cumpridas, sendo que eles ficam mais ou menos dispostos a negociar, dependendo da situação em que se encontram suas metas. Só para se ter uma ideia da importância da pechincha, basta saber que os vendedores árabes chegam a se ofender caso o consumidor não peça descontos.

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